Engenharia 360

Será que o Metaverso vai chegar também na Construção Civil? Descubra!

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 30/12/2021 | Atualizado em 23/07/2022 3 min

Será que o Metaverso vai chegar também na Construção Civil? Descubra!

por Simone Tagliani | 30/12/2021 | Atualizado em 23/07/2022
Engenharia 360

Está na boca do povo! O Metaverso é, neste momento, tema de muitas conversas. Isso vem acontecendo desde que o Facebook, cuja empresa gestora agora se chama Meta, vem anunciando o investimento nesta tecnologia. Mas será que esta grande mudança será apenas para a economia digital? Ou será que veremos isso alterando também as relações comerciais no mundo “real”? Por exemplo, na construção civil?

Sim, quem trabalha com arquitetura, engenharia civil e áreas afins também deve se preparar para o futuro, pois a revolução deve ser total, com diversos desdobramentos! A Pandemia, em parte, é uma causadora dessa aceleração de processo. Transações que antes eram feitas de maneira presencial, passaram a acontecer inteiramente no âmbito digital, criando oportunidades e desafios para todos os setores. E é claro que a construção civil não poderia ficar fora disso. Saiba mais no texto a seguir!

construção civil
Imagem reproduzida de Money Times

Antes, o que é Metaverso?

Algumas pessoas têm dificuldade de entender o Metaverso. Bem, isso é normal! Pode-se dizer que é uma espécie de universo virtual. Pesquisadores dizem que é o próximo passo da internet, que permitirá novos modelos de interação, de forma muito mais imersiva, sem dúvidas. Ou seja, poderemos conversar, trabalhar, e até interagir com os nossos familiares e amigos, mas sem nem mesmo sair de casa. E quando que poderíamos pensar em algo assim, a menos que fosse em uma história de ficção científica? E ainda parece que esse universo digital deve chegar a outros setores.

construção civil
Imagem reproduzida de Mercado e Consumo

Confira: Engenharia Civil – O que é e para que serve?

Como o Metaverso chegará na construção civil?

Ponte entre mundo físico e virtual

Bem, o setor da construção civil também está sempre antenado nas novas tendências tecnológicas. O Omniverso, obviamente, é uma delas! Ou seja, uma plataforma aberta, desenvolvida para colaboração virtual e simulação fisicamente precisa em tempo real. Neste caso, arquitetos, engenheiros, designers, outros criadores e pesquisadores poderão conectar as principais ferramentas de design, ativos e projetos para colaborar e iterar em um espaço virtual compartilhado. 

Não é de se estranhar! Hoje, nós já temos à disposição o BIM. Pois o Metaverso iria proporcionar o uso de todo o potencial do BIM! Arquivos de softwares que podem ser constantemente alimentados com informações para simular comportamentos reais de forma digital. Isso vai muito, mas muito além dos modelos 3D tradicionais utilizados pela maioria das empresas hoje. É quase como fazer uma ponte entre o mundo físico e o virtual!

Com o Metaverso, será muito mais fácil medir indicadores específicos da saúde e performance de uma construção, possivelmente evitando erros e retrabalhos na hora de transformar um projeto em realidade. 

construção civil
Imagem reproduzida de Frazillio

Novos negócios e investimentos financeiros

Imaginar propor grandes decisões envolvendo finanças. As pessoas se assustam! Mas se conseguimos mostrar aos clientes algo que eles não podem imaginar, a chance de fechar um negócio na área da construção civil aumenta substancialmente! E com o Metaverso arquitetos e engenheiros passariam a oferecer soluções de forma a atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, superando barreiras geográficas. Por exemplo, experiências em museus, teatros, cinemas, escolas e mais; ou ainda modelos de loteamentos, novos padrões de texturas, desenhos de móveis, e além. E esses designs poderiam ter base na tecnologia NFT também. Aliás, uma grande tendência no mundo da criptografia são os investimentos em ‘imóveis virtuais’.

Projetos mais inclusivos e responsáveis

O Metaverso pode, como nada igual, ajudar a tornar a unir culturas. Também representa e, de certo modo, “materializa” uma variedade de desejos que não seriam possíveis no mundo real. Ou ainda deixar as pessoas experimentarem estilos de vida que não podem ter naquele momento exato que usufruem da tecnologia. Por fim, pode ajudar na criação de projetos mais inclusivos e responsáveis. As possibilidades são infinitas!

Saiba mais sobre o impacto do Metaverso na construção civil assistindo ao vídeo a seguir!

Se você estuda ou trabalha na área da construção civil, precisa se manter atualizado com relação às próximas novidades e tendências desse novo mundo digital para conseguir sair na frente da concorrência. Pense nisso!


Fontes: Veja Obra, Frazillio.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo