Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 livros que todo Engenheiro de Produção deve ler [+BÔNUS]

por Engenharia 360 | 04/05/2016
Copiado!

A Engenharia de Produção tem ganhado bastante força nos últimos anos, o que tem motivado muitos estudantes a seguirem carreira para esta área da engenharia e, com isso, estimula o aumento do número de publicações específicas.
Essa crescente oferta de livros na área de Engenharia de Produção demostra que a atuação profissional está em expansão mesmo que fatores externos, como econômicos, impactem no mercado.
 

livros-engenheiros-producao-blog-da-engenharia

Imagem: Shutterstock


 
Aproveitando o tema, montamos uma seleção de 5 livros reconhecidos por profissionais da área junto com o professor Fábio Müller Guerrini, da Escola de Engenharia de São Carlos e da Universidade de São Paulo, e também autor do livro Administração para Engenheiros.
Vale a pena investir e ler!
 

1. GESTÃO DA QUALIDADE – CONCEITOS E TÉCNICAS

Luiz César Ribeiro Carpinetti Editora Atlas, 3ª Edição, 2016.

A gestão da qualidade tem por objetivo melhorar a eficiência do negócio, reduzindo os desperdícios e os custos da não qualidade nas operações de produção e melhorar as condições competitivas da empresa. Com base nessa visão, este livro aborda a gestão da qualidade em dois níveis de gestão: estratégico e operacional. O livro apresenta evolução da gestão da qualidade e sistema da qualidade, técnicas, ferramentas e métodos, desenvolvidas para a gestão da qualidade nas operações de produção, os métodos QFD, FMEA e Seis Sigma. Os métodos de gestão estratégica tratam de gestão estratégica da qualidade, medição de desempenho e benchmarking. Os conceitos e técnicas possuem exemplos de fácil compreensão. No final de cada capítulo, o leitor encontra referências bibliográficas para leitura complementar e questões para discussão.
gestao-da-qualidade-conceitos-e-tecnicas-2-ed-luiz-cesar-ribeiro-carpinetti-blog-da-engenharia
 

2. SISTEMAS DE PLANEJAMENTO & CONTROLE DE PRODUÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

5ª edição – Thomas E. Vollmann; William L. Berry; D. Clay Whybark; F. Robert Jacobs. Bookman, 2006.

Esse livro é a última versão de uma longa sucessão de edições do livro sobre planejamento e controle de produção originalmente escrito por Thomas E. Vollmann. É a principal referência para os profissionais na área de planejamento e controle de produção. Apresenta como adequar as técnicas de planejamento e controle de produção para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos em termos de produtividade, satisfação do cliente e lucratividade. Aborda o gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de demanda, planejamento de vendas e operações, planejamento de capacidade, a linha evolutiva do planejamento dos recursos empresariais (ERP), e o sistema Just in time baseado na visão da Toyota dos sistemas de planejamento e controle de produção.
SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇAO-blog-da-engenharia
 

3. GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA JORNADA EMPREENDEDORA DA PRÁTICA À TEORIA

Carlos Bremer, Kleber Espôsto, Paulo Torres, Paulo Freitas. Gen-LTC-Empreende, 2016.

Baseado em fatos reais, escrito nos moldes de outras obras que utilizam como recurso as narrativas dinâmicas, o livro foi pensado para incentivar alunos, professores e profissionais a elevar o seu conhecimento nos conceitos de Gestão da Cadeia de Suprimentos. O livro conta estórias do cotidiano do personagem Samuel, um gestor de SCM, que inspiram, integrando a prática com a teoria, e mostra que um nivelamento e aprofundamento conceitual contribuem concretamente nas soluções dos problemas. Além dos conceitos técnicos, abordam-se aspectos do comportamento humano que influenciam decisivamente os processos de mudança críticos para se alcançar melhorias significativas nas organizações e suas cadeias de suprimentos. O livro apresenta uma série de questões de discussão para incentivar reflexões e discussões sobre os temas.
GESTAO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - blog-da-engenharia
 

4. GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS: APLICAÇÃO EM PRODUTOS INOVADORES

Daniel Capaldo Amaral, Edivandro Carlos Conforto, João Luís Guilherme Benassi, Camila Araújo. Saraiva, 2011.

O livro é direcionado para profissionais que atuam na área de gerenciamento de projetos, particularmente para o desenvolvimento de produtos. Parte de um modelo referencial para a gestão ágil de projetos, identificando os atores e atividades principais, métodos e técnicas e definição de escopo. Aborda as atividades de planejamento e controle de projetos na visão tradicional e na visão ágil. Discutem-se técnicas e ferramentas para o controle com sessões de grupos, reuniões periódicas da equipe do projeto e painéis visuais para planejamento e controle das atividades. Discute a implantação e funcionalidade de sistemas de informação ágeis e os desafios para desenvolver sistemas de informação para apoio ao gerenciamento ágil de projetos inovadores.
gerenciamento-agil-de-projeto-blog-da-engenharia
 

5. LIVING SUPPLY CHAINS: ALINHAMENTO DINÂMICO DE CADEIAS DE VALOR

John Gattorna. Pearson -Prentice Hall, 2009.

Há uma percepção crescente da aplicabilidade do conceito sobre cadeia de valor para alocar recursos e visualizar as dinâmicas das preferências de compra dos clientes e o seu grau de satisfação. As cadeias de valor são abordadas como o negócio em si, enfatizando a dimensão comportamental para auxiliar o alinhamento das cadeias de valor. Apresenta e discute casos de melhores práticas, utilizando os princípios de cadeias de calor enxutas, ágeis e flexíveis. Aborda novos modelos de negócio para cadeias de valor e perspectivas futuras relacionados a pontos estratégicos críticos. O livro é direcionado para profissionais que atuam no segmento de cadeias de valor. Ressalta-se a primorosa revisão técnica da tradução do livro efetuada por professores da área.
living-supply-chains-blog-da-engenharia
 

[BÔNUS] Administração para Engenheiros: interface essencial no mundo corporativo contemporâneo

Fábio Müller Guerrini, Edmundo Escrivão Filho e Daniela Rosim. Editora Elsevier.

O livro aborda a formação e o desenvolvimento das modernas teorias administrativas e está organizado em conhecimento (texto teórico), compreensão (questões dissertativas), aplicação (exercícios), reflexão e síntese (estudos de caso). Ao final de cada capítulo, há um roteiro de atividades similar a um estudo dirigido, que permite ao leitor criar conexões entre os conteúdos.
admparaengenheiros-blog-da-engenharia
 

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários