Engenharia 360

Brasil e a Era do Combustível Sustentável na Aviação: O Potencial do SAF

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/12/2023 3 min
Imagem de vwalakte em Freepik

Brasil e a Era do Combustível Sustentável na Aviação: O Potencial do SAF

por Redação 360 | 06/12/2023
Imagem de vwalakte em Freepik
Engenharia 360

No final de 2023, líderes de diferentes nações ao redor do mundo se reuniram na COP 28 para discutir mais uma vez ações para minimizar os impactos sobre a natureza e frear as mudanças climáticas. Um dos temas debatidos na ocasião foi o SAF, Combustível Sustentável de Aviação. Para alguns especialistas, ele representa um marco na trajetória da aviação, rumo a um futuro mais ecológico. No momento, a economia brasileira mira em investimentos para a sua produção, explorando matérias-primas locais. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Combustíveis Sustentáveis - SAF
Imagem reprodução Airbus via AEROIN

Quais são os benefícios ambientais e econômicos do uso do SAF na aviação?

O diferencial do Combustível Sustentável de Aviação é mesmo ser mais sustentável e bem alinhado com a preservação ambiental. Vale lembrar que estamos em um momento muito delicado e crítico de nossa história, em que precisamos reduzir drastiamente e de forma urgente as emissões de CO2 e poluentes. Em comparação, o SAF pode reduzir até 90% das emissões de CO2 em comparação com o querosene de aviação convencional. Além disso, ele pode diminuir outras emissões prejudiciais ao planeta, como enxofre e partículas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O uso desse combustível sustentável na aviação constribui para que setor dependa menos de fontes fósseis. Além do mais, a implementação do SAF não exige grandes modificações como de motores - sendo compatível com as aeronaves atuais -, tornando sua transição mais acessível e rápida para a aviação.

Combustíveis Sustentáveis - SAF
Imagem Infográfico Qantas Airways reproduzida de Ricardo Silva em LinkedIn

Quais são os desafios enfrentados na produção em larga escala e adoção do SAF?

O Combustível Sustentável de Aviação é derivado de fontes renováveis, como biomassa, biocombustíveis e óleo de cozinha usado. Ele é, portanto, a melhor alternativa hoje ao querosene.

Em verdade, toda produção da indústria global leva antes em consideração os fatores econômicos. E justamente esse é o maior desafio para a produção do Combustível Sustentável de Aviação. A saber, seu custo é duas a quatro vezes mais do que o querosene convencional.

Combustíveis Sustentáveis - SAF
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Outra questão que pesa nessa equação é o cenário atual para a adoção em larga escala. Falta interessados em investir, e regulamentações adequadas. Mesmo assim, já existem rotas de produção estabelecidas; a HEFA é a mais comum, outras incluem FT-SPK e ATJ. E onde fica o Brasil nessa história? Bem, nosso país tem potencial como produtor de SAF, utilizando matérias-primas como cana-de-açúcar, óleos e resíduos agrícolas. O que nos falta é, realmente, mais investimentos.

Veja Também: Avião da Virgin Atlantic voa de Londres a Nova York usando óleo de cozinha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são as perspectivas e metas globais para o uso do SAF na aviação?

A KLM e outras companhias aéreas estão incorporando o Combustível Sustentável de Aviação em suas operações através de misturas com querosene de aviação, priorizando certificações como RSB e ISCC. A meta global é aumentar o uso de SAF para reduzir as emissões de CO2, visando substituir até 10% do querosene até 2030. No Brasil, empresas como Raízen estão contribuindo com pesquisas e certificações para impulsionar o mercado.

Veja Também:


Fontes: G1.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo