Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Será que surgirão novas tecnologias por conta do Metaverso?

por Redação 360 | 04/05/2022

O mundo já passa constantemente por várias mudanças. Mas certamente as novas tecnologias e a inovação digital devem forçar um salto nessa evolução – incluindo de modelos de trabalho. Não seria diferente, óbvio, dentro do setor da construção civil. Inclusive, o conceito do Metaverso deve ser visto como uma solução para o aprimoramento das simulações digitais, permitindo que o mundo real e os meios virtuais se complementam de forma ainda mais impressionante. Com isso, a transformação prevista para o mercado nos próximos anos deve ser notável, sobretudo na apresentação de lançamentos através de feiras virtuais.

metaverso engenharia
Imagem reproduzida de JournalTime

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já vivemos o mundo do Metaverso?

Na verdade, não muito. Ainda estamos bem distantes de dominar e aproveitar, ao máximo, essa nova tecnologia de realidade virtual. Pelo menos no Brasil, não se viu efeitos reais e práticos no mercado. Contudo, só de saber que muitas empresas têm se interessado e investido em soluções como de terrenos virtuais na nuvem e metodologia BIM já dá uma esperança, inclusive para o crescimento dos empreendimentos de construção civil.

São outras tecnologias que devem chegar nesta quarta revolução da indústria digital: internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, data science, big data, machine learning, dentre outras.

metaverso engenharia
Imagem reproduzida de DOX Planejamento Gestão

Agora, vamos focar especialmente nessa questão do Metaverso. O que deve mudar?

1. Projetos mais modernos e sustentáveis

Sim, porque, se conseguirmos modelar melhor, simular com mais precisão e visualizar isso em realidade virtual, poderemos prever problemas, antecipar ocorrências, e lançar soluções com maior eficiência sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

metaverso engenharia
Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil

2. Novas oportunidades de carreira

Isso tanto para Engenharia – incluindo Civil, de Petróleo, Automotiva e mais – como para outras áreas distintas do mercado global – a exemplo da gestão financeira -, em empresas ou instituições de ensino, no setor público ou privado. Nesse cenário, deve se destacar aqueles trabalhadores que se esforçam a irem atrás de cursos de atualização, atentos ao que é novo – desde elaboração de projetos, orçamentos e laudos técnicos -, e entender que realizar cursos técnicos ou de graduação não é o fim. Por fim, o salário deve ser compatível com essa demanda versus as especializações de cada profissional.

Nesta nova fase de avanço das tecnologias, é fundamental que você, engenheiro, pense em formas de estimular seu perfil empreendedor e equilibrar suas hard skills (habilidades técnicas profissionais) com as suas soft skills (habilidades sociocomportamentais)!

metaverso engenharia
Imagem reproduzida de iMasters

Fique atento, pois já existem vários cursos disponíveis no mercado que acompanham ou até mesmo antecipam as principais tendências do setor das engenharias! Quer um exemplo? Conhece o PROJETE FÁCIL {BIM} REVIT + ENSPACE, realizado pelo Engenharia 360 em parceria com o site AArquiteta? Confira todas as informações neste link e no vídeo a seguir!


Fontes: Revista News.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.