Engenharia 360

Rolls-Royce faz história: Maior motor aeronáutico do mundo é ligado com sucesso

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/05/2023 | Atualizado em 02/06/2023 4 min
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via Aeroflap

Rolls-Royce faz história: Maior motor aeronáutico do mundo é ligado com sucesso

por Redação 360 | 25/05/2023 | Atualizado em 02/06/2023
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via Aeroflap
Engenharia 360

Acontecimento histórico para a Rolls-Royce! Recentemente, a empresa testou pela primeira vez em 54 anos uma arquitetura de motor totalmente nova, o motor aeronáutico UltraFan. Este é um momento significativo para a empresa, demonstrando sua busca contínua por avanços tecnológicos.

A colaboração entre o governo e a indústria da é um fator fundamental apontado pela empresa para impulsionar a descarbonização das viagens aéreas. A Rolls-Royce tem o apoio do Governo do Reino Unido, programas da UE e o estado de Brandemburgo na Alemanha. A colaboração é vista como uma força importante na busca por soluções sustentáveis e no avanço da indústria aeroespacial. Saiba no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

moto UltraFan Rolls-Royce
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via UOL

Sobre o projeto UltraFan

O UltraFan está em construção há uma década, com seu conceito revelado publicamente em 2014. Os testes do demonstrador UltraFan ocorreram no Testbed 80, a maior e mais inteligente instalação interna de testes de motores aeronáuticos.

Especialmente, o programa recebeu apoio do Governo do Reino Unido através do Aerospace Technology Institute (ATI) e Innovate UK, bem como dos programas Clean Sky da UE, LuFo e do estado de Brandemburgo na Alemanha. Além disso, a Rolls-Royce recebeu suporte da AirBP para fornecer combustível sustentável durante os testes.

Veja Também:

Motor Eluminator da Ford poderá transformar QUALQUER carro em elétrico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As melhorias oferecidas pale Rolls-Royce

O motor aeronáutico UltraFan, desenvolvido pela Rolls-Royce, oferece várias melhorias. Ele apresentam 10% a mais de eficiência em comparação ao Trent XWB, que já é considerado o motor aerodinâmico mais eficiente do mundo em serviço.

A curto prazo, tecnologias do programa UltraFan podem ser transferidas para os motores Trent existentes, proporcionando maior disponibilidade, confiabilidade e eficiência aos clientes.

Especialistas de mercado acreditam que, a longo prazo, a tecnologia escalável do UltraFan, com capacidade de empuxo entre 25.000 a 110.000 libras, tem o potencial de impulsionar novas aeronaves de fuselagem larga e estreita que são planejadas para a década de 2030.

motor aeronáutico UltraFan Rolls-Royce
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via Aeroflap
moto UltraFan Rolls-Royce
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via AEROIN

De acordo com Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce, em reportagem de AEROIN, o demonstrador UltraFan representa uma mudança radical na melhoria da eficiência dos motores aeronáuticos. Aliás, sendo atimistas, podemos acreditar que a combinação de motores de turbina a gás mais eficientes e o uso de Combustíveis de Aviação Sustentáveis são fundamentais para atingir a meta da indústria de Voo Líquido Zero até 2050.

Veja Também: Motores elétricos: conheça esta nova tecnologia de motores supereficientes que pesam apenas 30kg

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagens do motor UltraFan

Portanto, as principais melhorias oferecidas pelo motor aeronáutico UltraFan em relação ao Trent XWB são:

  • maior eficiência de combustível,
  • transferência de tecnologias para os motores Trent existentes,
  • e a capacidade de alimentar futuras aeronaves de fuselagem larga e estreita.

O CEO do Aerospace Technology Institute, Gary Elliott, também destacou na mesma repostagem de AEROIN que o avanço no desempenho do motor e a redução do impacto ambiental como conquistas importantes alcançadas pelo programa UltraFan.

Os recursos oferecidos pelo UltraFan

Os principais recursos de engenharia do demonstrador UltraFan incluem:

  • Uma nova arquitetura de núcleo chamada Advance3, combinada com o sistema de combustão enxuta ALECSys, que oferece eficiência máxima de queima de combustível e baixas emissões.
  • Pás do ventilador feitas de titânio de carbono e um invólucro composto.
  • Um projeto de engrenagem que fornece potência eficiente para motores de alto empuxo e alta taxa de desvio no futuro. A caixa de câmbio de potência alcançou uma capacidade de 64MW, um recorde na indústria aeroespacial.
moto UltraFan Rolls-Royce
Imagem reproduzida de Rolls-Royce via Aeroflap

A título de curiosidade, durante os testes do UltraFan, o combustível utilizado foi o SAF (Sustainable Aviation Fuel), derivado principalmente de matérias-primas sustentáveis ​​à base de resíduos, como óleos de cozinha usados.

As opções de curto prazo para transferir tecnologias do programa

O secretário de Negócios e Comércio do Reino Unido, Kemi Badenoch, expressa apoio à tecnologia do UltraFan, afirmando que ela ajudará na transição para um futuro mais verde para a aviação. Ele destaca que essa tecnologia atrairá mais investimentos para a indústria aeroespacial do Reino Unido, contribuindo para o crescimento econômico do país.

As opções de curto prazo para transferir tecnologias do programa UltraFan incluem a aplicação das tecnologias desenvolvidas no programa nos motores Trent existentes, visando oferecer aos clientes maior disponibilidade, confiabilidade e eficiência.

Tufan Erginbilgic chegou a dizer que o demonstrador UltraFan é um divisor de águas. Você concorda com sua afirmação? Qual a sua impressão sobre o programa da Rolls-Royce? Escreva na aba de comentários!

Veja Também:


Fontes: AEROIN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo