Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que o mercado de loteamentos tem a ver com Engenharia Civil? | 360 Explica

por Cristiano Oliveira da Silva | 09/08/2021

Será que o estudante de Engenharia Civil poderá, um dia, trabalhar com loteamentos de terrenos. Sim! Veja como neste texto!

A resposta mais assertiva possível para essa pergunta do título é: tudo! Na matéria a seguir nós, do Engenharia 360, explicaremos como os diversos setores da Construção Civil interagem para transformar terrenos em loteamentos residenciais. Confira!

Como funciona esse mercado dos loteamentos?

Imagine assim: um investidor ou um grupo destes. Eles compram um terreno de grandes dimensões, em que seja possível sua repartição em lotes menores para serem vendidos para pessoas físicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

construção civil
Imagem extraída de Pixabay

Depois, uma série de estudos são realizados. Nessa etapa, por se tratar de um investimento, é necessária uma análise financeira básica, contendo índices como taxa de retorno do empreendimento, precificação das unidades visando, estimativa de payback – ou indicador de tempo de retorno de investimento.

Esses estudos por si só, fazem parte das disciplinas de formação de um engenheiro civil, nos temas relacionados a estudos mercadológicos e análise financeira de um investimento. Fazem parte! Lembrando que a fase um envolve o trabalho de Planejamento de Parcelamento de Solo desenvolvido por arquitetos urbanistas. Já as tratativas de compra e venda desses lotes só podem ser realizadas por corretores de imóveis.

construção civil
Imagem extraída de Pixabay

Então, onde entra o conhecimento dos engenheiros? Bem, no desenvolvimento de todos os Projetos Complementares que vêm a seguir!

Veja Também: Vai construir? Saiba o que levar em conta na etapa de planejamento [e evite os erros]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é feito depois do projeto de loteamento?

Em tal fase, é muito comum serem realizados os primeiros trabalhos de terraplenagem, que serão guiados por um projeto executivo de movimentação de terra. Nesse caso, dois nichos da Engenharia Civil interagem: o pessoal de projeto e o de execução.

Aliás, é boa prática que o projeto não seja de quem executa, de modo a evitar vícios e propagação de erro!

E se faz necessário um projeto básico de infraestrutura também! Geralmente esses residenciais possuem todo um sistema integrado de lazer, administração e apoio aos moradores. Tal projeto básico deverá conter, bem discriminado, detalhes sobre:

  • locação do empreendimento;
  • projeto de cercas, portões e portarias;
  • projeto de caminhos e ruas;
  • sistema de drenagem urbana;
  • sistema de coleta e tratamento de esgoto;
  • sistemas de abastecimento urbano;
  • projeto das áreas de lazer (quadras, piscinas, playground, banheiros); e
  • projeto do sistema de segurança.

Como é possível observar, há uma série de trabalhos e disciplinas de Engenharia Civil relacionados à atividade de loteamento.

construção civil
Imagem extraída de Pixabay

O mais comum é que o escritório de projetos elabore toda a documentação técnica do loteamento; uma construtora assuma o gerenciamento e a execução dos trabalhos através de subcontratados (o profissional que faz a terraplanagem difere de quem instala a rede coletora de esgoto que, por sua vez, difere de quem faz o arruamento, e assim por diante).

Etapa final

Por fim, a interface mais evidente, é aquela que se estabelece entre Arquitetura e Construção.

Os loteamentos que estamos abordando neste texto são residenciais. Para os mesmos, algumas regras de recuo e altura se fazem necessárias – parte definidas pelo código municipal e parte pelo próprio condomínio. Respeitado isso, cada morador pode construir a casa de acordo com seu Projeto de Arquitetura e suas particularidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

construção civil
Imagem extraída de Pixabay

Comentários

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

- Engenheiro Civil (Poli-USP/2003) - Pesquisador colaborador UFABC - Capacitação e disseminação de BIM - Gerente de Engenharia / BIM Manager - Projetos, Planejamento e Qualidade na empresa BEN - Bureau da Engenharia - INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana - MasterPractitioner e Coach Sistêmico - Analista Corporal - O Corpo Explica - Músico, pai e curioso por natureza