Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Home office: será que trabalhar em casa afetaria a saúde?

por Redação 360 | 18/11/2021

Trabalhar em casa, em regime de home office, é o sonho de muita gente. Mas será que esta decisão é acertada ou pode haver desvantagens?

Alguns pensam que home office ou escritório em casa significa que pode-se dormir até mais tarde, assistir televisão enquanto trabalha, escrever deitado na cama ou sofá, ou passar o dia com os filhos na pracinha e madrugar na frente do computador. NÃO! A realidade do home office é bem diferente disso! Ainda precisamos cumprir horários e metas. Teremos várias reuniões e outros compromissos. Inclusive, precisamos ter uma área da casa bem preparada para a montagem do mini escritório. E, nela, ficamos horas e horas trabalhando, sozinhos, assistindo à família em volta realizando outras atividades – o que pode comprometer a nossa concentração! Além disso, mesmo cansados, não poderemos ir cochilar na cama ou mesmo entediados, não poderemos ir passear na rua!

Claro que trabalhar em home office tem as suas vantagens também, como não precisar enfrentar trânsito caótico diariamente ou poder fazer refeições mais saudáveis na cozinha de casa. Conduto, durante a Pandemia a situação para quem trabalha em casa ficou um pouco estranha. Não era mais uma opção, mas uma imposição por conta do isolamento social! E a convivência com a família, às vezes avançando a área delimitada como escritório, ficou bem complicada, interferindo demais na concentração e produção dos trabalhadores! O reflexo disso tudo? Veja no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Biofilia no home Office

Veja Também: A importância do trabalho colaborativo e do home office durante a pandemia

O retrato negativo do home office

De acordo com estudos de diversos cientistas, foi identificado que trabalhar em casa pode comprometer o bom funcionamento do organismo do trabalhador. Os efeitos podem ser os piores e agravados, sim, durante o isolamento imposto pela Pandemia. O impacto pode se refletir de muitos modos, como: mudança de cor de pele, ganho de peso, problemas na coluna, deterioração da visão, tensão, aumento de pressão, aumento nos níveis de glicose, dentes cerrados causando bruxismo, queda de libido, falta de vitimada D, dificuldade de dormir, e até cabelo ralo.

mesa de negócios desktop
(imagem de Pixabay)

Veja Também: Desempregado? Sistema da Google pode ajudar você a encontrar vagas para home office

As mudanças que levam a reversão do quadro

Se nada for feito para combater os maus hábitos adquiridos durante a Pandemia, todos estes sintomas podem se agravar e perdurar. O problema não está em trabalhar em casa, mas como trabalhar! É necessário respeitar os horários de sono – aliás, todos os limites do corpo -, fazer pausas de descanso e alongamento, intervalos para as refeições – longe da mesa de trabalho -, momentos de exercícios físicos e para pegar uma luz solar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

decoracao-tendencias-de-design-de-interiores
Home office em decoração rústica. (foto de Pixabay)

O sedentarismo é um dos grandes males que vêm com a adoção do regime de trabalho em casa – algo péssimo principalmente para quem tem problemas no coração, diabetes e mais. E outros problemas nem mesmo são visíveis, mas podem ser o resultado da não interação social. Sair, ver pessoas, conversar, apreciar a natureza, conhecer coisas novas… Agora que as fronteiras estão abrindo, que mais pessoas estão vacinadas, com cautela, deve-se aproveitar para retomar tudo isso, pela saúde!

Crie planos para ficar motivado! Tire tempo para cuidar de você e aproveitar a família também! E esteja sempre atento às mudanças negativas que possam afetar a sua saúde individual e o bem-estar mental! Vale a pena até fazer, por vezes, pequenas mudanças na decoração do escritório para atrair energias positivas. Pense nisso!


Fontes: Globo.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.