Quando criança, ainda no ensino fundamental e médio, era muito comum confeccionarmos maquetes de diversos temas como: folclore, organização de uma cidade e até mesmo do sistema solar. Quem nunca?
Para isso, utilizávamos um material de fácil manuseio e prático, mas o qual exigia grande cuidado principalmente durante o transporte, pois qualquer leve batida o quebrava.
O isopor é um nome comercial e marca registrada pela empresa Knauf isopor Ltda. O nome científico é o Poliestireno Expandido, EPS.
Veja Também: Casa de isopor: saiba mais sobre esta tendência de construções do futuro
O EPS na construção civil
Saindo da escola e adentrando ao meio acadêmico e profissional mais avançado, o usufruto do material continua de forma um pouco diferente. O EPS auxilia na construção civil, logo que tem a capacidade de ocupar um grande volume e com o menor esforço possível na área aplicada. Sua utilização se dá em grande parte em lajes nervuradas, forro e contra piso, painéis autoportantes, sistema de blocos vazados, fundação para estacas, juntas de dilatação, drenagem dentre outros.
A utilização do material tem sido adotada cada vez mais, pois gera um menor consumo de matéria bruta (agregado, concreto), redução nos resíduos, melhoria na saúde do operário (menor esforço físico) podendo assim reduzir o custo do empreendimento. É necessária mão de obra qualificada, principalmente em relação ao esforço realizado pelo material que é utilizado.
LEIA MAIS
As principais características do isopor na construção civil
- Baixa condutividade térmica;
- Baixo massa específica;
- Resistência mecânica;
- Baixa absorção de água;
- Facilidade de manuseio;
- Resistência ao envelhecimento;
- Absorção de choques;
- Resistência a compressão dentre outros.
E você, conhece mais algum lugar que é empregado o EPS ou seu benefício de utilização? Deixe nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: