Engenharia 360

Inovações sustentáveis e tecnologias de ponta marcaram a feira Construsul 2024

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 17/10/2024 | Atualizado em 19/10/2024 7 min
Imagem de Engenharia 360

Inovações sustentáveis e tecnologias de ponta marcaram a feira Construsul 2024

por Simone Tagliani | 17/10/2024 | Atualizado em 19/10/2024
Imagem de Engenharia 360
Engenharia 360

Nesta semana, o Engenharia 360 esteve presente na Feira Internacional da Construção, Construsul, em Porto Alegre, para acompanhar a vigésima quinta edição do evento. Realizado no centro de eventos FIERGS na capital gaúcha, entre os dias 15 a 18 de outubro, reuniu centenas de expositores, profissionais e empresas do setor. E com o foco no futuro do Brasil, as apresentações foram voltadas não só para a reconstrução do estado, que sofreu com as enchentes em 2023 e 2024, mas na educação do consumidor, conscientizando sobre as possibilidades que as novas tecnologias oferecem.

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Veja Também: A Realidade Estendida (XR) na Construção Civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Materiais de construção

O Brasil é um dos países que mais explora o concreto na construção civil. Então, não é nenhuma surpresa que um dos maiores destaques da Construsul 2024 seja os stands de empresas que fornecem itens para obras feitas no material. Vale citar, por exemplo, a Atex, velha parceira do Engenharia 360, com suas fôrmas para pilares, fôrmas para lajes nervuradas, anuladores de nervura, e mais, prometendo redução na geração de entulhos.

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Também esteve presente na feita a JR Pronto, com seus modelos de estacas para fundação e treliças para lajes, além de telas soldadas e painéis termoacústicos. E ainda no segmento cimentício, vale citar a Micro Formas, que oferece fôrmas para pisos em concreto, pigmentos, aditivos desmoldantes e máquinas para a fabricação das peças - que, por sinal, são muito bonitas e modernas.

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Para quem deseja uma melhor experiência para construção e reforma (pensando em custo-benefício, acabamento, conforto, agilidade, organização, resistência e durabilidade), empresas como a Mundo Steel e Pinnacle LGS nos lembram que a melhor solução construtiva para o futuro é a em Steel Frame. Já a MINUBRAS aposta na madeira, oferecendo diversos conectores (como de junção, de reforço, angulares e antirrachas) para obras bem no estilo americano.

Veja Também: Construção Civil 4.0: Tecnologias que transformam o setor

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas certamente, de todos os materiais de construção que vimos na feira Construsul, o que nos chamou mais atenção foram os vergalhões de fibra de vidro da TOPFIBER, leves, resistentes à tração e duráveis. Essa é uma alternativa para substituir os vergalhões de aço, seja na construção comercial, residencial, industrial e marítima, além de pavimentações e urbanismo. Esse é um material pouco conhecido pela indústria brasileira, mas já faz parte da realidade de países de primeiro mundo.

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Equipamentos complementares

Quem trabalha no setor da elétrica, sem dúvidas deve ter ficado encantado com os kits de eletroferragens, com direito a arruelas, parafusos, braços e cruzetas da Olivo - destaque para as hastes de alta camada e hastes de aterramento padrão. Também com os itens da Tubotherm, do Grupo Dema, para a criação de pisos aquecidos com união por termofusão, usando tubos de polietieno de alta resistência.

Falando em tubos e conexões, nos surpreendeu o sistema de motorbomba da Netuno (da Aquagem) com sistema InverSmart, que permite ajuste da velocidade do motor através de aparelhos smart; outra solução da empresa é o X-Warrior, robô de limpeza de piscina com IA sem fio. Já a Fibratec ofereceu módulos para tratamentos de efluentes (como lodo ativado pré-desintrificação), reservatórios, biorreatores e biofiltros.

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Gubert Distribuidora e Z+ Distribuidora de Segurança fizeram uma amostragem de seus itens para prevenção e combate ao incêndio, incluindo porta corta-fogo, alarmes wireless, sistemas automáticos de supressão e até extintor para bateria de Lithium e agente encapsulador. E a Vonder montou na Construsul um stand fenomenal, com todo tipo de solução para obras, desde equipamentos EPI (incluindo botas de segurança) a diversos equipamentos e ferramentas, a exemplo de amperímetros digitais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Agora finalizamos este item do texto destacando os containers da Haas Construções Modulares, com soluções corporativas, incluindo instalações para escolas, refeitórios, guaritas, lojas e canteiros de obras. E, para completar, a nova tecnologia da FB PNEU de eixo universal para carrinhos de mão e as inovadoras rodas e mantas para piso da FORCE (macias e maciças, que não furam nem com pregos), feitas com resíduos de fabricação de chinelos feitos de borracha triturados e moldados com resina.

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Acabamento para obras

Alguns representantes na Construsul vendem produtos para o acabamento final das obras; destes, podemos citar as telas de excelente acabamento da LAZZAROTTO, as grades em tubos no estilo americano da PEVECERCA, as lareiras da PLC e QUATRUN (inclusive com opções para embutir em móveis planejados), e as torneiras requintadas da ECO Metais Sanitários.

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Nos chamou a atenção a linha da empresa WB-40, para proteção e reparo de edificações e veículos, incluindo lubrificantes e removedor de piche; a nova tinta metalizada da Qualyvinil (com pequenos cristais que brilham quando expostos à luz); a tinta Zero Mofo da Montana para banheiros e cozinhas; e o mais que completo catálogo da ULTRAPROTEC, com todo tipo de solução para "blindagem" de obras (estamos falando de seladores, textura flexível, impermeabilizantes, membrana butílica, tira rejunte e mais).

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Vale destacar as molduras da Mulduras Flexíveis, que são feitas de borracha sintética (EVA) e autocolantes, ideal para decorações de interiores, aderindo bem às paredes rebocadas e podendo receber todo tipo de cobertura de tinta. Tem ainda as resistentes madeiras plásticas da In Brasil (em diversas tonalidades de cor) e os brises de metal (de alumínio ou aço zincado) da Brises Brasil, ambos tendências de mercado, surgindo como opção de revestimento decorativo e protetor de obras modernas - sobretudo em zonas que sofrem com calor e maresia.

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Para completar, achamos interessante comentar sobre o novo modelo de guarda-corpo de montagem fácil Vitrum Pro, da Inotech. Essa tecnologia promete ser a evolução do guarda-corpo. A mesma pode ser instalada sobre as pedras de acabamento ou sobre a madeira. Possui diversas opções de acabamento (podendo até receber iluminação de LED), com sistema de capas de proteção e solução inteligente para drenagem da água (com escoamento em toda a extensão do guarda-corpo). Especialmente o modelo Vitrum LIGHT foi projetado para ser fixado sobre a mureta, para projetos que necessitam de vidros mais baixos.

Construsul
Imagem de Engenharia 360

Considerações finais sobre a Construsul

É claro que, neste texto, poderíamos citar muitas outras empresas presentes na Construsul 2024 de Porto Alegre, cujos produtos e serviços servem de forma notável a construção civil brasileira, como a Midea, 3M, iGUi, Atlas, CASTELLAR, INKOR, Jar Temp e LuksColor. Estiveram também no evento representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e várias outras instituições.

Construsul
Imagem de Engenharia 360
Construsul
Imagem de Engenharia 360

Diferente dos anos anteriores, esta Construsul estava mais restrita aos profissionais que realmente atuam no setor, além da imprensa. Isso permitiu que a exposição de produtos e marcas acontecesse de modo mais organizado, profissional, sem distrações. Percebe-se que a mensagem do evento não era apenas a recuperação econômica do estado, mas o crescimento do setor na região sul com foco em materiais, equipamentos e técnicas construtivas mais modernas, sustentáveis e que permitem obras mais rápidas, de melhor qualidade e com menor impacto ambiental. Uma visão de futuro cheio de esperança para todos!


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo