Elon Musk deu muito o que falar neste mês para nós brasileiros, não é mesmo? É promessa de fábrica de automóveis elétricos perto de Manaus, de internet para a Amazônia, e além. Mas a fofoca sobre a sua visita ao nosso país ainda está rolando pela mídia. Inclusive, nessa semana, saiu a notícia de que parece que existem outros projetos que o bilionário deseja vender para o nosso governo federal. Por exemplo, o que você pensaria de internet de banda larga para passageiros de voos comerciais? Agrada-te essa ideia?
Quais os motivos que levaram Elon Musk a ter interesse em nosso mercado de aviação?
Pois bem, de fato, ao que parece, o empresário ficou interessado no nosso mercado de aviação. E essa informação partiu do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, em reportagem da Globo. Mas até que esse interesse parece lógico quando analisamos os números. Por exemplo:
- O Brasil está entre os 5 maiores mercados domésticos do mundo;
- São quase 63 milhões de passageiros voam pelo país todos os anos;
- Só em 2021, o crescimento do setor foi de 20,4% no número de passageiros, em comparação com 2020;
- A recuperação do mercado já deu, sim, bons sinais nesse início de ano;
- E as empresas brasileiras Gol, Latam e Azul, disponibilizam o serviço de wifi nas aeronaves - pago ou gratuito - e serviço de entretenimento a bordo para seus clientes durante voo.
O que seria preciso para colocar este plano de Elon Musk em prática?
Aqui no Brasil, a história funciona assim. Para oferecer internet em aviões, primeiro é preciso um consentimento do governo para a criação de um Serviço Limitado Privado. Mas esse documento é oficializado rapidamente, em até 10 dias úteis. Esse, então, seria o tempo que a Starlink precisaria para começar a operar satélites de baixa órbita - mais próximos do solo - no nosso país.
E, olha, Elon Musk já colocou em prática um plano semelhante em acordo que fez com a empresas Hawaiian Airlines. Agora, clientes da companhia têm à sua disposição um serviço gratuito de internet Starlink em voos domésticos no território americano e em voos internacionais em rotas para Oceania e Ásia.
Então, acha que isso dará certo por aqui também? Concorda com essas investidas financeiras de Musk em nosso país? Escreva sua opinião nos comentários!
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
- Starlink: entenda como grandes projetos de satélites de comunicação podem prejudicar a astronomia
- Descubra como está a dominação do espaço neste momento
- Guerra na Ucrânia: como Elon Musk reestabeleceu a internet na zona de conflito?
- Elon Musk prevê investimento bilionário para Internet por satélite
Fontes: Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.