Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Vai construir? Saiba o que levar em conta na etapa de planejamento [e evite os erros]

por Simone Tagliani | 19/07/2021

Antes de construir é preciso planejar cada passo a ser dado nas diversas fases de projeto e construção de uma casa. Confira algumas dicas!

Antes de construir fundações e erguer alvenarias de casa, há uma etapa – não sei se você sabe – que é muito importante para o sucesso de uma obra. Essa é a etapa de planejamento! O Engenharia 360 traz hoje uma lista de tudo que você precisa fazer para organizar e poupar com a construção da sua futura residência. Acompanhe no texto a seguir!

#1 Busque por um bom profissional

Você não pode entregar nas mãos de um desconhecido o sonho de uma vida inteira sem que, antes, obtenha informações suficientes para sua segurança. Portanto, busque referências do profissional que pretende contratar – se puder, entre em contato com antigos clientes, faça visitações em obras concluídas, e faça todas as perguntas que desejar para o construtor. E antes da obra começar, não se esqueça de se certificar de que o profissional emitiu a ART.

planejamento obra
Imagem de Pixabay

#2 Escolha o local ideal para construir

Encontre um bom corretor de imóveis de sua confiança e peça ajuda para escolher o terreno ideal para o seu futuro imóvel. Diga, tanto para ele quanto para o seu arquiteto ou engenheiro civil, quais são os seus objetivos. Todos esses profissionais, juntos, irão lhe ajudar a compreender se as características e as metragens do lote visto batem com as proporções daquilo que você deseja construir.

Não esqueça também de consultar a prefeitura local para saber qual área pode ser edificada dentro do terreno que você cogita comprar. Veja, por exemplo, quais são as exigências quanto a recuos mínimos de frontal, as laterais, os fundos, altura máxima, o código de edificações, a lei de zoneamento do município, bem como o código de posturas e a área de proteção permanente.

planejamento obra
Imagem de Pixabay

Além disso, é preciso estar atento quanto às legislações estadual e federal relacionadas ao meio ambiente. Também se, no local, existe rede de energia, água, esgoto e gás, além de cabos telefônicos e de internet. Aliás, se não existir rede de água, por exemplo, o abastecimento deverá ocorrer por meio de uma cisterna ou poço. E não ignore a insolação do terreno; isso é fundamental para se ter o sol como aliado para uma moradia saudável! Bem, mas não se preocupe, estas são respostas que o seu projetista poderá lhe dar!

#3 Monte um cronograma financeiro

Depois que você decidir qual terreno deseja comprar e fizer a aquisição da propriedade para construir, o seu arquiteto ou engenheiro já pode tratar do projeto preliminar para entender como será a edificação – método construtivo, acabamentos e mais. Com essas informações, já é possível montar um orçamento prévio e um possível cronograma de todas as etapas seguintes – de projeto, aprovação, compra de materiais, contratação de mão de obra, e execução.

Com esse programa bem detalhado será mais fácil estabelecer prazos e cobra-los! E prepare-se para custos extras, como limpeza de terreno e levantamento topográfico!

planejamento obra
Imagem de Pixabay

#4 Acompanhe o andamento da obra

É fundamental que o arquiteto ou engenheiro civil se responsabilize e acompanhe o andar do projeto desde a aprovação da prefeitura até a entrega da chave. Mesmo assim, você também deve ficar atento ao andamento das etapas. Nunca é demais buscar conhecer os materiais e processos que foram sugeridos para a execução da obra. Não tente fazer economias bestas como evitar contratar especialistas em estrutura, elétrica, hidráulica e mais. E exija que todos os tratamentos sejam realizados e que desperdícios sejam evitados – ações como estas devem impactar no orçamento final daquilo que vai construir!

planejamento obra
Imagem de Pixabay

#5 Armazene os materiais adequadamente

Para evitar gastos indevidos, evite comprar de uma vez todos os materiais, sempre levando em consideração o que é previsto no calendário de obra. Itens como areia, madeira e tijolos devem ser armazenados adequadamente. Do mesmo modo o cimento; esteja atento ao seu prazo de validade. Planejar a execução para uma época sem chuvas pode favorecer seus planos para que não haja atrasos!

Quanto menos desperdício e mais reaproveitamento mais sustentável será a sua construção de moradia! E se quiser ainda ser mais eco-friendly, peça para o seu projetista que elabore um plano de uso de materiais reciclados ou feitos com selo verde, mais a captação da água da chuva e geração de energia por placas solares! Garantir a iluminação e ventilação natural para reduzir custos com energia elétrica e regular a temperatura da residência também é uma excelente ideia!

planejamento obra
Imagem de Pixabay

#6 Tenha um plano para a área externa da casa

O paisagismo é como a moldura da arquitetura residencial. Não deixe o seu terreno apenas com entulhos pós-obra. Reserve uma quantia das suas finanças para a compra de espécies adequadas para o clima local. E coloque no seu cronograma também o momento de pôr em prática a etapa de jardinagem. Assim, a sua residência ficará ainda mais bonita e parecida com aquilo que você sempre sonhou em ter! Por último, basta pegar as chaves e ser feliz!

planejamento obra
Imagem de Pixabay

Veja Também: O que é (e como fazer) um Levantamento Arquitetônico? | 360 Explica

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.