Portal Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Machu Picchu - A engenharia dos Incas

Engenharia 360

17/10/2013

POR Larissa Fereguetti 17/10/2013

  • Engenharia dos Incas
  • Engenharia Inca
  • engenharia inca resumo
  • Engenharia Incas
  • Incas
  • Machu Picchu
  • Machu Picchu e engenharia
  • machu picchu incas

Machu Picchu, que significa “velha montanha”, é a famosa cidade perdida dos Incas. A cidade deixa engenheiros boquiabertos. O motivo é simples: Machu Picchu foi perfeitamente projetada em um lugar que não poderia receber tamanha obra e utilizando técnicas incríveis para contornar os problemas do local. Sem dúvidas, a Engenharia dos Incas é de tirar o chapéu.

engenharia dos incas

A cidade se encontra a 2.450 m de altura sobre um cume estreito no alto dos Andes, deixando a dúvida de como as pedras subiram e como são perfeitamente talhadas de maneira que não necessite de argamassa. Tudo isso feito sem ferro, roda ou linguagem escrita. Sabe-se apenas que sistema de cálculo utilizado, chamado kipu, era baseado em cordões com nós.

As encostas íngremes eram, a partir de técnicas de terraceamento, transformadas em áreas agricultáveis. Embora tão perfeitamente construída, a cidade só foi utilizada por 100 anos (incluindo aproximadamente 50 anos de construção), quando o local, já sofrendo com doenças, foi dominado pelos espanhóis. A partir de análises de ossos encontrados os pesquisadores podem descobrir a função que alguns indivíduos cumpriam e fazer inferências importantes a respeito de Machu Picchu.

Há estimativas de que a cidade foi construída por ordens do rei Pachacuti (nome que significa “aquele que reconstrói o mundo”). Com uma visão da engenharia, construir Machu Picchu naquele local parecia quase impossível. Um grupo de engenheiros está desvendando os mistérios da construção.

A declividade do local não era o único problema que os incas enfrentaram. Machu Picchu sofre chuvas torrenciais anualmente que causam deslizamentos constantes e é um local situado entre duas falhas de terremotos. Imagine erguer uma cidade de pedra nesse local! Mas não havia só desvantagens. Situava-se ali uma fonte de água e um grande suprimento de granito para a utilização na construção.

O primeiro passo da engenharia dos incas para a construção foi apoiar as encostas das montanhas, o que foi feito construindo-se paredões de terraços. Ou seja, a construção começou na parte baixa da cidade. Mas, em que lugar ia parar a água das chuvas? Os incas também souberam driblar esse problema.

machu-picchu9-blog-da-engenharia

Engenharia dos Incas | Sistema de Drenagem

O sistema de drenagem era constituído por uma camada de solo arável seguido por areia e, posteriormente, por uma camada de cascalho e pedras maiores. A água era filtrada e descia até o solo, evitando erosões. Assim, os terraços foram construídos até o topo. No topo, também havia mais um problema: como a água escoaria em uma cidade de pedra? Com todos os movimentos friamente calculados, eles colocaram mais de cem escoadouros pela cidade durante a construção.

machu-picchu-blog-da-engenharia machu-picchu2-blog-da-engenharia

Por baixo da terra arável e do cascalho, havia uma camada lascas de granito branco, provando um sistema de drenagem subterrâneo para que a água pudesse escorrer com segurança. A água era coletada e desviada da cidade. Em contrapartida, era necessário que houvesse água para abastecer a população e os incas projetaram canais que levavam a água de nascentes a percorrer a cidade.

Os problemas contornados pela engenharia dos incas não param por aí. Como transformar granito em pedras perfeitamente moldadas como pecinhas de lego sem ferramentas adequadas? Simples: as pedras eram talhadas com outras pedras de variados tamanhos e, depois de talhadas, elas eram colocadas sobre rolos de madeira ou lama e levadas ao local de construção. Os detalhes finais para um perfeito encaixe eram feitos no local.

machu-picchu5-blog-da-engenharia

A parte mais incrível? Após 500 anos as paredes continuam firmes. E você aí revendo a utilidade de todos os cálculos e físicas que já fez ou vai fazer. A moral da história é: os incas se provaram engenheiros incríveis e não há quem duvide da inteligência deles. Parece que Machu Picchu tem tudo para deixar as cidades brasileiras planejadas no chinelo.

Referência: National Geographic

Engenharia dos Incas
Engenharia Inca
engenharia inca resumo
Engenharia Incas
Incas
Machu Picchu
Machu Picchu e engenharia
machu picchu incas

Larissa Fereguetti

Engenheira Sanitarista e Ambiental. Mestre e doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG

Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse