Engenharia 360

Como funciona a Engenharia das Esteiras de Aeroportos?

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/07/2023 4 min
Imagem de Kris por Pixabay

Como funciona a Engenharia das Esteiras de Aeroportos?

por Redação 360 | 06/07/2023
Imagem de Kris por Pixabay
Engenharia 360

Já pensou que as esteiras de aeroportos podem apresentar riscos? Em junho de 2023, uma mulher perdeu a perna em um trágico acidente com esteira rolante em aeroporto na Tailândia. O diretor do terminal prometeu investigação e indenização. O que se sabe até agora é que a vítima tropeçou na própria mala e teve perna sugada pela esteira. Depois disso, o aeroporto interditou o equipamento, pediu desculpas e criou um comitê de investigação; os internautas também expressaram preocupação e fizeram alertas sobre segurança.

esteiras de aeroportos ou esteiras rolantes
Imagem reproduzida de Revista Publiracing

Qual a função das esteiras de aeroportos e quem as projeta?

As esteiras de aeroportos têm como função principal transportar passageiros e bagagens de um ponto a outro dentro do terminal. Elas contribuem para agilizar o fluxo de passageiros e bagagens, permitindo que se desloquem de forma mais rápida e eficiente. Além disso, outros modelos - "tipo mesa" - facilitam o processo de check-in, despacho de bagagens e retirada na chegada, reduzindo o tempo necessário para essas tarefas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Engenharia responsável pelo estudo e projeto das esteiras de aeroportos é a Engenharia de Transportes ou Engenharia Aeroportuária. Esses profissionais são especializados em projetar sistemas de transporte eficientes, incluindo as esteiras. Eles consideram fatores como, por exemplo, o layout do terminal, o fluxo de passageiros, a capacidade de carga das esteiras e os requisitos de segurança.

esteiras de aeroportos ou esteiras rolantes
Imagem reproduzida de Engetax Elevadores

Além dos engenheiros, outros profissionais também estão envolvidos no projeto e manutenção das esteiras de aeroportos. Isso pode incluir especialistas em logística aeroportuária, técnicos de manutenção, eletricistas, operadores de sistemas de controle, entre outros. Esses profissionais trabalham em conjunto para garantir o bom funcionamento e a segurança das esteiras de aeroportos.

Quais as características de engenharia das esteiras de aeroportos?

As esteiras de aeroportos funcionam por meio de um sistema de correias transportadoras motorizadas que movem passageiros e bagagens ao longo do terminal. Elas são dimensionadas de acordo com a demanda e o fluxo de passageiros de cada aeroporto, podendo variar em comprimento, largura e velocidade. E são construídas principalmente com materiais como borracha, PVC ou poliuretano para a superfície da correia transportadora; sendo a estrutura de suporte feita de aço ou alumínio, dependendo da carga que será transportada.

brgfx brgfx
Imagem de brgfx em Freepik

Os principais componentes das esteiras de aeroportos incluem a correia transportadora, os tambores de acionamento e retorno, os rolos de suporte, os sistemas de controle e monitoramento, os dispositivos de segurança, como sensores e sistemas de parada de emergência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por fim, vale destacar que as tecnologias utilizadas nas esteiras de aeroportos, aquelas para colocação de bagagens, incluem sistemas de rastreamento, leitores de códigos de barras ou RFID para identificação de malas, sistemas de pesagem automatizada, esteiras inclinadas ou telescópicas para facilitar o carregamento e descarregamento de bagagens nos aviões, e sistemas de automação para otimizar o fluxo de transporte de passageiros e bagagens.

esteiras de aeroportos ou esteiras rolantes
Imagem reproduzida de Fabrica do Projeto

Veja Também: Explorando a engenharia por trás do primeiro Aeroporto Construído em cima do Mar

Como as esteiras de aeroportos são instaladas e integradas ao ambiente do terminal?

As esteiras de aeroportos são instaladas e integradas ao ambiente do terminal por meio de um planejamento detalhado e uma série de etapas. Isso inclui a instalação das estruturas físicas das esteiras e a consideração de fatores como localização, trajeto e capacidade necessária.

Claro que os principais desafios na engenharia das esteiras de aeroportos são o projeto e dimensionamento adequados para suportar o fluxo de passageiros e bagagens, a integração harmoniosa com o ambiente existente, a garantia de segurança e conformidade, a manutenção e durabilidade ao longo do tempo, além da integração com outros sistemas do aeroporto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Adaptação às necessidades dos passageiros

As esteiras de aeroportos são equipadas com sistemas de detecção de objetos proibidos, como metais e líquidos. Também são monitoradas por câmeras de segurança para garantir a segurança dos passageiros. Esse monitoramente éfeito por equipes de operadores e técnicos treinados. E, para concluir, as esteiras de aeroportos, sobretudo de piso, podem ser equipadas com outros dispositivos de segurança, como corrimãos, para auxiliar os passageiros com mobilidade reduzida.

Como funciona a Engenharia das Esteiras de Aeroportos?
Imagem de M.Minderhoud em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Loopband.jpg

Quais são as tendências futuras na engenharia das esteiras de aeroportos?

As inovações recentes na engenharia das esteiras de aeroportos incluem tecnologia de rastreamento avançado, esteiras inteligentes e melhorias na segurança. Essas inovações visam melhorar a eficiência e a experiência do passageiro.

No futuro, espera-se maior automação, integração de tecnologias emergentes, experiências personalizadas para os passageiros e um foco crescente em sustentabilidade. A engenharia das esteiras de aeroportos está constantemente evoluindo para aprimorar o fluxo de bagagens e proporcionar uma experiência mais eficiente e conveniente para os viajantes.

Veja Também:


Fontes: CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo