Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Crew-1: SpaceX vai enviar quatro astronautas para o espaço

por Kamila Jessie | 11/07/2020
Copiado!

SpaceX se prepara para o lançamento da primeira missão tripulada operacional da Crew Dragon, enquanto a cápsula é certificada para missões com humanos

Ainda deve estar fresco na sua memória o primeiro lançamento da SpaceX com tripulantes humanos durante o Launch America. O que vale apontar aqui é que a missão Demo-2 que os levou não foi concluída ainda, afinal, eles precisam voltar. Trata-se de um teste da cápsula Crew Dragon, visando mostrar sua capacidade de transportar humanos para o espaço e, após o retorno desses astronautas, será, de fato, realizada a primeira missão sem o “Demo” no nome, a Crew-1, levando quatro tripulantes para fora do nosso planeta.

Os astronautas pioneiros a viajar na Crew Dragon, Bob Behnken e Doug Hurley, vêm realizando tarefas vitais desde então, enquanto a cápsula permanece ancorada no módulo ISS Harmony. A Dragon é monitorada ativamente da estação de controle de missões da SpaceX e também pelos astronautas. Após a conclusão da missão Demo-2, a Dragon ganhará uma certificação de espaçonave de nível humano.

Teste de habitabilidade da Crew Dragon está incluído na Demo-2

Espera-se que os astronautas Bob e Doug retornem à Terra no início de agosto. Antes do retorno, eles realizarão um teste de habitabilidade do Crew Dragon, visando demonstrar que é possível que quatro viajantes estejam lá com conforto. Essa parte é meio questionável, vamos combinar.

Durante o teste de habitabilidade, quatro dos cinco astronautas atualmente trabalhando no laboratório em órbita vão ficar dentro da Crew Dragon por 24 horas. Além disso, também executarão procedimentos de emergência para avaliar a adequação da espaçonave e que possíveis melhorias poderão ser feitas para futuras tripulações.

Missão Crew-1

A próxima missão da SpaceX, Crew-1, enviará quatro astronautas a bordo da Crew Dragon em meados ou no final de setembro. A tripulação incluirá três astronautas da NASA (Victor Glover, Michael Hopkins e Shannon Walker) e um astronauta japonês da JAXA (Soichi Noguchi). A cápsula da missão Crew-1 está em produção e os astronautas já estão em treinamento. Sua missão será de seis meses, um período maior do que o da missão demo de Bob e Doug.

A SpaceX está comprometida em realizar seis missões tripuladas operacionais, sob um acordo de US $ 2,6 bilhões que a empresa assinou com a NASA em 2014. Por “missões operacionais”, podemos entender “missões pós-certificação”.

SpaceX sem desperdícios

Recentemente, contudo, houve uma modificação de contrato anunciada pela NASA, que exige que a SpaceX participe de treinamento conjunto adicional com equipes de busca e salvamento das forças armadas dos EUA, que seriam enviadas da Base Aérea de Patrick na Flórida e outros locais para recuperar astronautas no caso de um abortamento de emergência durante lançamento. A SpaceX, a NASA e as equipes militares de busca e resgate realizaram exercícios de treinamento conjuntos que antecederam o Crew Dragon Demo-2. Essas sessões de treinamento continuarão antes das próximas seis missões do Crew Dragon sob contrato com a NASA.

Primeiro estágio do foguete Falcon 9 recuperado em um navio zangão após lançamento da missão Crew Dragon Demo-2. Foto: SpaceX via Twitter.
Primeiro estágio do foguete Falcon 9 recuperado em um navio zangão após lançamento da missão Demo-2. Foto: SpaceX via Twitter.

Como a SpaceX é pioneira no reaproveitamento de foguetes e houve boosters de Falcon 9 utilizados até cinco vezes, em troca dos novos requisitos da NASA, a empresa conseguiu autorização para reutilizar a Crew Dragon e o primeiro estágio do Falcon 9. Isso foi permitido nas missões tripuladas da NASA a partir da Crew-2. Enquanto isso, a Crew-1, primeiro voo operacional de astronautas com a spacetech de Elon Musk, está programado para usar cápsula e foguete novos.

Qual sua opinião sobre a NASA trabalhar com empresas privadas? Conta para a gente nos comentários!

Fontes: Space. Space Flight Now. Tesmanian.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários