Engenharia 360

Nova bateria de CO2 é revolucionária e você precisa conhecer

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/10/2022 | Atualizado em 23/10/2022 3 min

Nova bateria de CO2 é revolucionária e você precisa conhecer

por Redação 360 | 21/10/2022 | Atualizado em 23/10/2022
Engenharia 360

Sabia que eu e você temos um vilão terrível em comum? É dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico! Ele é considerado como um responsável pelo aquecimento global. Agora, quem diria, conforme a Energy Dome, o mesmo também pode ser utilizado para promover a transição energética, contribuindo para a conquista da neutralidade carbônica.

A empresa está trabalhando, neste momento, na criação de uma bateria de CO2. Sim, é isso mesmo que você leu, bateria de CO2! Traduzindo, a mesma serviria para armazenar energia usando dióxido de carbono. E a promessa é de que a tecnologia possa ser implementada rapidamente em qualquer lugar do planeta. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bateria de CO2
Imagem reproduzida de Portal Ekko Green

Veja Também: Conheça a nova bateria para carros elétricos, recarga em apenas 10 minutos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para que serviria esta bateria de CO2?

É preciso destacar que esta bateria de CO2 não pode ser comparada a baterias de celular ou de carro. Seu desenvolvimento é pensado para parques eólicos e parques solares, dentre outros cenários nesta mesma linha. Inclusive, os pesquisadores acreditam que o primeiro modelo possa já estar disponível em 2024. E o benefício maior, em escala global, será tornar a energia renovável mais econômica, sem acarretar prejuízo ao local onde é instalada, garantem os responsáveis por sua pesquisa.

O lançamento da ideia, por parte da Energy Dome, aconteceu em 2022, na Itália. E recentemente a empresa anunciou parceria com a Ørsted, uma empresa de energia renovável, que deve ajudar na investigação da instalação desta bateria de CO2 com capacidade de armazenamento de 20 MW/200 MWh em um dos parques renováveis da parceira.

bateria de CO2
Imagem reproduzida de Electrek

E como ela deve funcionar?

A Energy Dome explica que esta bateria teria natureza expansiva. Ela seria composta de vários componentes, incluindo cúpula e recipientes para armazenamento de dióxido de carbono (CO2). O gás deve ficar se movendo dentro da estrutura, passando de estado gasoso para líquido, atraindo energia da rede; e depois vice-versa, fornecendo energia para a rede. Esse processo é, então, repetido continuamente, sempre que necessário; e isso é feito sob pressão, mantendo-se à temperatura ambiente.

Detalhe: é a versão líquida do CO2 que seria usada para armazenar a energia, quando a mesma não for requisitada.

bateria de CO2
Imagem reproduzida de motor.es
bateria de CO2
Imagem reproduzida de Energy CuE
bateria de CO2
Imagem reproduzida de El Periódico de la Energía

Eis as vantagens apontadas por esta tecnologia:

  • projeto muito simples;
  • componentes para construção bastante acessíveis;
  • implementação rápida do sistema;
  • e capacidade de armazenamento de energia a baixo custo.

Veja Também: Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo