Engenharia 360

Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 21/09/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
The batteries successfully powered a flexible display system equipped with a microcontroller and Bluetooth modules. Here too the battery performed better than commercially available Li coin cells. Credit: University of California San Diego

Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol

por Rafael Panteri | 21/09/2022 | Atualizado em 27/01/2023
The batteries successfully powered a flexible display system equipped with a microcontroller and Bluetooth modules. Here too the battery performed better than commercially available Li coin cells. Credit: University of California San Diego
Engenharia 360

Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma bateria renovável que seria capaz de completar 100% de sua carga em questão de segundos. A tecnologia ainda é um protótipo, mas os primeiros testes superaram as expectativas dos pesquisadores.

Conhecendo a nova tecnologia de bateria renovável

A bateria em questão, trata-se de um sistema de painéis solares de perovskita (módulos de grafeno), conectado ao banco de baterias de íons de zinco – modelo que recentemente empatou com as baterias de íons de lítio em termos de capacidade de armazenamento de energia. Veja na ilustração a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bateria carregamento solar
Esquema da bateria autorrecarregável é fina e flexível, ideal para aparelhos portáteis e vestíveis.[Imagem: Jinxin Bi et al. – 10.1016/j.ensm.2022.06.043] - Reprodução: ClickPetroleoeGas

Tanto a bateria de zinco (Zn-MnO2) quanto seu “carregador”, os painéis solares de perovskita, foram produzidos em camadas aplicadas por um sistema a jato de tinta e eletrodeposição – método que apresenta baixo custo. As características finais permitiram compor uma bateria de zinco com microbaterias ou supercapacitores de última geração, produzidos por métodos convencionais, ou seja, densidade volumétrica ultra-alta de 148 cm³ e densidade de potência de 55W cm³ na densidade de corrente de 400C.

bateria carregamento solar
Imagem retirada do artigo base

Características

Resumindo, esse tipo de bateria é atrativo por conta de suas propriedades de flexibilidade e resistência, além de que podem ser modeladas em pequenas espessuras. Segundo o time que desenvolveu a tecnologia, esse sistema “disponibiliza uma estratégia promissora para o uso eficiente de energia renovável e permite que a eletrônica vestível seja operada de forma contínua sem que seja necessário o carregamento plugado na rede”.

Com as suas propriedades, as novas baterias renováveis ultrafinas podem ser carregadas rapidamente a partir da energia solar. A saber, um protótipo testado levou cerca de 10 segundos para carregar 100% da bateria, gerando carga suficiente para suprir a demanda de sensores e LEDs por quase uma hora. Com o avanço dessa pesquisa, sistemas de auto carregamento capazes de disponibilizar autonomia energética tornarão os dispositivos vestíveis mais populares.

Aplicações

Segundo o professor Wei Zhang, coordenador da equipe, "as características exclusivas do sistema de carregamento ultrarrápido podem gerar extensa lista de aplicações no IoT vestíveis, eletrônicos de emergências e sistema de energia autônomos. Além disso, expandirá a percepção e a visão sobre como projetar a próxima geração de sistemas fotovoltaicos miniaturizados.".

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A eletrônica vestível, como relógios e óculos inteligentes conectados ao celular, por exemplo, é a principal beneficiada com o desenvolvimento dessas baterias. O protótipo dos cientistas pode representar uma grande evolução para os equipamentos de vestir e dispositivos IoT (Internet das Coisas), como monitoramento de saúde em tempo real.

Então, gostou da novidade? Comente na aba de comentários!

Veja Também: Bateria para duas décadas com armazenagem de energia solar


Fontes: ClickPetróleoeGas, ScienceDirect, ScitechDaily.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo