Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Histórias de pessoas que revitalizaram áreas abandonadas com o cultivo de espécies

por Redação 360 | 11/11/2021

Áreas devastadas pela ação humana podem ser resgatadas. O cultivo do solo pode transformar paisagens, ajudar os animais e a saúde humana. Veja!

Imagina olhar para um terreno sem árvores, onde nada parece crescer e se desenvolveu, ou uma área que é utilizada apenas como depósito de lixo. A imagem de uma paisagem assim entristece qualquer um. Inclusive, “chama” energias ruins e abala a saúde de todos, principalmente dos animais. Então, como “fazer o cultivo” esperança nesta terra? Bem, o ser humano não imagina mesmo a força que tem; e não é só para o mal. Somos capazes de recriar o mundo em que habitamos, transformando o mundo em um lugar melhor para viver, basta muito amor, união e força de vontade! Inspire-se com as histórias narradas a seguir!

Moradores de Curitiba transformam terreno baldio

Há poucos anos, foi entregue pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) 415 unidades de apartamentos no Bairro Santa Cândida, na cidade de Curitiba, Paraná. Boa parte dos imóveis foram destinados a famílias que viviam em situação de risco nas margens do rio Atuba. Próximo do local, havia um terreno onde outras moradas deveriam ser construídas, conforme estava previsto em edital, mas cujo plano jamais foi concluído. Infelizmente, acabou sendo comum o despejo irregular de resíduos no local, e isso incomodava demais os moradores da região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Passado um tempo, um grupo de residentes do novo condomínio decidiu “adotar” o terreno vizinho abandonado, transformando a área em uma linda horta comunitária. No lugar de acúmulo de pragas e lixo, agora há o cultivo de diversas hortaliças e ervas. A área foi totalmente revitalizada, algo do qual os moradores da região têm muito orgulho! Além disso, trinta apartamentos do conjunto foram equipados com painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação solar em energia elétrica para uso doméstico. A saber, essa tecnologia proporcionou uma redução de 80% no valor das contas de luz das famílias beneficiadas.

transformação terreno
Imagem reproduzida de CicloVivo
transformação terreno
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Veja Também: Fazendas e hortas urbanas: projetos de arquitetura que incentivam vida mais saudável

Agricultores transformam deserto em floresta

O engenheiro aposentado Nelson Araújo Filho assistiu durante anos o seu pai plantar milho e aipim na terra da sua família. Depois, a propriedade, assim como os terrenos vizinhos, virou pasto para gado. O solo da região acabou desgastado pelo uso intensivo e, por lá, só crescia cactos, suculentas e árvores da Caatinga, numa paisagem quase desértica – fenômeno que atinge cerca de 13% das terras do Semiárido brasileiro, segundo o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas. Mas neste 1,8 hectare nos arredores de Poções, no pequeno município baiano, Nelson resolveu fazer a diferença!

transformação terreno
Imagem reproduzida de G1

No solo que era compactado e que não produzia nada, Nelson foi trabalhando, pouco a pouco, para conseguir um terreno fértil. Ele começou a reverter o processo com a implantação de um sistema agroflorestal, um método adotado em várias regiões brasileiras e do mundo, respeitando os ecossistemas originais da região. Ele podou a vegetação existente e usou o material para adubar o solo. No lugar, plantou árvores frutíferas e de grande porte. Hoje, no local, há uma abundância de flores e frutos que atraem abelhas, aves e diversos animais silvestres, como veados. Não é usado agrotóxico, adubos químicos ou água para irrigação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

transformação terreno
Imagem reproduzida de G1

Essa técnica utilizada por Nelson foi uma das pautas da recente Conferência das Partes (COP-26) – que ocorreu neste mês em Glasgow, na Escócia. Na ocasião, líderes globais discutiram como frear as mudanças climáticas. De acordo com eles, sistemas agroflorestais são ferramentas tanto para a adaptação às mudanças quanto para a redução do ritmo das transformações. Bem, Nelson Araújo Filho tem feito a sua parte, com certeza, quando começou a implantar sua agrofloresta em Poções. Vamos torcer para que seus vizinhos e parentes fiquem inspirados por sua ideia e sigam o exemplo!

transformação terreno
Imagem reproduzida de Terra

Fontes: Razões para Acreditar, Época Negócios.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.