Engenharia 360

Pagamentos por Aproximação e Além: Descubra as Possibilidades do NFC

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023 3 min
Imagem de Freepik

Pagamentos por Aproximação e Além: Descubra as Possibilidades do NFC

por Redação 360 | 10/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

NFC significa 'Near Field Communication' ou 'Comunicação por Campo de Proximidade'. Traduzindo, seria uma tecnologia que permite a troca de dados entre dispositivos próximos. A questão-chave é que esse sistema funciona sem fio, via radiofrequência, com ondas de curto alcance - cerca de 20 centímetros. E a tecnologia tem ganhado popularidade por conta das vantagens em termos de segurança e estabilidade em comparação com tecnologias de alcance mais longo. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Como funciona a tecnologia NFC?

Antes de tudo, precisamos esclarecer que a NFC estabelece a comunicação entre dois dispositivos quando estão fisicamente próximos um do outro, com um funcionando como iniciador (initiator) e o outro como alvo (target).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia NFC
Imagem de Freepik

Para que o sistema NFC funcione, é preciso que os dispositivos estejam fisicamente próximos e, além disso, sejam compatíveis com a NFC - ativos (como smartphones e máquinas de cartão) e passivos (como cartões de crédito e etiquetas NFC) -. Só assim será possível enviar e receber dados!

Porém, vale destacar que nem todos os celulares têm NFC, sendo mais comum em modelos premium ou intermediários premium. Se você quiser confirmar essa questão no seu smartphone Android, deve primeiro acessar as configurações do dispositivo. Depois, ir em 'Conexões' ou 'Redes sem Fio e Outras'. Se tiver a tecnologia no aparelho, neste momento você verá a opção 'NFC' disponível. Já para iPhone, você pode verificar o modelo do dispositivo no site da Apple para saber se ele possui NFC.

Veja Também:

Tap to Pay no iPhone: A Revolução dos Pagamentos via Transações Digitais no Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diferença NFC e RFID

A diferença entre NFC e RFID está no alcance. A primeira tecnologia, como mencionamos antes, com cerca de 20 centímetros, com comunicação direcional. Já a segunda atingindo distâncias de até 100 metros, permitindo comunicação bidirecional.

Diferença NFC e Bluetooth

A diferença entre NFC e Bluetooth está na frequência e no alcance. A primeira tecnologia opera em frequência de 13,56 MHz´. Já a segunda opera em frequência de 2,4 GHz, podendo alcançar distâncias de até 10 metros, sendo adequado para conexões de médio alcance.

tecnologia NFC
Imagem de Freepik

Quais as aplicações da tecnologia NFC?

Neste ponto do texto, vale dizer que a taxa de transferência de dados máxima via NFC que se consegue hoje pode chegar a 1,7 Mb/s. Contudo, a maioria das aplicações limita a transferência a 424 Kb/s. Isso pode ser devido a limitações de sistemas de operação ou distância entre os dispositivos.

A NFC é uma tecnologia versátil e que pode ser usada em uma variedade de aplicações, incluindo pagamentos por aproximação, transporte público, fechaduras eletrônicas, turismo, controle de acesso, tags NFC, recarga sem fio, comércio/varejo, compartilhamento de dados e muito mais. E, em geral, não requer Internet, a não ser em algumas operações que necessitam processar transações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os principais modos de operação do NFC?

Os principais modos de operação do NFC são:

  • Emulação de cartão
  • Emulação de cartão com base em host (HCE)
  • Leitura/gravação
  • Recarga sem fio
  • Peer-to-peer
  • Emulação de cartão baseada em elemento seguro

Geralmente exige-se uma segurança implementada nas aplicações que utilizam a tecnologia. Inclusive, certos protocolos, como o SWP (Single Wire Protocol), podem ser usados para estabelecer conexões seguras entre dispositivos NFC, mas não são amplamente adotados pela indústria. Mas, sim, NFC é considerado um sistema seguro!

Observação: As transações financeiras via NFC geralmente envolvem criptografia e medidas de segurança implementadas pelos serviços de pagamento. Além disso, o curto alcance do NFC (geralmente menos de 5 centímetros) reduz o risco de transações fraudulentas a distâncias maiores.

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo