Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o Toyota 2000GT, carro japonês considerado o mais valioso em leilões

por Redação 360 | 24/03/2022

Imagina pagar 2,5 milhões de dólares por um carro – sem contar os 10% de taxa! Você pagaria? Pois saiba que este é o preço do carro Toyota-Shelby 2000GT, projeto do designer Satoru Nozaki, em casa de leilões para colecionadores na Flórida, Estados Unidos. E por quê? Porque ele é raro – produzido entre 1967 e 1971 -, e em um número bastante limitado de 351 unidades apenas.

Toyota-Shelby 2000GT
Imagem reproduzida de New Atlas
Toyota-Shelby 2000GT
Imagem reproduzida de AutoPapo

O Toyota 2000GT nas corridas

Aliás, qual o motivo do nome “Shelby”? Bem, tem a ver com o famoso piloto de corridas e fabricante, Carroll Shelby. Os primeiros Toyota-Shelby 2000GT, chassis MF10-10001, eram pintados de vermelho. Alguns foram presenteados ao próprio Shelby, que os transformou em carros de corrida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Olha que interessante, no final dos anos 60, a Toyota era conhecida por vender carros japoneses baratos. Mas o 2000GT veio para ser um esportivo mais sofisticado, com um visual meio Ferrari. Na época, era vendido a 60 mil dólares – valor corrigido -, mais caro que um Porsche e Jaguar.

Ele vinha com motor de seis cilindros, criado com ajuda da Yamaha, e com potência de 150 cavalos, fazendo de zero a 96 km/h em 10 segundos – que, para a época, era impressionante. Mesmo assim, logo foi superado pelos concorrentes, o que explica porque de não ter ficado tão popular quanto a marca desejava. Enfim, pensando no custo de produção mais a falta de demanda, não valia a pena continuar sua fabricação. Ou seja, a Toyota foi mais longe, tanto no preço quanto no prestígio, do que clientes estavam dispostos a ir!

Toyota-Shelby 2000GT
Imagem reproduzida de Behance
Toyota-Shelby 2000GT
Imagem reproduzida de Twitter

Então, o que acha do design do Toyota-Shelby 2000GT? E do seu valor de leilão? Acha justo? Escreva nos comentários!

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

Qual a diferença entre um carro híbrido e elétrico? [Review 360: Toyota Prius]

O Sistema Toyota de Produção e os princípios que mudaram a indústria


Fontes: CNN Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.