Engenharia 360

O que são movimentos de massa e como prevê-los?

Engenharia 360
por Esther Sant'Anna
| 06/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

O que são movimentos de massa e como prevê-los?

por Esther Sant'Anna | 06/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Você sabe o que são movimentos de massa? Já ouviu falar em deslizamentos de terra? Acha que ambos possuem o mesmo significado? Tire suas dúvidas a seguir, no Engenharia 360.

Acertou quem disse que ambos são sinônimos. Movimento de massa é o nome técnico ao que é popularmente chamado de deslizamento de terra, cujas massas se deslocam devido à força de coesão ser menor do que a força de gravidade, sendo estas puxadas para baixo. As causas para a ocorrência deste fenômeno são diversas, incluindo fatores naturais e artificiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

movimentos de massa
Imagem reproduzida de Cemaden

As chuvas fortes e constantes são o principal fator natural para eventos de movimentos de massa nas cidades, enquanto os cortes e aterros inapropriados fazem parte dos fatores artificiais, ou seja, aqueles produzidos pela ação humana.

Inúmeros são os casos de deslizamentos de terra que assolam o Brasil! Um dos fatores é devido ao crescimento de moradias de baixa renda em áreas que possuem taludes – terreno em declive, aumentando as chances de ocorrências nestas áreas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam índices mais altos de movimentações de terra.

movimento de massas
Tabela reproduzida de IBGE (2019)

Ocorrências no Brasil de movimentos de massa

As chuvas que ocorreram em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 20 de março deste ano, culminaram em 250 deslizamentos de terra em apenas 24 horas em 19 pontos da cidade.

movimento de massas
Imagem reproduzida de Poder360

Vale lembrar que, em 2011, fortes chuvas na região Serrana causaram danos materiais e perda de vidas, principalmente em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

movimento de massas
Imagem reproduzida de G1 Globo

Outra ocorrência foi o corte de terrenos sem a autorização da Prefeitura, ameaçou desabar duas casas e uma rua, em Ipatinga, Minas Gerais, em janeiro de 2016. A Defesa Civil havia interditado este trecho.

movimento de massas
Imagem reproduzida de Prefeitura de Ipatinga (MG)

Fatores Condicionantes

Alguns parâmetros podem influenciar a instabilidade de um talude, como a geologia, a morfologia, a água e a vegetação locais. Cabe ao profissional avaliar a área de instabilidade considerando as características do talude e a taxa de precipitação da cidade.

assunto principal do texto engenharia360 16

Como prever os deslizamentos de terra

Existem métodos matemáticos computacionais que podem ser calculados por programas específicos de Geotecnia de acordo com as propriedades da encosta, a geometria e os tipos de solo presentes – como o Slope/w, GEO5, Plaxis e SVSlope, por exemplo.

assunto principal do texto engenharia360 17

Desta forma, o profissional capacitado pode ir à campo colher amostras de solo, testá-las em laboratório e inserir os dados obtidos no programa escolhido para analisar as condições do talude em estudo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sinais de Alerta

Os sinais de alerta para estes fenômenos incluem:

  • queda de árvores,
  • inclinação de postes,
  • movimentação de terra
  • e rachaduras em muros e paredes.

A população também deve prestar atenção às sirenes da Defesa Civil local, que estão espalhadas pela cidade, principalmente, quando ocorrerem chuvas intensas e volumosas.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a sua opinião conosco, na aba de comentários!

Veja Também: Deslizamento de terra: 6 técnicas para contenção de áreas de encostas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Cemaden, IBGE, Poder360, Prefeitura de Ipatinga.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Esther Sant'Anna

Graduada em Engenharia Civil; pós-graduada em Gestão de Projetos; e estudante de diversos assuntos nas horas vagas.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo