Cada cômodo da nossa casa é destinado a uma função; por isso, apresentam necessidades específicas, desde a resistência à umidade até outras mais. Cores de tintas e texturas de acabamentos podem transformar seu visual, proteger suas superfícies e dar mais vida a uma decoração. Mas, com tantas opções de materiais disponíveis no mercado, escolher entre um e outro pode ser um desafio ao mesmo tempo que essencial para um resultado duradouro e harmonioso.
Neste guia do Engenharia 360, compartilhamos dicas úteis sobre como escolher os tipos de tintas e acabamentos ideias para cada ambiente da casa. Confira!
Tipos de tintas disponíveis no mercado
Na hora de escolher o tipo de tinta ideal para casa, é preciso considerar não apenas a cor que combine com a decoração, mas sim a qualidade do produto, cujas características são adequadas para cada superfície e local, garantindo o melhor acabamento e durabilidade de cobertura. No mercado, existem vários tipos de tintas à venda, cada um com finalidades que performam melhor em diferentes cenários. Veja algumas sugestões:
Látex PVA
Feita à base de água, com fácil aplicação e secagem rápida. Oferece um ótimo acabamento - mas apenas fosco. É perfeita para ambientes internos secos, embora não recomende para cobrir pinturas com aspecto brilhante. Contudo, possui baixa resistência a raios solares, unidades, manchas e mais, sendo de difícil limpeza.
Acrílica
Composta de resinas acrílicas, sendo disponível nos acabamentos fosco, acetinado e semibrilho. Apresenta alta impermeabilidade e resistência, solubilidade em água e secagem rápida. Indicada especialmente para ambientes externos e áreas molhadas.
Esmalte
Dentre os tipos de tintas, é a melhor opção de todas para a pintura de superfícies de madeira e ferro (de ambientes internos ou externos), com alta resistência a intempéries e desgaste. Ela pode oferecer acabamento acetinado e brilhante. Porém, sua aplicação é bem complicada - a depender do caso, podendo surgir bolhas e descascar facilmente - e sua secagem é mais demorada, além de exalar um odor mais forte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Epóxi
Versátil, resistente (à umidade, abrasão e produtos químicos) e pode ser solúvel em água ou solventes. Oferece acabamento fosco apenas. Em compensação, é ideal para áreas úmidas, molhadas e até inundadas e com alto tráfego, incluindo piscinas e boxes.
Observação: De todos tipos de tintas citados acima, existe a versão super lavável, mais fácil de limpar e de desbotamento lento. Indicada para locais com alto tráfego de pessoas e áreas infantis. Vale pesquisar com os fabricantes!
Verniz
Produto à base de solvente ou água, incolor ou pigmentado, desenvolvido especialmente para proteção de superfícies de madeira contra água e desgaste, criando uma camada hidrorepelente e tornando-a muito mais resistente e durável. É indicado especialmente para esquadrias e deques.
Indicações de tipos de tintas para cada ambiente
- Entrada do imóvel e áreas comuns (corredores e escadas): Tinta arílica em diferentes acabamentos, inclusive em cores como verde, azul e bege, que transmitem tranquilidade e elegância.
- Sala de estar e jantar: Tinta acrílica em tons mais quentes e acolhedores, como o amarelo - talvez com uma parede em destaque com tom mais escuro, criando sensação de amplitude.
- Cozinha e banheiros: No geral, tinta epóxi, pois é formulada para superfícies como pisos e azulejos. Já para o teto, existem tipos de tintas próprias para ambientes úmidos.
- Quartos: Tinta acrílica com acabamentos fosco ou acetinado e em cores neutras nas paredes, permitindo que os demais elementos decorativos, como objetos e almofadas, adicionem vida e cor ao ambiente.
- Áreas externas: Tinta acrílica com resistência extra para fachadas e muros, em diferentes acabamentos para criar um visual único para casa.
Diferença entre opções de acabamentos
O acabamento fosco é ideal para ambientes mais discretos, pois não destaca o brilho da tinta e ajuda a esconder leves imperfeições das paredes. As tintas brilhantes realçam a textura da parede — incluindo as imperfeições — e dispensam acabamentos. Sua manutenção e limpeza são mais práticas e oferecem maior resistência à umidade, sendo uma ótima opção para banheiros, cozinhas e áreas externas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por fim, temos as tintas com acabamento acetinado, que proporcionam um leve brilho às superfícies e são muito utilizadas em paredes, portas e rodapés. Essa é uma ótima opção para ambientes utilizados com frequência, como salas, quartos, cozinhas e corredores.
Dicas essenciais para escolher a tinta ideal
- Investir sempre em tintas de qualidade, garantindo maior longevidade da pintura e menos manutenções recorrentes.
- Antes de pintar, é essencial que a parede esteja regularizada, lixada e com o acabamento perfeito, pois tintas acetinadas e brilhantes realçam imperfeições.
- Deve-se considerar ainda o clima da região na escolha da tinta.
- Tons claros ajudam a dar a impressão de ambientes mais espaçosos e combinam bem como todos os tipos de acabamentos; enquanto cores mais quentes e fortes são indicadas para espaços maiores, mas melhor evitar que sejam de acabamentos brilhantes.
- E a dica final é utilizar acabamentos discretos em paredes com cores vibrantes.
- Na dúvida, contrate um profissional qualificado para a aplicação da tinta!
Veja Também:
Fontes: NSC Total, Correio Braziliense.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.