Engenharia 360

TCC: profissionais compartilham histórias sobre este temido momento da graduação

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/05/2022 | Atualizado em 26/05/2022 6 min

TCC: profissionais compartilham histórias sobre este temido momento da graduação

por Redação 360 | 10/05/2022 | Atualizado em 26/05/2022

O tempo vai passando e quanto mais perto do final da faculdade, mais pensamos em como será difícil o último semestre. Será mesmo que vamos conseguir realizar a última avaliação? Vamos precisar fazer mesmo um exercício tão complexo? E como escolher o tema deste trabalho? Bem, pensando nisso, resolvemos perguntar como foram as experiências dos nossos colaboradores Engenharia 360 no momento do TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso. Então, você pode ler suas histórias e quem sabe tirar delas inspirações para essa reta final da sua graduação!

Química

Começamos nossa conversa com o engenheiro Diego Rafael Santos. Ele contou o seguinte:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Na graduação de Engenharia Química da universidade que estudei, meu TCC é chamado de ‘projeto final’. No caso, nós fomos divididos em equipes de cinco pessoas e nosso projeto foi dimensionar uma planta industrial inteira – por isso, são cinco pessoas. As equipes precisam fazer uma análise de mercado, escolher local de instalação, montar o fluxograma de processo, projetar todos os equipamentos, definir layout e tudo mais que é preciso para instalar uma planta química. Como é algo complexo e muito trabalhoso, a universidade escolhe a planta que cada equipe vai dimensionar. No meu caso, projetei uma planta produtora de butadieno a partir do etanol. O aprendizado foi imenso. Foi possível ter uma visão completa dos passos envolvidos em um projeto industrial. Na época, montamos a planta em 3D no SolidWorks.”

Elétrica

Agora o testemunho do estudante Rafael Panteri Nakahara:

“Vamos lá! Como estou no quarto ano de Engenharia Elétrica, ainda não fiz meu TCC, mas já tenho um tema em mente, ligado às usinas fotovoltaicas. Atualmente estou desenvolvendo uma iniciação científica sobre esse tema e gostaria muito de levar para o TCC. Pegando o embalo, acho que daria um trabalho bacana e bem completo. Comecei a estudar esse assunto no meu estágio. Percebi que a maioria das obras de usinas fotovoltaicas apresenta alguma deficiência na parte de aterramento – muito provavelmente pela falta de normatização. Conversei com um professor da minha universidade e decidimos montar a iniciação científica com possível extensão para TCC. Espero completar essa tarefa com excelência!”

“Na minha faculdade é obrigatório fazer o TCC em grupo – pelo menos três pessoas. E o grupo é aberto. Você escolhe como quer trabalhar. A minha faculdade só tem Engenharia, Administração e Design, mas você pode mesclar com pessoal de qualquer curso. É mais comum o pessoal trabalhar com integrantes do mesmo curso, mas às vezes aparecem grupos bem diversificados.”

TCC - Trabalho de Conclusão da Faculdade
Imagem reproduzida de Tua Carreira

Construção Civil

Enfim, o testemunho do engenheiro Cristiano Oliveira da Silva:

“No início de 2002, nono semestre de Engenharia Civil, precisávamos montar um grupo com seis alunos para o TCC que iríamos apresentar a uma banca examinadora. A banca examinadora era composta por três membros. O Projeto era a ampliação de um terminal de contêineres de porto. Nosso estudo foi fazer um projeto para estimativa de investimento, budget. O mesmo era composto por basicamente duas partes: cais de atracação sobre estacas pré-moldadas de concreto e retroárea – armazenamento de contêineres, automóveis, um estacionamento gigante.”

“O que fizemos:
i) análise estrutural do cais, reforços, dimensionamento e detalhamento de fôrmas e armaduras (software Autocad, STRAP, MIX(!));
ii) modelagem do solo como apoio elástico (software ADINA) e dimensionamento do pavimento intertravado para tráfego de Reach Stackers de 45 toneladas e estocagem de até 5 linhas de contêineres;
iii) dimensionamento do sistema de drenagem da retroárea;
iv) estudo logístico – modelagem/estudo de formação de filas no sistema Anchieta-Imigrantes – impactos e programações otimizadas para chegada dos caminhões-cegonha.”

“A metodologia foi interessante, principalmente para quem é da área de projetos. No nono semestre, é apresentado o TCC I – Projeto Básico; e no último semestre, TCC II – Projeto Executivo. No TCC I, o foco era planejar as atividades e fazer as primeiras estimativas. Depois, no TCC II, concluí o estudo com material técnico suficiente para compor um estudo orçamentário.”, “Sinceramente, não me lembro se chegamos a estimar os custos. Contudo, lembro que nosso estudo foi apresentado à gestora do porto, operadora logística, e a obra aconteceu.”

