Notícias

Tap to Pay no iPhone: A Revolução dos Pagamentos via Transações Digitais no Brasil

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 14 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem divulgação Apple, via Olhar Digital

Compartilhe »

Atualmente, a tecnologia "Tap-on-phone" está impactando a indústria de pagamentos no mundo. Especialmente a empresa Apple está investindo em uma inovação, que é o "Tap to Pay no iPhone". E a boa notícia é que agora o sistema também passa a ser oferecido para o mercado brasileiro, permitindo que os comerciantes aceitem pagamentos sem contato, usando apenas seus iPhones. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Qual é a diferença entre o Tap to Pay no iPhone e o Google Tap?

Muita gente já conhece a tecnologia Google Tap e logo passou a comparar o Tap to Pay no iPhone com ela, até porque ambas aceitam pagamentos sem contato de maneira eficiente. E não podemos nos esquecer de métodos ainda mais antigos, como o Apple Pay, cartões de crédito e débito sem contato, além de outras carteiras digitais, usando apenas um iPhone e um aplicativo correspondente.

A questão é que o Tap to Pay no iPhone parece oferecer mais vantagens através de uma série de recursos adicionais para os comerciantes.

Tap to Pay no iPhone
Imagem divulgação Apple, via Olhar Digital

Vantagens do Tap to Pay no iPhone

Para começar, eles podem validar cartões de pagamento e registrar compras sem efetuar uma cobrança, o que serve para adicionar cartões ao perfil dos clientes para futuros pagamentos ou para procurar compras anteriores, facilitando a emissão de reembolsos sem a necessidade de um recibo físico.

Além disso, o sistema permite a leitura e emissão de cartões de fidelidade, descontos e pontos habilitados para NFC na Apple Wallet. Isso pode ser feito de forma independente ou simultânea às transações de pagamento, e os comerciantes podem até convidar os clientes do Apple Pay a aderirem aos programas de fidelidade durante as transações.

Então, resumindo, não há necessidade de terminais de pagamento adicionais ou hardware extras, como máquinas físicas de cartão e despesas associadas. A experiência geral é mais fácil e segura. E os dados dos clientes são mais bem protegidos, permitindo a leitura de cartões de fidelidade. Ademais, transações sendo criptografadas e processadas por meio do Secure Element, garantindo que a Apple não tenha acesso às informações sobre as compras ou a identidade dos compradores.

Integração do Tap to Pay no iPhone

Vale o esclarecimento de algumas questões. Para que houvesse a integração o Tap to Pay no iPhone, dentro de sua lista de aplicativos, foi necessária a conexão com um provedor de serviços de pagamento (PSP) compatível. Tal integração envolveu o uso da API do PSP no aplicativo e a conformidade com as Diretrizes de Interface Humana da Apple. Após a integração, o aplicativo pôde ser submetido para revisão e, uma vez aprovado, está pronto para ser ofertado aos comerciantes.

Tap to Pay no iPhone
Imagem divulgação Apple

Como os comerciantes no Brasil podem usar o Tap to Pay no iPhone?

O Tap to Pay no iPhone é, agora, a terceira em participação de mercado de smartphones no Brasil, o que sugere um contexto importante para a introdução desse recurso no país.

Então, para os comerciantes brasileiros usarem o sistema, basta apenas um iPhone e o aplicativo correspondente. É preciso validar cartões de pagamento, ler e emitir cartões de fidelidade e integrar o Tap to Pay no iPhone por meio de um provedor de serviços de pagamento (PSP) compatível.

A adoção dessa forma de pagamento está em crescimento, sendo uma tendência em ascensão em vários países. Algumas pesquisas indicam que, no primeiro trimestre de 2023, quase 50% de compras presenciais feitas em cartão no Brasil já são via pagamento sem contato, só por aproximação. Por aqui, várias empresas parceiras estão envolvidas na implementação do Tap to Pay no iPhone, incluindo a CloudWalk, Granito, Nubank, Stone e SumUp. E diferentes PSPs oferecem suporte a essa tecnologia em diferentes regiões.

A saber, o Tap to Pay no iPhone está disponível em diversos países, incluindo: além do Brasil, Estados Unidos, Taiwan, Austrália, Reino Unido e Holanda.

Então, o que achou da novidade da Apple? Certamente o Tap to Pay no iPhone é um avanço tecnológico importante no setor de pagamentos

Essa tecnologia representa um avanço importante no setor de pagamentos, à medida que os pagamentos se tornam cada vez mais digitais. Essa talvez seja a solução atual mais versátil e segura para comerciantes em várias partes do mundo.

Veja Também:


Fontes: The Brazilian Report, Apple.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO