Engenharia 360

Mineiros descobrem ametista em forma de coração no Uruguai

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/01/2021 2 min

A ametista é comumente encontrada no Brasil e no Uruguai

Mineiros descobrem ametista em forma de coração no Uruguai

por Redação 360 | 09/01/2021

A ametista é comumente encontrada no Brasil e no Uruguai

Engenharia 360

A vida dos mineiros é mesmo repleta de surpresas, afinal, quando eles menos esperam, se deparam com alguns “presentes” da natureza. Foi exatamente isso o que aconteceu com alguns mineiros da Uruguay Minerals durante algumas escavações. Quando os trabalhadores abriram uma pedra, se derem conta de que tratava-se de uma ametista em forma de coração.

dois mineiros segurando a ametista em forma de coração no Uruguai
Foto: Marcos Lorenzelli

O caso aconteceu na fronteira do Uruguai com o Brasil e, logo em seguida depois de publicarem uma imagem da ametista de coração, a descoberta viralizou. “Estávamos abrindo a mina para trabalhar normalmente, mas a terra era difícil de trabalhar e nossos funcionários disseram: ‘Temos que encontrar algo realmente bom devido ao trabalho árduo que estamos fazendo”, explicou Marcos Lorenzelli, um dos mineiros.

zoom na ametista em forma de coração no Uruguai
Foto: Marcos Lorenzelli

Os geodos são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. Eles são comuns, mas não neste formato. A Uruguay Minerals vende pedras através do site O Novo Tesouro e pode considerar que o ano de 2021 começou bem. Não é todo dia que nos deparamos com formações naturais em formato de coração!

imagem dos dois lados da ametista em forma de coração no Uruguai
Foto: Marcos Lorenzelli

A coloração roxa da ametista é atribuída à presença de ferro, mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta. O mineral é comum, sobretudo no Brasil e Uruguai. Aqui no Brasil, as jazidas mais importantes ficam na Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estado onde já foram registrados geodos de mais de 2 metros de altura.

Fonte: My Modern Met

Parece que esses mineiros começaram bem o ano de 2021, não é mesmo?

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo