Engenharia 360

Contorno Viário da Grande Florianópolis: A Maior Obra Viária do Brasil Transformando a Mobilidade Regional

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/01/2024 4 min
Imagem divulgação Arteris Litoral Sul via Nd+

Contorno Viário da Grande Florianópolis: A Maior Obra Viária do Brasil Transformando a Mobilidade Regional

por Redação 360 | 26/01/2024
Imagem divulgação Arteris Litoral Sul via Nd+
Engenharia 360

O povo do Sul estava ansioso por esta notícia! A região de intensa atividade comercial e conexão com países vizinhos deve presenciar, em breve, a conclusão de uma engenharia monumental. O Contorno Viário da Grande Florianópolis é considerado a maior obra viária do Brasil em andamento. Foram investidos 600 milhões de reais para 50 quilômetros de extensão da estrada que liga os municípios de São José, Biguaçu, Palhoça e Governador Celso Ramos. Saiba mais sobre este exemplo de engenharia no texto a seguir, do Engenharia 360!

O objetivo da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis

O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi pensado para desviar o tráfego pesado da BR-101, na região metropolitana da capital, aliviando o congestionamento. A obra começou em 2008 e já era para estar pronta desde 2012. Porém, só deve ser concluída em julho de 2024 - previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E apesar de ser um avanço significativo na infraestrutura nacional, especialistas questionam o real impacto da construção.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maior Obra Viária do Brasil em Andamento
Imagem divulgação Arteris reproduzida de G1

Infelizmente, a BR-101 tem desempenhado um papel crucial no aumento dos congestionamentos em Florianópolis. Sendo assim, esse problema se tornou um desafio de engenharia urbana e de mobilidade. Passou a ser urgente o gerenciamento do tráfego interno e externo da cidade. É nessa ideia que se baseia o projeto para a maior obra viária do Brasil.

A construção da maior obra viária do Brasil

Para a construção da maior obra viária do Brasil, incluindo o Contorno Viário da Grande Florianópolis, foi preciso a desapropriação de 1179 áreas, além de outras ações geotécnicas e de licenciamento ambiental de grande magnitude. Mesmo ainda faltando cerca de 10% para ser concluído, esse trabalho de engenharia já é considerado um marco para o desenvolvimento regional.

Serão cinco pontes, seis trevos, dois viadutos, quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e 40 km de pavimentação. Com a nova rodovia, que deve ser operada a 100 km/h, integrando-se às rodovias estaduais SC 408 e SC 407.

Maior Obra Viária do Brasil em Andamento
Imagem divulgação Arteris Litoral Sul via NSC Total
Maior Obra Viária do Brasil em Andamento
Ilustração projeto final para a BR-101, na Grande Florianópolis - Imagem divulgação Secretaria de Planejamento de SC via Nd+

A saber, esse megaempreendimento envolveu mais de 500 equipamentos e 3.000 funcionários, movimentando cerca de 9,5 milhões de metros cúbicos de terra. Uma unidade industrial foi estabelecida no canteiro, agilizando processos como beneficiamento de material pétreo, concretagem e produção de vigas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os principais desafios desse projeto de engenharia

Apesar do alívio momentâneo que o Contorno Viário da Grande Florianópolis trará para o tráfego local, parece que, de acordo com especialistas, a demanda por mobilidade continuará a crescer. Aliás, tem gente até apostando que ela pode piorar o trânsito, pois irá direcionar mais veículos para a região central da cidade.

O secretário executivo da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc ressalta que a solução para o congestionamento exige um planejamento integrado, incluindo melhorias no transporte público. E para evitar tais problemas, muitos engenheiros recomendam um sistema de transporte público integrado ao programa, incluindo a criação de corredores exclusivos para ônibus, a ampliação da oferta de linhas e horários, e a descentralização dos serviços, para reduzir a necessidade de deslocamentos entre a Ilha e o continente.

Maior Obra Viária do Brasil em Andamento
Imagem divulgação Arteris Litoral Sul via Nd+

Veja Também: Construções de Túneis: Métodos Construtivos com Enfoque na Segurança

As perspectivas para a engenharia de mobilidade sustentável

Tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, ganha cada vez mais destaque a discussão sobre mobilidade sustentável. A engenharia precisa apresentar mais soluções inovadoras para configurações viárias. Para começar, novas estratégias para corredores exclusivos para incentivo do uso do transporte coletivo; novos designs de ônibus de transporte rápido (BRT); e ainda mais planos d einfraestrutura para transporte marítimo, explorando a viabilidade de balsas, ferry-boats e outros meios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por hora, podemos nos inspirar em exemplos de projetos bem-sucedidos para melhora da mobilidade:

Curitiba (PR)

A capital paranaense tornou-se referência mundial ao implantar o BRT em 1970, com faixas exclusivas e cobrança antecipada nas estações-tubo.

Santos (SP)

A Balsa que liga Santos à Guarujá é a maior do mundo, proporcionando um transporte eficiente e reduzindo congestionamentos.

Medellín (Colômbia)

Medellín é exemplo de transporte público integrado, sustentável e eficiente, utilizando diferentes modais para melhorar a mobilidade.

Dunquerque (França)

A eliminação da tarifa de ônibus em Dunquerque impulsionou o transporte coletivo, reduzindo as emissões de carbono e incentivando o deslocamento na cidade.

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás, G1, Nd+.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo