Engenharia 360

Berlim Anuncia Projeto de Trem de Levitação Magnética: Avanço Sustentável na Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/12/2023 3 min
Imagem de formulário PxHere

Berlim Anuncia Projeto de Trem de Levitação Magnética: Avanço Sustentável na Engenharia

por Redação 360 | 14/12/2023
Imagem de formulário PxHere
Engenharia 360

Você sabia que Berlim é a cidade que lidera o ranking mundial de transporte público e agora ainda vai ganhar um trem de levitação magnética?

O índice de aprovação dessa cidade é de 97% de acordo com uma pesquisa recente da Revista Time Out. De fato, seu sistema de trens e metrôs, com nove linhas e 175 estações, apresenta incrível facilidade de uso, bastante elogiado por habitantes e turistas. E a última novidade é o projeto de trem de levitação magnética, Trem Maglev, considerado para a capital da Alemanha. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trem de Levitação Magnética - Berlim, Alemanha
Imagem de formulário PxHere
Trem de Levitação Magnética - Berlim, Alemanha
Imagem de formulário PxHere

O Anúncio de Berlim para o Trem de Levitação Magnética

Berlim é uma cidade histórica, mas ela está de olho no futuro, mirando novas tecnologias para aprimorar a mobilidade urbana, começando por revolucionar seu transporte público que, como dito antes, já é considerado o melhor do mundo.

Um exemplo é a construção de um trem de levitação magnética com extensão de cinco a sete quilômetros. Trata-se do sistema Maglev, uma engenharia classificada como extremamente avançada e sustentável. O mesmo pode custar 80 milhões de euros, provenientes do fundo climático, e deve contribuir para diminuir as emissões de carbono da cidade.

O impacto esperado é que as pessoas usem mais o transporte público e menos os automóveis, mitigando o trânsito e contribuindo para a redução da pegada de carbono. Afinal, esse novo trem de levitação magnética é um meio de transporte mais eficiente, mais rápido e mais econômico - pelo menos em comparação as linhas de metrô tradicionais.

A saber, a expectativa é de que esse modelo de trem possa ser disponibilizado à população em até dois anos após os testes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trem de Levitação Magnética - Berlim, Alemanha
Imagem de vecstock em Freepik

Tecnologia por Trás dos Trilhos

Os trens Maglev ou trem de levitação magnética utiliza materiais específicos em sua estrutura, o que permite a suspensão sobre trilhos. Seu funcionamento envolve a repulsão magnética entre os ímãs presentes nos trens e nos trilhos. Esse sistema, alimentado por bobinas nas paredes das guias, cria um campo magnético que impulsiona o trem ao longo do percurso, sem a necessidade de contato físico. A ausência de atrito possibilita velocidades surpreendentes, superando os 500 km/h.

Um Passado e um Presente Convergentes

Vale destacar que essa não é a primeira vez que a Alemanha investe em tecnologia de levitação magnética. Entre os anos de 1984 e 1991, em tempos de muro de Berlim, fazia parte do transporte público da Berlim Ocidental o M-Bahn ou Magnetbahn. Pode-se dizer que esse é o antecessor histórico do novo trem de levitação magnética que será em breve implementado na capital da Alemanha, que deve ser um salto em termos de viagem e conectividade.

Projetos assim ajudaram a moldar sua Engenharia de Mobilidade e são uma declaração de um compromisso com um futuro mais eficiente e ecologicamente responsável!

Levitação Magnética Detecta Vírus no Ar

Para finalizar este texto, gostaríamos de compartilhar outra história relacionada ao tema. Pesquisadores da Michigan State University e da University of British Columbia desenvolveram uma técnica usando levitação magnética, similar àquela dos trens Maglev, mas para um propósito totalmente diferente. A ideia é usar a tecnologia para detectar vírus no ar.

Por meio de uma técnica especial baseada em dispositivo portátil e de fácil uso, os cientistas conseguem coletar amostras da atmosfera, isolar os patógenos e analisar por PCR. Com isso, tem-se dados para controle proativo de possíveis surtos de doenças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, IG, CanalTech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo