Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como a Biofilia afeta nosso bem-estar através ambiente construído

por Marceile Torga | 04/01/2021

A utilização do conceito da Biofilia nos projetos de ambientes trouxe a comunhão com a natureza, influência direta no bem-estar do ser humano.

Muito se fala das descobertas ou redescobertas que a atual pandemia trouxe para sociedade. O isolamento social, sem dúvida, trouxe algumas revelações e mudanças no comportamento das pessoas. E o sucesso de uma exposição em São Paulo apontou mais uma: a importância de se ter áreas verdes sempre por perto, até mesmo dentro de casa, pois estar perto do verde contribui bastante com o nosso bem-estar. A isso chamamos de Biofilia.

O Paisagismo Indoor

Um evento realizado em um shopping voltado para móveis e decorações, na cidade de São Paulo, reuniu 22 espaços produzidos por decoradores, paisagistas e floristas que tentam conciliar lazer ou trabalho com um pouquinho da natureza. A proposta é apresentar as tendências entre cores, materiais, objetos ou até mesmo espécies vegetais para criar pequenos jardins dentro de casa, em meio a varandas, sejam elas gourmet ou não, quintais ou jardins, tornando-os espaços para receber ou se recolher, ou ainda um cantinho para o home office.

Segundo reportagem de Ananda Apple, produzida para o “Quadro Verde” do Bom Dia São Paulo, a exposição atraiu até aqueles que não são profissionais da área, interessados em ideias para renovar os ares de seus lares, e o sucesso foi tanto que o evento que estava programado para terminar no fim mês de novembro foi prorrogado até 03 de janeiro.

Mas por que nos sentimos tão bem próximos à natureza? Por que possuímos essa necessidade? Para isso precisaremos explicar o que é a Biofilia.

Biofilia

Desde os primórdios, a humanidade tem na natureza seu refugio e sua sobrevivência. Durante muito tempo ela serviu de abrigo, alimento e cura. Com o passar dos séculos, com o assentamento de comunidades e principalmente com a Revolução Industrial, essa relação tão íntima foi ficando cada vez mais no passado.

Do termo grego que significa “amor às coisas vivas”, a biofilia nada mais é do que a necessidade inerente de conexão do homem com a natureza. É buscar no ambiente bem-estar e conforto emocional.

plantas no escritório representando biofilia
Imagem: Nikola Đuza | via Unsplash

Com o objetivo de trazer essa conexão de volta, a biofilia se expressa na arquitetura por meios da utilização de materiais naturais, da priorização de iluminação e ventilação natural e da presença de plantas e água nos ambientes. Cada vez mais, a arquitetura tem buscado incorporar esses elementos ao espaço construído.

Tem-se observado mais frequentemente nos canais de divulgação de tendências de acabamentos e decoração a presença de muito acabamento em madeira, como ripas revestindo paredes e tetos, jardins com pergolados, assim como, pedras naturais nos pisos e paredes. Junto disso aparece um sem fim de verde, oriundo dos diversos vasos de plantas das mais variadas espécies, mas com mais destaque nas plantas pendentes.

Biofilia no ambiente de trabalho
Biofilia no ambiente de trabalho

O papel da Biofilia no ambiente de trabalho

Com todo o estresse da pandemia, as pessoas tem buscado cada vez mais promover para si um ambiente de trabalho harmonioso em suas casas. A busca pelo ambiente biofílico no lar atingiu até aquele cantinho destinado para o trabalho. E isso já não é nenhuma novidade pois, anteriormente a pandemia, a biofilia já havia chegado a alguns escritórios mais modernos, sucedendo em uma maior produtividade e criatividade, além de redução nos índices de ausência.

Fundamentalmente, segundo diversos estudos realizados, o tempo médio gasto durante as horas de trabalho impactam diretamente no corpo humano, podendo gerar taxas reduzidas de metabolismo, aumento do risco de diabetes e doenças coronarianas, aumento do risco de depressão, além das dores físicas como coluna e pescoço.

É inquestionável que os difíceis acontecimentos atuais são, de uma maneira ou de outra, frutos de uma relação desequilibrada do ser humano com a natureza, ficando cada vez mais claro a imensa importância da harmonia dessa relação para saúde e bem estar do homem. Só podemos esperar que essa consciência não chegue tão tarde como parece estar para acontecer.

Referencias: GARDEN’DESIGN, ArchDaily

Veja também:

E você, quais sentimentos a natureza lhe traz? Qual importância você dá a ela em seu lar?

Comentários

Engenharia 360

Marceile Torga

Engenheira Civil, apaixonada por sua profissão, que gosta de aprender de tudo um pouco e de ensinar também.