Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

KIT inovador MOLA ensina o comportamento das estruturas

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 11/11/2016
Copiado!


Conceber um projeto de engenharia ou arquitetura demanda conhecimentos específicos para que o resultado seja o ideal. Sem dúvidas, um dos quesitos mais importantes é o estudo do comportamento das estruturas e é isso que busca um novo projeto lançado no Catarse, famosa rede de financiamento coletivo, o Mola Structural Kit 2.
Como o nome pressupõe, essa é a segunda versão a ser lançada do projeto. Em 2014, houve a captação de recursos para a criação do Mola Structural Kit, idealizado pelo arquiteto Márcio Sequeira e que superou as expectativas: R$603.064 foram arrecadados. Hoje, são mais de 4 mil desses kit espalhados pelo mundo inteiro.
Mas, afinal, o que é o Mola? É um programa que visa ensinar sobre estruturas de maneira lúdica e intuitiva. Ele é voltado tanto para estudantes, como para professores e até leigos nessa etapa, considerada uma das mais relevantes dos projetos.
mola-structural-livro-blog-da-engenharia
A criação do Mola 1 surgiu durante a pós-graduação que Márcio cursava, e que o fez perceber o quão abstrata era a abordagem das aulas sobre estruturas. Foi aí que ele imaginou algo que fosse “tátil” para prever mais compreensivamente o comportamento das sustentações arquitetônicas, e desenvolveu um produto interativo, que simula a ação das estruturas reais. Você monta as peças que vêm no kit e consegue visualizar e sentir como tudo ficará na prática.

mola-structural-estudo-blog-da-engenharia

Novidades do Mola Structural Kit 2

Depois do sucesso do primeiro Mola, agora, em 2016, o arquiteto divulga o segundo. O Mola Structural Kit 2 vai ampliar ainda mais as suas possibilidades de montagem. Esse novo conjunto é composto por 144 peças, uma base metálica e um livro/manual bilíngue (português e inglês) que promete ensinar por uma sequência de exemplos de diferentes sistemas estruturais.
mola-structural-projeto-blog-da-engenharia
Há novas peças disponíveis, que se diferem do primeiro kit, as chamadas “Ligações Contínuas” A e B (CC.A e CC.B). A “Ligação Contínua A” permite a conexão entre dois elementos distintos, fazendo com que trabalhem como um único elemento. Já a Ligação Contínua B permite que, no mesmo “nó”, seja possível simular a continuidade de elementos transversais entre si.
mola-structural-ligacoes-blog-da-engenharia
Com essas duas ligações é possível simular a continuidade de pilares, vigas contínuas, vigas de transição, grelhas, dentre outras estruturas. Parece sensacional, não?

Ah, e o melhor: os dois kits, mesmo tendo diferenças, são complementares! Você pode agregar um ao outro para criar muito mais estruturas.

mola-structural-projetos-blog-da-engenharia
De acordo com a página do produto no Catarse, uma das características mais importantes do Mola é a sua versatilidade. “Inspirados no que as pessoas têm criado com o Kit Estrutural Mola 1 e publicado na internet, nós sentimos a necessidade de aumentar ainda mais as possibilidades do modelo”, revela a empresa.
Um dessas novas possibilidades, são as barras de comprimento reguláveis, que podem ser ajustadas durante e depois da montagem da estrutura de acordo com as necessidades de seu projeto. Basta girar uma das extremidades para que a barra diminua ou aumente de comprimento.
mola-structural-barras-blog-da-engenharia

Comprovação da eficiência do Mola

Entre 2007 e 2008, o estudo e validação do Mola foi tema de dissertação de mestrado na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Após a realização de mais de 40 ensaios, testando elementos isolados, estruturas planas e espaciais, chegou-se a os resultados surpreendentes. Houve a comprovação da eficiência científica do Mola, apresentando um comportamento muito similar ao de uma estrutura real. De acordo com o site “o modelo é muito mais preciso do que se pensava”.
mola-structural-pecas-blog-da-engenharia

 
Em 2015 o Blog da Engenharia teve o prazer de entrevistar o Márcio Sequeira, idealizador do Mola! Confira:


O projeto é super interessante e conhecê-lo de perto é válido para qualquer profissional de engenharia ou arquitetura. Leia mais sobre o Mola 2 neste link do Catarse e aproveite para conferir as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento desse novo kit em massa.

Para apoiar e saber como adquirir o seu, é só clicar aqui.

 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários