Muito se fala das descobertas ou redescobertas que a atual pandemia trouxe para sociedade. O isolamento social, sem dúvida, trouxe algumas revelações e mudanças no comportamento das pessoas. E o sucesso de uma exposição em São Paulo apontou mais uma: a importância de se ter áreas verdes sempre por perto, até mesmo dentro de casa, pois estar perto do verde contribui bastante com o nosso bem-estar. A isso chamamos de Biofilia.
O Paisagismo Indoor
Um evento realizado em um shopping voltado para móveis e decorações, na cidade de São Paulo, reuniu 22 espaços produzidos por decoradores, paisagistas e floristas que tentam conciliar lazer ou trabalho com um pouquinho da natureza. A proposta é apresentar as tendências entre cores, materiais, objetos ou até mesmo espécies vegetais para criar pequenos jardins dentro de casa, em meio a varandas, sejam elas gourmet ou não, quintais ou jardins, tornando-os espaços para receber ou se recolher, ou ainda um cantinho para o home office.
Segundo reportagem de Ananda Apple, produzida para o “Quadro Verde” do Bom Dia São Paulo, a exposição atraiu até aqueles que não são profissionais da área, interessados em ideias para renovar os ares de seus lares, e o sucesso foi tanto que o evento que estava programado para terminar no fim mês de novembro foi prorrogado até 03 de janeiro.
Mas por que nos sentimos tão bem próximos à natureza? Por que possuímos essa necessidade? Para isso precisaremos explicar o que é a Biofilia.
Biofilia
Desde os primórdios, a humanidade tem na natureza seu refugio e sua sobrevivência. Durante muito tempo ela serviu de abrigo, alimento e cura. Com o passar dos séculos, com o assentamento de comunidades e principalmente com a Revolução Industrial, essa relação tão íntima foi ficando cada vez mais no passado.
Do termo grego que significa “amor às coisas vivas”, a biofilia nada mais é do que a necessidade inerente de conexão do homem com a natureza. É buscar no ambiente bem-estar e conforto emocional.
LEIA MAIS
Com o objetivo de trazer essa conexão de volta, a biofilia se expressa na arquitetura por meios da utilização de materiais naturais, da priorização de iluminação e ventilação natural e da presença de plantas e água nos ambientes. Cada vez mais, a arquitetura tem buscado incorporar esses elementos ao espaço construído.
Tem-se observado mais frequentemente nos canais de divulgação de tendências de acabamentos e decoração a presença de muito acabamento em madeira, como ripas revestindo paredes e tetos, jardins com pergolados, assim como, pedras naturais nos pisos e paredes. Junto disso aparece um sem fim de verde, oriundo dos diversos vasos de plantas das mais variadas espécies, mas com mais destaque nas plantas pendentes.
O papel da Biofilia no ambiente de trabalho
Com todo o estresse da pandemia, as pessoas tem buscado cada vez mais promover para si um ambiente de trabalho harmonioso em suas casas. A busca pelo ambiente biofílico no lar atingiu até aquele cantinho destinado para o trabalho. E isso já não é nenhuma novidade pois, anteriormente a pandemia, a biofilia já havia chegado a alguns escritórios mais modernos, sucedendo em uma maior produtividade e criatividade, além de redução nos índices de ausência.
Fundamentalmente, segundo diversos estudos realizados, o tempo médio gasto durante as horas de trabalho impactam diretamente no corpo humano, podendo gerar taxas reduzidas de metabolismo, aumento do risco de diabetes e doenças coronarianas, aumento do risco de depressão, além das dores físicas como coluna e pescoço.
É inquestionável que os difíceis acontecimentos atuais são, de uma maneira ou de outra, frutos de uma relação desequilibrada do ser humano com a natureza, ficando cada vez mais claro a imensa importância da harmonia dessa relação para saúde e bem estar do homem. Só podemos esperar que essa consciência não chegue tão tarde como parece estar para acontecer.
Referencias: GARDEN'DESIGN, ArchDaily
Veja também:
- Como a nossa relação com o lar tem sido influenciada pela pandemia?
- Arquitetura Bioclimática: o que a ventilação natural faz pela pandemia?
E você, quais sentimentos a natureza lhe traz? Qual importância você dá a ela em seu lar?