Casa de isopor é uma nova tendência na construção civil. Esse tipo de construção pode ser feita de placas de poliestireno expandido (EPS), um material leve e resistente que oferece uma série de vantagens, como isolamento térmico e acústico, resistência a terremotos e facilidade de construção. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
O que é EPS?
Usar isopor na construção civil é uma alternativa para substituir a alvenaria comum utilizada em casas populares. A sigla ‘EPS’ faz relação com o ‘poliestireno expandido’, descoberto por uma dupla de químicos alemães no ano de 1949. Por aqui, no Brasil, só se ouviu falar mesmo disso nos anos 60, quando a empresa Bast Isopor – daí o nome isopor – passou a fabricar o produto também em nosso território nacional.
É um pouco difícil explicar exatamente como é a composição do EPS, mas vamos tentar. Primeiro, você precisa saber que a sua matéria-prima vem do petróleo. A partir disso, é produzido um líquido chamado de hidrocarboneto, que é misturado a gases. Este procedimento permite que o material se expanda até virar um tipo de plástico rígido.
Veja Também:
Quais as principais vantagens do EPS?
O potencial do EPS lembra muito o da lã de vidro, podendo ser usado como material de isolamento. Inclusive, esse tipo de isopor utilizado na construção civil não é o mesmo que vemos à venda nas papelarias; ele é anti-chama e auto-extinquível, ou seja, não inflamável. Ainda tem a capacidade de bloquear umidade e manter a temperatura interna dos ambientes – algo que pode ser melhorado se utilizado em parceria com a lã de rocha, por exemplo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para concluir, as casas de isopor também são são mais resistentes a terremotos do que as casas construídas com alvenaria tradicional; isso ocorre porque as placas de EPS são leves e flexíveis, o que ajuda a dissipar a energia de um terremoto. E as casas de isopor podem ser construídas rapidamente e facilmente, o que pode reduzir os custos de construção.
Como funciona o sistema construtivo da casa de isopor?
O sistema de construção em EPS possui grandes qualidades. Países como os Estados Unidos já veem as construções neste material como solução para proteger as estruturas de danos causados por furacões e terremotos. No caso das casas de isopor, a fundação pode ser feita no estilo radier mesmo, na qual a estrutura de isopor como um todo é fixada. Já as paredes são mesmo feitas de chapas de EPS. E é aí que está o maior diferencial do sistema!
Detalhes estrutura
Assim, as construções das casas de isopor são em chapas – obviamente de isopor – que ficam dentro de grelas metálicas aramadas cobertas com argamassa - fazendo uma comparação simples, seria como um sanduíche de materiais.
Claro que estas paredes ainda podem receber revestimentos finais variados, desde massa corrida e tinta a ladrilhos ou azulejos. Já os sistemas de energia, água e esgoto – como você pode estar se perguntando – precisam ser blindados e bem protegidos dentro de dutos especiais. Eles são encaixados nas placas em vãos feitos a partir do derretimento do material. Entendeu a complexidade do processo? Ao mesmo tempo que simples, é melhor que todas as etapas sejam acompanhadas por especialistas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo diversos fabricantes, as casas de isopor possuem 30% a mais de resistência em comparação às residências em parede comum, de tijolos. O que você acha?
Exemplos de construção de casa de isopor
A utilização do isopor na construção civil pode ser vista em estabilizações de solos, estruturas de forros, molduras, lajes, paredes e mais.
É bem provável que você não saiba, mas no Japão, mais precisamente na aldeia de Kyushu, existe um grande complexo residencial erguido em uma tecnologia bem peculiar. Trata-se da Japan Dome House, composta por módulos de EPS.
Agora, será que o EPS das casas de isopor do Japão é o mesmo EPS utilizado em outros modelos de estruturas de Engenharia Civil? A resposta é não. Na verdade, este tipo de EPS é uma versão diferente, que possui em sua composição alumínio, fibra de vidro e polipropileno. Suas chapas são muito leves e de pouca espessura, autoportantes, fáceis de transportar e de fixar também.
Aqui no Brasil, já existem empresas que trabalham com este tipo de estrutura em EPS – vendendo modelos de casa de isopor como se fossem kits, até mesmo com coberturas e aberturas. Agora, atenção! Lembramos que, assim como outras construções, estas também necessitarão de aprovação de projeto em cada município. Por isso, pesquise mais informações com os órgãos responsáveis de sua região.
Curiosidade: Muitos projetistas defendem o EPS dizendo que o mesmo é um material sustentável e ecológico. Sabe por quê? Porque ele é inodoro, de baixa emissão de CO2, pouco desperdiçado em obras, além de reciclável, que faz reduzir gastos com energia e água, e podendo voltar à condição de matéria-prima – um grande benefício para o meio ambiente. Não é perfeito?!
Você acredita que as casas de isopor são uma tendência que vai se tornar mais popular no futuro? Compartilhe suas impressões na aba de comentários!
Veja Também:
Fontes: Viva Decora, Arquitetas Nômades, Dicas de Arquitetura, Casa de Construção.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.