Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Laboratório brasileiro Sirius "abre as portas" para visitação online

por Redação 360 | 25/05/2021

Recentemente, o laboratório brasileiro Sirius, celebrando o Dia internacional da Luz, possibilitou às pessoas visitarem online. Saiba+!

No último dia 17, em Campinas, São Paulo, o Laboratório Sirius abriu as suas portas para os espectadores virtuais. Sendo considerada a maior estrutura científica do Brasil, o Laboratório de Luz Síncrotron de 4ª geração é abrigado pelo CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

arquitetura da ciência
Fachada da Sírius – Imagem extraída de Nelson Kon

Na realidade, a visitação online celebra o Dia Internacional da Luz, que aconteceu no dia 16 de maio. Assim, é possível conhecer mais do novo acelerador de partículas, onde são utilizadas diferentes técnicas para a análise de materiais em escala atômica.

Acompanhe a visita virtual ao Sirius no vídeo a seguir:

Sirius em operação

Em julho de 2020, o Sirius foi protagonista dos primeiros experimentos que visavam obter imagens 3D de estruturas proteicas do Sars-cov-2. Em setembro do mesmo ano, o local também foi sede de experimentos do Instituto de Física da USP de São Carlos.

A princípio, os estudos realizados no Sirius envolviam apenas pesquisas relacionadas ao coronavírus. No entanto, depois de outubro de 2020, ele passou a aceitar outros focos de estudo.

arquitetura da ciência
Imagem extraída de
Revista Galileu – Globo
arquitetura
Interior Laboratório – Imagem extraída de Each, USP

O acelerador de partículas é também o principal projeto científico do Governo Federal. Sua utilidade é bastante ampla, trazendo avanços para pesquisas de diversos setores. Em todo o mundo, existe apenas um laboratório comparável com a potência do Sirius, que é o MAX-IV, localizado na Suécia.

E você, já conhecia o Sirius? Compartilhe esta notícia com quem possa interessar!


Fonte: G1.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.