Engenharia 360

Terras raras: o que são, onde são encontradas e qual a sua importância para as engenharias?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/12/2023 4 min
Imagem de denamorado em Freepik

Terras raras: o que são, onde são encontradas e qual a sua importância para as engenharias?

por Redação 360 | 27/12/2023
Imagem de denamorado em Freepik
Engenharia 360

Já ouviu falar em terras raras? Bem, trata-se de um grupo com 17 elementos químicos, como o escândio, presentes na tabela periódica.

terras raras e a engenharia
Imagem reproduzida de ResearchGate

Os mesmos são considerados "raros" porque são encontrados apenas em concentrações baixíssimas na Terra; além disso, são muito difíceis de serem extraídos. Mas, por suas propriedades físicas e químicas únicas, seguem altamente valorizados pela engenharia, que usa essas terras raras na fabricação de uma ampla gama de produtos de tecnologia, cada vez mais importantes para a sociedade moderna. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Onde encontrar terras raras?

Antes de tudo, vale destacar que esses elementos chamados de terras raras são até que encontrados de forma bem abundante no mundo, especialmente em territórios como da China, Vietnã e Austrália. As terras raras geralmente podem ser identificadas em jazidas de monazita - mais em zonas litorâneas -, bastnaesita e xenotima - mais em zonas de atividade vulcânica.

terras raras e a engenharia
Imagem de denamorado em Freepik

Exploração de terras raras

Claro que as engenharias têm um papel fundamental na exploração, processamento e aplicação das terras raras. Porém, o processo é bastante complexo e desafiador. Tudo começa com a mineração, utilizando métodos convencionais, como lavração a céu aberto ou mineração subterrânea.

Na etapa de extração é preciso realizar a separação do composto em frações de toneladas de terra ou rocha. Depois, faz-se a remoção das impurezas, concentrando os elementos de interesse. E, por fim, os elementos de terras raras são refinados para obter a pureza necessária para as aplicações específicas.

Quais as aplicações das terras raras nas engenharias?

Vários setores da engenharia exploram as terras raras. Por exemplo, podemos citar a elétrica, mecânica, química e materiais. Aliás, esses elementos são essenciais para a fabricação de uma ampla gama de produtos. Veja alguns exemplos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imãs

As terras raras são usadas para produzir ímãs de alta potência, essenciais para a fabricação de motores elétricos, turbinas eólicas e outros dispositivos eletromagnéticos.

terras raras e a engenharia
Imagem de GarryKillian em Freepik

Baterias

As terras raras são usadas para produzir baterias de íons de lítio, essenciais para a fabricação de veículos elétricos e outros dispositivos eletrônicos portáteis.

terras raras e a engenharia
Imagem de Freepik

Veja Também:

Crise em Maceió: Entenda as Minas de Sal-Gema e o Perigo de Afundamento

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Displays

As terras raras são usadas para produzir displays de LED e LCD, essenciais para a fabricação de televisores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

terras raras e a engenharia
Imagem de Domínio público em Pxhere

Sensores

As terras raras são usadas para produzir sensores, essenciais para a fabricação de equipamentos médicos, automotivos e industriais.

terras raras e a engenharia
Imagem de stefamerpik em Freepik

Qual o futuro das terras raras no Brasil?

Agora vem a parte do texto que nos interessa! Sim, o Brasil é considerado um importante player global no setor de terras raras. Contudo, é crucial que o nosso governo promova um incentivo maior para o desenvolvimento completo da cadeia produtiva, a fim de garantir um impacto verdadeiramente positivo em nossa economia. Estamos falando no desenvolvimento de tecnologias de exploração, beneficiamento mais eficiente e construção de infraestrutura de produção.

A saber, nosso país possuí grandes reservas de terras raras - por exemplo, em regiões de Minas Gerais, Goiás e Amazonas. Além disso, no mercado nacional, há um grande interesse por parte de empresários em investir na extração desses materiais.

terras raras e a engenharia
Imagem de wirestock em Freepik

Por outro lado, precisamos de mais formação de mão-de-obra qualificada voltada para a área. Por exemplo, de engenheiros mineradores que trabalhem com métodos mais eficientes e sustentáveis; engenheiros químicos que saibam fazer um refino mais eficiente, pensando em produção de terras raras com pureza elevada; engenheiros de materiais para o desenvolvimento de novos materiais compósitos e cerâmicas reforçadas com terras raras; e engenheiros de elétrica, que também saibam usar as terras raras.

Veja Também:


Fontes: O Cafezinho.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo