Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cinco livros que todo estudante de engenharia deveria ler

por Bernardo Lopes Frizero | 12/10/2016
Copiado!

Crédito: Why to Read

Crédito: Why to Read


Um engenheiro que se preze está constantemente em busca de novas informações, de formas para melhorar a produtividade e de inspirações para se manter motivado. Pensando nisso, selecionamos 5 livros que todo estudante de engenharia deveria ler ao menos uma vez.
 

+Oportunidades Disfarçadas

Descrição: “Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas. Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon.”

Créditos: Livros de Marketing

Créditos: Livros de Marketing


Esse é um dos meus livros preferidos sobre empreendedorismo e cada história inspira mais do que a anterior. O autor mostra como as situações mais adversas podem na verdade ser suas companheiras, sejam elas financeiras ou emocionais. Histórias de Bill Gates, Steve Jobs, Habib’s e tantas outras estão presentes.
 

+Perdido em Marte

Descrição: depois de uma forte tempestade de areia, a missão em Marte é interrompida e a tripulação vai embora, certa de que  astronauta Mark Watney morreu em um terrível acidente. Vivo, ele está completamente sozinho e com alimentos e mantimentos se esgotando. Para piorar, sua estação de comunicação com a Terra já não está mais disponível. Utilizando de habilidades de engenheiro e botânico mais do que criativas, ele entra em uma busca inesgotável pela  sua sobrevivência.

Crédito: Resumindo

Crédito: Resumindo


O livro impressiona pela criatividade e pensamento estratégico (qualidades mais que recomendadas a um engenheiro) que o protagonista utiliza para solucionar os problemas mais diversos e complicados em que se encontra. A obra também se encontra disponível em filme, estrelado por Matt Damon, entretanto, por ser mais detalhista, o livro acaba sendo superior.
 

+Engenheiros da Vitória – Os responsáveis pela reviravolta na segunda guerra mundial 

Contrastando com quase a totalidade das histórias contadas da Segunda Guerra Mundial, que expõem como heróis militares de alta patente e políticos envolvidos, no livro Engenheiros da Vitória, o foco e a abordagem estão em cima dos esforços daqueles que o autor intitula de ‘solucionadores de problemas’, ou seja, cientistas, engenheiros, empresários e até mesmo alguns soldados com “visão criativa” que foram responsáveis por tornar possíveis os feitos realizados.
O livro é altamente indicado, por ser uma leitura que ativa a curiosidade e criatividade de quem lê, exibindo em detalhes uma série de invenções e estratégias utilizadas em tempos de guerra para impressionar qualquer um.
 

+Introdução à Engenharia

Este livro é bem interessante para quem está pensando em cursar ou já está iniciando os primeiros semestres de uma graduação em Engenharia. O autor traz vários conceitos presentes no mundo de um engenheiro, as motivações e tipos de problemas que irão encontrar. Se você está em dúvida sobre qual carreira seguir ou sem saber se está fazendo o curso correto, recomendo fortemente.
 

+Transformando suor em ouro

Crédito: Ideias de Estilo

Crédito: Ideias de Estilo


Descrição: “Obstinado, persistente, perfeccionista e motivador, Bernardinho se tornou o maior técnico de vôlei da história do Brasil – e um dos grandes treinadores do esporte coletivo em todo o mundo. Transformando suor em ouro é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico.”
Fantástico! Um livro para quem busca inspiração e motivação para sua carreira profissional. Os relatos que ele conta fazem qualquer um se espelhar e perceber que antes de tudo, a dedicação é o principal fator que irá diferenciar os vencedores do restante.
 
Você conhece esses livros? Quais deles já leu? De tempos em tempos vamos trazer mais sugestões de leituras aqui no Blog da Engenharia e se você tiver um título para indicar, conte aqui nos comentários, afinal, conhecimento dividido é conhecimento multiplicado!
 

Veja também! 

5 livros que todo engenheiro de produção deve ler

7 livros sobre finanças para ler antes dos 30

6 publicações interessantes para engenheiros

Revistas que todo engenheiro deve ler

Copiado!

Comentários