Engenharia 360

Descubra qual é o futuro da Arquitetura e Urbanismo Mundial

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 01/02/2021 | Atualizado em 03/02/2023 6 min
Imagem de Pexels em Pixabay

Descubra qual é o futuro da Arquitetura e Urbanismo Mundial

por Simone Tagliani | 01/02/2021 | Atualizado em 03/02/2023
Imagem de Pexels em Pixabay

A arquitetura não pode mais continuar sendo desenvolvida do mesmo jeito, é preciso mudar a postura, desenvolver projetos mais amigos da natureza e que ajudem na preservação da vida das próximas gerações!

Engenharia 360

A arquitetura não pode mais continuar sendo desenvolvida do mesmo jeito, é preciso mudar a postura, desenvolver projetos mais amigos da natureza e que ajudem na preservação da vida das próximas gerações!

Precisamos falar seriamente sobre a atual situação da arquitetura mundial. Em 2020, a Pandemia do coronavírus transformou completamente a visão que nós tínhamos sobre muitas situações da vida. Para várias pessoas, a transformação foi completa. Elas mudaram os seus conceitos e passaram a valorizar um tipo de consumismo diferente, muito mais consciente com as questões ambientais, engajado na sustentabilidade e com responsabilidade social.

E o que tudo isso significa? Significa que a arquitetura não poderá ser mais a mesma, focando nas mesmas questões de sempre e  colocando em primeiro lugar o status. E certamente alguns assuntos constantemente ignorados não mais poderão ficar de fora da pauta dos projetos! O mundo precisa de mais mudanças positivas e a arquitetura tem tudo a ver com isto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de Darkmoon_Art em Pixabay

Qual o papel da arquitetura nas mudanças mundiais?

Muitas pessoas não conseguem vislumbrar a importância do trabalho do arquiteto e urbanista. Porém, o que todo mundo sabe é que seres humanos precisam de abrigos para sobreviver. Com o tempo, a maioria dos povos abandonou as cavernas e passou então a erguer edifícios e grandes cidades.

No início, o impacto disso sobre a natureza não era tão expressivo. Mas hoje notamos o quanto isso tem comprometido o ambiente. Inclusive, podemos dizer que a arquitetura também fomenta o desmatamento, a poluição e muito mais coisas ruins. Isto porque, infelizmente, muitos projetistas e clientes não consideram a questão ambiental nos seus projetos. E o reflexo disso todos nós podemos ver!

Veja Também: Devastação na Amazônia poderá desencadear a próxima pandemia

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de summa em Pixabay

Agora, não quer dizer que arquitetura é inimiga mundial! Pelo contrário, a resposta para a solução de grande parte dos problemas mundiais está justamente nos estudos de arquitetônico e urbanismo. Só que muitos governos, como o brasileiro, não investem o suficiente em planejamento arquitetônico, ou mesmo em educação arquitetônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isto faz com que a população, de um modo geral, desconheça as soluções que poderiam inibir os impactos ambientais. E isso se entende até mesmo para o mundo acadêmico! Pois, se velhas técnicas, menos eficientes e mais degradadoras da natureza, continuam sendo ensinadas em sala de aula,  não podemos exigir que os novos profissionais formados façam diferente. Afinal, o bom conhecimento não lhes foi compartilhado!

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de StockSnap em Pixabay

Porém, o papel de todo profissional é ir em busca de respostas. Ao redor do mundo, pesquisadores já desenvolveram diversas técnicas revolucionárias - muitas ecológicas e sustentáveis. E qualquer uma delas pode servir de exemplo positivo para que criemos soluções para os problemas do nosso país – obviamente que sempre adaptando à nossa realidade.

Mas o ponto principal é que devemos educar a sociedade para que ela pense diferente, começando por consumir produtos e serviços mais duradouros e de menor impacto contra a natureza, garantindo a sobrevivência das próximas gerações.

