Engenharia 360

Como o planejamento do Home Office pode influenciar sua produtividade de trabalho?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/07/2022 | Atualizado em 04/08/2022 4 min

Como o planejamento do Home Office pode influenciar sua produtividade de trabalho?

por Redação 360 | 27/07/2022 | Atualizado em 04/08/2022
Engenharia 360

Será que trabalhar em casa, em Home Office, é mesmo tão bom assim? Um estudo global revelou que dentre funcionários, gerentes, líderes de RH e executivos de empresas, na casa entre 22 a 37 anos, quase 90% já tiveram um ou muito estresse somado a quadros de ansiedade no trabalho em regime híbrido. Mais da metade assumiu ter dificuldade em evitar distrações. E mais de um terço disse que não consegue manter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Olha que estamos falando de uma geração que é realmente mais entusiasmada com a ideia de realizar trabalho remoto. Porém, parece que os profissionais mais velhos, mesmo com um histórico de vida em escritórios, estão conseguindo se adaptar melhor do que se imaginava ao novo formato. E por quê? Veja no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Home Office
Imagem reproduzida de Época Negócios – Globo

A adaptação do trabalho para Home Office?

Nestes últimos anos, muitas empresas adotaram de vez o sistema de Home Office para várias profissões e cargos diferentes. A mudança foi bem repentina para alguns. E dessa lista, tem gente que está tendo uma experiência bem positiva. Mas outros, logo depois da migração, passaram a ter problemas de produtividade, principalmente por conta do local onde resolveram instalar seus mini escritórios em casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que menos de 50% dos profissionais americanos em Home Office estão trabalhando em um espaço dedicado ao seu serviço dentro de casa. Ou seja, a maioria passa a maioria do dia numa bancada do quarto ou cozinha, ou numa mesa de varanda, ou sala de jantar. E tem até quem improvise seu espaço em zonas de ateliês, hall de entrada, corredor ou em escrivaninhas dobráveis em quartos de hóspedes.

Home Office
Imagem reproduzida de Tarjab

Veja Também: Geração Z: sabia que atuar no Home Office pode comprometer a sua carreira?

Tem diferença a localização do Home Office?

Sim, certamente! Para começar, influencia não apenas a localização, como também o tamanho desse espaço – incluindo com quantas pessoas será compartilhado. Se precisamos ficar apertados, temos que acender mais luzes, se ouvirmos pessoas vendo TV ou brincando… tudo isso pode comprometer a sensação de que estamos em horário de trabalho, a concentração e consequentemente a produtividade.

Veja Também: Como fica o Home Office no Brasil com a mudança nas regras trabalhistas?

Como melhorar as condições do Home Office?

Ajuda se a zona do seu Home Office ficar bem definida dentro da planta do imóvel, com as suas fronteiras com outras áreas da casa bem destacadas. Também se ele possuir bom isolamento acústico e aquecimento – incluindo cortinas e tapetes. E sobretudo luz natural abundante. Claro que vale também objetos decorativos e uma janela para uma vista inspiradora. Veja exemplos de ideias a seguir!

Home Office
Imagem reproduzida de Casa Abril
Home Office
Imagem reproduzida de Triider

Veja Também: Videoconferências: por que o ritmo de home office pode estar afetando a sua saúde?

Home Office
Imagem reproduzida de Archtrends

Veja Também: Home office x presencial: qual o melhor modelo de trabalho?

Home Office
Imagem reproduzida de Campesatto Farina

Veja Também: Home office: será que trabalhar em casa afetaria a saúde?

Home Office
Imagem reproduzida de Archtrends
Home Office
Imagem reproduzida de Lineastudio

Continua tendo problemas para se adaptar ao Home Office? Bem, acontece! Nesse caso, proponha à sua empresa um modelo de trabalho mais híbrido, ficando alguns dias em casa e outro em um escritório. O que acha? E não vamos nos esquecer dos coworkings. Vale a pena conferir os preços!


Fontes: Época Negócios.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo