Engenharia 360

Niterói completa 449 anos: conheça a história da sua fundação

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/11/2022 | Atualizado em 23/11/2022 3 min

Niterói completa 449 anos: conheça a história da sua fundação

por Redação 360 | 22/11/2022 | Atualizado em 23/11/2022
Engenharia 360

Certamente, você já ouviu falar de Niterói, não é mesmo? Esta bela cidade do Rio de Janeiro comemora seu aniversário neste 22 de novembro – especialmente em 2022, 449 anos. Sua história começou em 1573, quando o governador Estácio de Sá presenteou o chefe indígena dos temiminós, Arariboia, com terras à direita da entrada da Baía de Guanabara. Anos depois, ela foi elevada à condição de Vila Real. E, no ano de 1834, virou a capital do próprio estado. Saiba mais no texto a seguir!

A transformação de Niterói

O ano era 1555. Naquele tempo, o navegador francês Nicolas Durand de Villegaignon aliou-se aos índios tupinambás para dominar a Baía. Assim, foi instituída uma colônia francesa no local, chamada de ‘França Antártica’. A região foi se desenvolvendo até que uma verdadeira guerra ideológica entre calvinistas e protestantes comprometeu a administração do povoado. Isso enfraqueceu o sistema e deu oportunidade para os portugueses destruírem suas frentes.

Em 1560, Mem de Sá atacou e destruiu o forte francês que ficava na Baía de Guanabara, o Forte de Coligny. Mas foi o seu sobrinho, Estácio de Sá, com ajuda dos índios temiminós, que realmente conseguiu expulsar os franceses da região, reconquistando esta terra, conhecida como ‘Ilha Mãe’. Para que a área não ficasse desocupada, a mercê de novas invasões, Sá convocou os próprios temiminós e arariboias para ocuparem o lado direito da entrada da Baía. Enfim, foi deste ponto que cresceu seu urbanismo!

Expansão do urbanismo

Em 1816, o atual Rei do Brasil, Dom João VI, visitou a vila e, em seguida, decretou sua emancipação. Assim, em 10 de maio de 1819, deu ao recém-criado município um novo nome: Vila Real da Praia Grande, hoje Niterói. Em 1834, a cidade foi capital do recém-criado Império do Brasil. Por volta de 1885, alguns sistemas foram aprovados para a expansão da mesma para os bairros de Icaraí, Ponta d’Areia e Itaipu. Cinco anos depois, houve uma mudança de condição do território para Distrito Federal. E finalmente, em 1893, com a Revolta da Marinha, a sede do poder foi transferida para Petrópolis.

cidade de Niterói
Niterói em 1880 | Imagem reproduzida de brasiliana fotografica
cidade de Niterói
Niterói em 1914 | Imagem reproduzida de brasiliana fotografica
cidade de Niterói
Niterói em 1957 | Imagem reproduzida de Classical Buses

Situação atual

Como sabemos, Niterói está localizada na Baía de Guanabara, em frente à cidade do Rio de Janeiro. É uma cidade grande, que conta com todas as comodidades – embora dependa das ofertas de emprego da cidade do Rio, considerada por muitos como “cidade-dormitório”. Possui quase 600.000 habitantes. E é bastante procurada pelos turistas por suas belezas naturais e também monumentos arquitetônicos, como o Museu de Arte Contemporânea, cujo edifício foi idealizado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Confira registros da sua linda paisagem a seguir!

cidade de Niterói
Imagem reproduzida de Wikipedia
cidade de Niterói
Imagem reproduzida de GetYourGuide
cidade de Niterói
Imagem reproduzida de Wikipedia
cidade de Niterói
Imagem reproduzida de Prefeitura Municipal de Niterói
cidade de Niterói
Imagem reproduzida de Naturam

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo