Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Grande São Paulo recebe mais ônibus movidos a hidrogênio

por Lucie Ferreira | 13/05/2016
Copiado!

Muitas das notícias e novidades sobre sustentabilidade, que publicamos no Blog da Engenharia, são exemplos internacionais. Mas, como os leitores podem perceber, o Brasil não fica muito atrás em iniciativas que unem tecnologia, sustentabilidade e qualidade de vida para a população.
São Paulo, por exemplo, é uma cidade que tem investido cada vez mais em projetos em prol do meio ambiente e de seus habitantes. Recentemente, a metrópole e as cidades do entorno, que formam a Grande São Paulo (ou ABC Paulista) totalizaram cinco ônibus movidos a hidrogênio em sua frota.
A frota percorre o Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD) e possui tecnologia com propulsão livre de emissões de poluentes, já que, no lugar de dióxido de carbono e gases, os veículos eliminam vapor d’água, contribuindo com a redução de substâncias consideradas responsáveis pelo agravamento do aquecimento global, além de problemas de saúde, como doenças respiratórias.
hidrogenio-blogdaengenharia
Outra vantagem dos ônibus movidos a hidrogênio é que ajudam a impulsionar o investimento em tecnologias limpas no transporte público brasileiro. Para reconhecer os veículos, que circulam por corredores urbanos específicos para o trajeto percorrido, repare na decoração externa, que remete a aves símbolos da fauna brasileira, como a Ararajuba e o Sabiá-laranjeira.
Desenvolvidos com tecnologia brasileira, os veículos contam com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU/SP), além de recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP).
Fonte: ONU Brasil

Copiado!

Comentários