TCC - Trabalho de Conclusão da Faculdade
Imagem reproduzida de Engenharia é

O sócio fundador do 360, Eduardo Mikail, também comentou rapidamente sobre o seu TCC em Engenharia Civil:

“No meu caso, optei por um tema no qual eu tinha interesse em me especializar na época. Mas, no fim, acabei não seguindo nesta área específica, que era na indústria de pré-moldados e pré-fabricados. Todavia, foi muito rica a experiência, pois visitei muitas fábricas e aprendi muito sobre os processos.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Produção

Neste momento, veja o que disse o profissional Daniel dos Santos Silva:

“A minha universidade não faz TCC. Nos últimos semestres do curso de Tecnologia de Processos de Produção, você tem um projeto de um macaco hidráulico, onde deve usinar todas as peças e montar. Só que o projeto está errado -sim, uma ‘pegadinha’. Então, você tem que descobrir o erro, resolver e fazer ele aguentar mais que 3 kg. Veja neste vídeo!

TCC - Trabalho de Conclusão da Faculdade
Imagem reproduzida de Temas Para TCC

Mecânica

O engenheiro Victor Peron contou que:

“Na minha universidade, os TCCs de Mecânica são feitos em equipe, e em nossa equipe foi de nove pessoas. O primeiro desafio de cara que enfrentamos foi definir o tema, pois tivemos liberdade para fazer literalmente qualquer coisa. Depois de muitas opções que levantamos, escolhemos fazer na área de processos de fabricação. Tentando criar uma ferramenta de estampagem feito de material polimérico – o padrão é fazer com aços especiais para esse fim. A ideia surgiu como uma possibilidade inclusive de poder criar matrizes de estamparia em impressora 3D, o que reduziria muito o custo de fabricação desses componentes e possibilitaria geometrias mais complexas.”

“O desenvolvimento do TCC era feito no decorrer do ano inteiro, com algumas prévias no meio, onde apresentamos e sofremos as arguições dos professores. Estávamos sem dúvida tentando fazer um tema com conhecimentos que fugiam bastante da Engenharia Mecânica e iam para a Engenharia de Materiais, mas seguimos e conseguimos. Criamos uma ferramenta útil capaz de estampar.”

“As principais lições que eu aprendi foram como suportar pressão, principalmente a pressão de pessoas mais gabaritadas que você no assunto – durante as prévias -; também muito sobre liderança e sobre gerenciamento de projetos.”

As dicas principais que eu daria para quem for fazer TCC são:

  • Pergunte-se quem vai se beneficiar dessa ideia. É muito mais interessante fazer uma ideia voltada para a sociedade, para o ser humano que fazer uma ideia que reduza custo em uma empresa – que foi o que fizemos.
  • Pergunte-se se você tem domínio completo sobre a área e como o conhecimento dessa área é desenvolvido. Muitas áreas da engenharia confiam em fórmulas empíricas para o desenvolvimento de sua tecnologia e, se você for mudar algo, você vai precisar fazer longos testes para validar ou corrigir as fórmulas empíricas. Por outro lado, se o conhecimento obedece a leis físicas mais claras e deduzidas, fica mais fácil e barato inovar em algo.”
TCC - Trabalho de Conclusão da Faculdade
Imagem reproduzida de Blog MBA USP Esalq

Arquitetura

Por último, mas não menos importante, Simone Tagliani, formada em Arquitetura & Urbanismo, falou do seu TCC:

“Eu escolhi desenvolver um projeto para uma casa de passagem, para abrigar pacientes atendidos no complexo hospitalar da minha cidade. Escolhi o tema primeiro pelo terreno. Mas isso me levou a conhecer um universo novo e triste para quem depende desse serviço, visitando pacientes deste serviço, visitando pacientes em tratamento, na fila de transplante e mais. Então, digo que o TCC mexeu comigo. E a dica que dou é o aluno se desprender um pouco das próprias amarras do curso nesse momento, das opiniões de colegas e professores – afinal, no último semestre já temos bastante bagagem para conduzir o trabalho com segurança. Deixar o coração lhe guiar, aproveitando o momento, pois o TCC pode ser divertido e menos estressante como dizem.”

“Por fim, só para esclarecer, preciso ressaltar que, na Arquitetura, TCC costuma ser chamado de TFG ou Trabalho Final de Graduação. Na minha instituição, o trabalho foi apresentado em um caderno resumo em tamanho A3, entregue durante a apresentação final. Também 16 pranchas tamanho A1 com todos os desenhos e detalhamentos. Mais maquete física e eletrônica da proposta.”


Veja Também:

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.