Também é obrigação dos arquitetos pensarem nos problemas que vêm surgindo nos últimos anos, desde a questão do conforto ambiental ao caos urbano. Por exemplo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Estimulando mais o uso de energia limpa e de sistemas que façam o reaproveitamento da água;
  • Propondo desenhos de vias públicas que priorizem o pedestre; 
  • Planejando ambientes abertos e fechados com acessibilidade total;
  • Construindo mais áreas verdes que possam resgatar a biodiversidade das cidades e acabar com os bolsões de ar quente;
  • E também espaços compartilhados e privados que possam ser facilmente protegidos e higienizados, pensando sobretudo nas novas questões de segurança pública.

Tudo isto só para começar! A lista com certeza é mais extensa do que isto, mas é o mínimo que se precisa começar a fazer para mudar a realidade no qual nos encontramos!

Placas solares
Placas solares (imagem Pixabay)

Quais os tópicos da arquitetura que precisam ser revisados já?

Talvez fosse um exagero dizer que é preciso uma revisão completa na conduta dos arquitetos, ou pode ser a triste verdade. Muitos, com a justificativa de que precisam trabalhar por dinheiro, se vendem para ideias  que nada combinam com o seu discurso. E, de fato, 'ecologia, sustentabilidade e responsabilidade social' não se sustentam apenas no discurso! É preciso ações práticas!

Tem profissionais que afirmam que o maior inimigo da arquitetura são os clientes. Mas talvez seja obrigação da arquitetura educar estes clientes. Fazê-los enxergar a importância de uma boa arquitetura e de investir em um planejamento bem feito, mostrando a eles que realmente só com um bom planejamento arquitetônico é que obtiveram os resultados que esperam.

Veja Também: O que deve acontecer com o urbanismo das grandes cidades pós Covid-19?

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de Pexels em Pixabay

Um dos principais assuntos que precisam ser revisto na arquitetura mundial é a utilização de elementos de concreto, grande fonte de emissão de CO2. Outra questão é a utilização de matéria-prima proveniente de áreas florestais protegidas, incentivando a grilagem e o desmatamento. Também a utilização de produtos prejudiciais à saúde humana. E o descarte indevido de materiais, os quais poderiam ser mais bem reaproveitados.

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de GregReese em Pixabay

E quem pensa que estas coisas não tem nada a ver com os problemas que temos vividos hoje em dia, está enganado. Tudo que o ser humano faz está interligado a isso! E certamente não podemos esperar resultados diferentes se continuamos fazendo as coisas do mesmo modo!

Qual a proposta de conduta para os arquitetos em 2021?

Certamente, todos os profissionais trabalham porque precisam de dinheiro. E às vezes, precisam assumir uma postura que não desejam pensando na sobrevivência. Porém, sempre que possível, devemos pensar em como podemos fazer a diferença, ajudando o mundo a se tornar melhor com o nosso trabalho! Assim, se todo dia todas as pessoas fizerem o seu melhor - de forma honesta, séria e respeitosa -, não tem como as coisas darem errado!

Veja Também: Como empresas e profissionais podem enfrentar a crise trazida pela pandemia?

Arquitetura e Urbanismo Mundial
Imagem de borevina em Pixabay

Se for possível, o arquiteto deve manter este pensamento e não aceitar propostas de clientes que vão de encontro ao seus princípios, mesmo que lhe seja oferecido muito dinheiro em troca. Além do mais, se atuasse de forma ruim, ele estaria também manchando a sua imagem, denegrido uma profissão e arrastando consigo outros profissionais – que teriam as suas atividades e salários seriamente comprometidos.

Existe uma outra questão também, que é fazer coerência com aquilo que já foi desenvolvido e seguir o padrão da sua profissão. Enquanto acadêmico, o arquiteto aprende sobre vários estilos artísticos e de que forma eles podem ser melhor representados, e isto deve ser mantido! Novamente, é obrigação do arquiteto educar a sociedade sobre o que é boa arquitetura. E, por fim, compartilhar o máximo de informações com os seus colegas!

2020 nos ensinou que não há mais espaço no mundo para a ignorância humana! Precisamos mudar a nossa conduta, debater sobre certas questões, agir diferente, e pensar mais no coletivo e menos no individual!

O que você acha que podemos esperar da arquitetura e urbanismo no futuro? Comente!


Fontes: ArchDaily.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo