Engenharia 360

Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 24/07/2019 | Atualizado em 16/06/2022 2 min
Imagem: techcrunch.com

Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

por Larissa Fereguetti | 24/07/2019 | Atualizado em 16/06/2022
Imagem: techcrunch.com
Engenharia 360

A Toyota, fabricante de carros japonesa, colocou em teste um novo teto solar eficiente para os seus carros híbridos que contam com motor elétrico. O veículo de teste é o Prius, um carro híbrido já presente nas garagens brasileiras.

O Toyota Prius é um híbrido movido a gasolina e eletricidade. Para isso, ele possui dois motores e usa o sistema Hybrid Synergy Drive. Quando movido a gasolina, o veículo entrega 98 cavalos de potência. Já com eletricidade, são 72 cavalos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

teto solar
Imagem: theverge.com

Com o novo teto solar, o Prius terá um alcance adicional de até 44,5km por dia. Para isso, ele conta com células solares de 0,03mm de espessura que são capazes de fornecer 860 watts de potência. Além disso, elas também podem carregar o veículo enquanto ele está em movimento.

Apesar de ser uma proposta interessante, não é a primeira vez que a Toyota trabalha com painéis solares para carros. Em 2010, ela vendia painéis que poderiam ser usados para recarga da bateria auxiliar. A novidade é que os novos painéis são muito mais eficientes.

Mesmo assim, eles são a ponta do iceberg se comparados à potência de um telhado de um edifício, por exemplo, e também não é capaz de suprir toda a necessidade do veículo. É por isso que não é uma ideia assim tão revolucionária (apesar de o fato de 44,5 km serem suficientes para muitos passeios de carro). Além disso, outras empresas já têm planos semelhantes, como a Hyundai.

teto solar
Imagem: inverse.com

Os testes do Prius com teto solar nas ruas devem ser iniciados ainda este mês. No entanto, não há uma previsão sobre quando a novidade pode ser comercializada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda, a Toyota não produz veículos elétricos puros. Segundo ela, se usar sua capacidade de produção de baterias para uma grande quantidade de híbridos, é capaz de reduzir mais as emissões de carbono que se produzisse uma quantidade menor de elétricos puros. Porém, recentemente, a fabricante anunciou uma parceria com a Subaru para produzir uma plataforma de transmissão totalmente elétrica. Isso mostra que é possível que ela pode começar a produzir veículos totalmente híbridos em breve.


Fontes: The Verge; Inverse.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo