Não basta criar projetos incríveis, a arquitetura de hoje pede cada vez mais que as construções estejam de acordo com os ambientes em que elas estão inseridas. Uma biblioteca comunitária recém inaugurada na Indonésia é uma amostra disto. Exemplo de iluminação e ventilação natural, ela aposta na arquitetura bioclimática e no design multifuncional, cujos móveis agregam duas ou mais finalidades.
Feita 100% de madeira certificada, ela está localizada na cidade de Semarang, da ilha de Java, e foi batizada de Warak Kayu. Pequena, porém eficiente, a construção é inspirada na arquitetura local e também no sistema de palafitas, geralmente usado em regiões alagadiças.
Por ser suspensa, a biblioteca possui um espaço útil aberto no térreo, que pode ser usado para diversos fins, inclusive eventos e comemorações. Tudo pode ser aproveitado de diversas formas, as escadas, por exemplo, também podem servir como arquibancadas, se necessário.
O objetivo foi criar um espaço democrático para a comunidade, não é à toa que ela abriga mesas, bancos adicionais e um “piso de rede”, que funciona como um sofá para ler e relaxar. Instalada em uma praça pública em pleno centro da cidade, o objetivo destes espaços confortáveis é estimular as pessoas a criar o hábito da leitura também.
Projetada pelo escritório de arquitetura Shau, vale lembrar que o espaço é público, gratuito e administrado pelo Harvey Center, uma instituição sem fins lucrativos, em parceria com a prefeitura de Semarang.
Biblioteca feita através da arquitetura bioclimática
O grande objetivo deste tipo de arquitetura é aproveitar as condições climáticas locais, de forma inteligente, em favor de uma construção sustentável. É por isto que, na biblioteca, as paredes de madeira possuem aberturas que promovem a ventilação cruzada para resfriar o interior do imóvel, o que elimina necessidade de ar condicionado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Já as saliências no teto impedem a incidência direta de radiação solar. Como resultado, temos um ambiente moderno, acolhedor e ventilado.
Fonte: Ciclo Vivo
O que você achou dessa biblioteca? Comente!
Comentários
Gabriela Glette
Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.