Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Hidráulica de apartamento: desmistificando o que passa por dentro das estruturas de piso e paredes do banheiro

por Simone Tagliani | 30/07/2021

Você notou um vazamento de água em seu apartamento. Mas como solucionar o problema sem o conhecimento básico em hidráulica? Aprenda já!

Ninguém faz ideia de quando uma emergência pode acontecer, não é mesmo? Mas tem vezes que parece que a nossa casa fala conosco, mostrando que é preciso ser trocado com mais urgência. Outras vezes, somos pegos de surpresa. Por exemplo, quando surge um vazamento indesejado no banheiro. E, neste caso, quanto mais rápido pudermos fazer um reparo, melhor – inclusive para evitar a perda de água, um recurso natural tão precioso e que está cada vez mais escasso. Leia o texto a seguir para conferir algumas dicas sobre hidráulica de apartamento!

reforma de casa
Imagem extraída de Pxhere

Quais os principais causadores de vazamento no banheiro?

Canos e tubulações de apartamentos, assim como de casas, estão sujeitos à ação do tempo. Portanto, é normal que aconteça, com o passar dos anos, algum tipo de desgaste de forma natural. Contudo, outras coisas podem contribuir para o surgimento e até o aceleramento de vazamentos. Por exemplo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • a utilização de materiais de baixa qualidade para a construção ou reforma do imóvel;
  • a má utilização dos componentes no dia a dia;
  • a idade já avançada dos prédios – edifícios com mais de 30 anos costumam ter canos de ferro que podem apresentar problemas frequentes;
  • instalações equivocadas de móveis;
  • trocas mal feitas de revestimento de parede e de piso; e
  • reparos incorretos nas próprias tubulações e conexões.
reforma de casa
Imagem extraída de VVS Firmaet Th. Jensen

Quais as consequências do não reparo de vazamentos?

É de extrema importância tentar fazer, o mais rápido possível, o reparo das canalizações do apartamento que apresentam problemas. Isto deve estar na lista de prioridades no momento de uma reforma!

Tal medida deve evitar o comprometimento de revestimentos, bem como problemas na estrutura hidráulica e, inclusive, no sistema estrutural da edificação. Vazamentos costumam ficar evidentes com o aparecimento de pontos de umidade nas paredes e pisos. Mas, atenção, nem sempre isso é uma regra! Ao notar um aumento inexplicável de consumo de água em sua conta, chame imediatamente um especialista para avaliar a hidráulica da sua casa!

Quais os locais onde podem surgir mais vazamentos de hidráulica em banheiro?

É sempre interessante ter em mãos a planta da hidráulica do seu apartamento para compreender possíveis origens de vazamento. Esses desenhos também devem ajudar bastante no momento de intervenção, permitindo entender onde ficam as prumadas de canalização, os pontos onde há algum empecilho para um novo percurso de tubulação, e mais.

Você pode conseguir esses desenhos com a construtora ou incorporadora do prédio, bem como com o projetista hidráulico do empreendimento. Em último caso, vale a pena dar uma olhada nos arquivos da prefeitura para ver o que se consegue. Por fim, é importante conhecer as normas do prédio. Além disso, saber se há forro de gesso nas áreas a serem reformadas e se, em algum momento, fez-se o deslocamento de conexões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os campeões de vazamento dentro do banheiro são: as torneiras, registros de chuveiro, registro de fechamento da água do ambiente, e válvula de descarga do vaso sanitário.

reforma de casa
Imagem extraída de Nordic Plumbers

Veja Também: Ducha higiênica: saiba tudo sobre este acessório para banheiros

Cuidados na hora de fazer reparos

Fazer um reparo de algum desses itens do banheiro pode ser tarefa simples – por exemplo, trocar as borrachas que fazem a vedação da torneira da pia. Já outras tarefas devem exigir a contratação de terceiros – sobretudo reparos ou trocas que envolvem ralos e vasos sanitários. Para esses processos mais complicados, é importante a contratação de um profissional qualificado, bem como um comunicado para o condomínio e outros moradores envolvidos.

Apartamentos antigos geralmente apresentam uma laje independente do contrapiso e outra para a cobertura, formando uma espécie de caixa oca. Nesse caso, não é necessário envolver outros moradores para fazer o reparo. Em contrapartida, essas lajes são bem resistentes e o quebra-quebra terá muito barulho e entulho. Fica a cargo do condomínio a conservação das áreas hidráulicas comuns e da prumada de rede vertical. Mas é sua obrigação a conservação e manutenção da rede horizontal do seu apartamento – água e esgoto.

Preferencialmente, utilize os materiais de mais alta qualidade que puder na reforma do seu banheiro de casa. Dê preferência para os canos de PVC, devido a sua versatilidade, qualidade e longevidade. E jamais se esqueça de respeitar os diâmetros e especificações recomendadas pelos fabricantes, legislação e condomínio, quando assim for determinado. Converse com o seu projetista e peça uma solução para registros geral e parcial, bem como separação do vaso sanitário dos demais itens. E busque garantir que você tenha opções de fechamentos em caso de vazamentos futuros – sim, pode acontecer de novo!

Lista de canos para instalação dos itens hidráulicos do banheiro:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • 100 mm – vaso sanitário
  • 30 cm – Vaso sanitário.
  • 50 cm – Banheira.
  • 60 cm – Lavatório.
  • 15 cm – Bidê
  • 210 a 239 cm – Chuveiro.
  • 120 cm – Descarga comum.

Fontes: Telha Norte.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.