Engenharia 360

Jovem cria telefone que funciona sem cartão SIM ou créditos, usando apenas sinais de rádio

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/04/2025 3 min
Imagem reprodução via Integrity Magazine

Jovem cria telefone que funciona sem cartão SIM ou créditos, usando apenas sinais de rádio

por Redação 360 | 10/04/2025
Imagem reprodução via Integrity Magazine
Engenharia 360

Fala se não é verdade: o brasileiro ama celular! Agora imagine viver em uma região com baixa cobertura de rede, sem dinheiro suficiente para comprar créditos telefônicos ou um cartão SIM, indispensável para muitos aparelhos modernos de comunicação. Esse era um pensamento que incomodava o jovem Simon Petrus, estudante de engenharia eletrônica da Namíbia. Isso o inspirou a desenvolver um projeto de um dispositivo capaz de realizar ligações telefônicas sem chip - e o melhor, sem créditos e sem depender de operadoras. O Engenharia 360 conta mais sobre o caso no artigo a seguir. Confira!

Conhecendo o jovem Simon Petrus

Simon Petrus é um estudante engenharia no Windhoek Vocational Training Centre - agora já graduado, ver o vídeo no final deste publicação; além do mais, é uma pessoa com espírito autodidata. Ele sempre gostou de estudar televisores e celulares quebrados; isso foi o ponto de partida para uma criação revolucionária. Recentemente, sua história ganhou destaque quando ele apresentou um projeto de telefone móvel capaz de funcionar com frequências de rádio. Foram dois anos desenvolvendo o aparelho, utilizando conhecimentos básicos de ciências e muitos testes práticos. O resultado é bastante impressionante!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

telefone que funciona sem cartão SIM
Imagem reprodução via Integrity Magazine

O que o telefone de Simon é capaz de fazer

Então, a invenção de Simon é um dispositivo incrível! Vale destacar que ele funciona não apenas como telefone, mas como rádio, TV e até carregador portátil. O protótipo foi feito com peças reaproveitadas de eletrônicos. Surpreendentemente, pode-se fazer com ele chamadas para qualquer pessoal (com dispositivo semelhante), em qualquer lugar, sem interrupções - desde que em uma área com frequência de rádio também, claro. A unidade ainda tem uma lâmpada, um ventilador e uma tomada.

Ou seja, o invento desse jovem da Namíbia é um meio de entretenimento, sistema de comunicação e suporte de emergência ou utilidade doméstica.

Destrinchando a engenharia do aparelho

O dispositivo projetado por Simon Petrus seria, se produzido em série, ideal para uso em comunidades rurais ou locais com infraestrutura limitada. Caso você seja um apaixonado por engenharia e queira entender melhor como tudo funciona, concluímos que trata-se de um amplificador de sinal, transformando torres de baixa frequência em pontos de sinal mais fortes para celulares ao redor. Isso poderia melhorar significativamente a comunicação em áreas remotas, onde a conectividade é um desafio.

Por questões de patente, não foram divulgados muitos detalhes aprofundados, mas sabe-se que tudo é baseado em princípios básicos de transmissão e recepção de sinais de rádio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Reconhecimento e prêmios

A invenção de Simon Petris conquistou o primeiro lugar em uma competição nacional de tecnologia na Namíbia. Inclusive, sua professora de ciências revelou na ocasião que vários jurados acreditaram, inicialmente, que havia um engenheiro profissional por trás da criação.

O protótipo levado à escola foi financiado pelos próprios pais do jovem (valor aproximado de US$ 2.000), com intuito de apoiar o sonho de seu filho. E é claro que, hoje, ele é uma grande inspiração para a comunidade africana, mostrando que a genialidade não está presa a laboratórios sofisticados ou grandes universidades – ela pode surgir em qualquer lugar, desde que haja curiosidade, vontade de aprender e apoio mínimo.

O lado triste dessa história é que, mesmo que o invento tenha grande potencial transformador de comunidades, sua fabricação em série é um obstáculo. Há falta de incentivo público e privado para desenvolver e escalar a criação. Simon continua buscando patrocínio, mentoria e recursos para produzir mais unidades, refinar o design e registar eventualmente a patente. Vamos torcer para que ele consiga!

Veja Também: Revolução dos chips de IA, a nova fronteira da tecnologia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Kabum, Integrity Magazine.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo