Engenharia 360

Como funcionam os fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído?

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/04/2022 4 min

Como funcionam os fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído?

por Redação 360 | 13/04/2022
Engenharia 360

A engenharia dos fones de ouvido mudou muito nas últimas décadas, não é mesmo? Nos anos 60 a 80, tínhamos dispositivos muito pesados, que até davam certa dor de cabeça quando eram usados por muito tempo. Nos anos 90, seu design era mais delicado, porém pouco resistente. Mas na passagem dos anos 2000 para 2010, conhecemos produtos muito mais tecnológicos, de qualidade incomparável. Os novos fones são adequados à tecnologia Bluetooth, não possuem fio e podem apresentar o recurso de cancelamento de ruído. Saiba como isso é possível no texto a seguir!

A tecnologia Bluetooth nos novos fones de ouvido

Certamente, o sistema de transmissão via Bluetooth tem nos ajudado demais no cotidiano. Claro que ele só pode ser bem explorado se temos por perto aparelhos conectados numa mesma rede. Por exemplo, se queremos usar nossos novos fones de ouvido, precisamos enviar um link para o celular com um código PIN. E com a autorização dada na tela, é feito o emparelhamento e a conexão, então, é realizada com sucesso – inclusive podendo ser confirmado por um sinal sonoro ou luminoso emitido.

Fones de ouvido desse tipo são os mais buscados hoje no mercado. E há mesmo ótimos modelos à venda nas lojas físicas e online, em diversos formatos e tamanhos, e de inúmeras marcas. Mas como será que isso funciona? Bem, resolvemos descrever em etapas. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
  • Depois de conectado, os fones passam a ficar integrados a uma rede sem fio particular, atuando como transmissores e receptores de sinal. Nesse caso, o celular funciona como fonte primária deste e talvez até de outros dispositivos ao mesmo tempo. Mas os fones só poderão fazer conexão com ele.
  • Para acessar essa conexão é preciso ligar a opção de Bluetooth de ambos os aparelhos. Eles fazem a busca de rede. O código PIN é enviado e, com a autorização, é feito o emparelhamento – como explicamos antes. A partir disso, pode-se usar os fones sem fio.
  • A alimentação dos fones é feita através de pequenas baterias embutidas. O consumo é baixo, já que o sinal de Bluetooth usa frequência econômica e curto alcance, gastando menos energia. E a duração também pode ser bastante variável, como de 4 a 50 horas de uso.
  • Por fim, o alcance do sinal vai depender da potência do sistema dos fones e celular, possivelmente variando de 1 metro até 50 metros.
fones de ouvido Bluetooth
Imagem reproduzida de Gizmodo

Veja Também: EarEcho – conheça a ferramenta biométrica que desbloqueia o celular com fones de ouvido

Vantagens dos fones sem fio

  • Fones sem fio com tecnologia Bluetooth podem apresentar compatibilidade com vários dispositivos que suportam Bluetooth, e não apenas celulares.
  • Esses dispositivos têm melhor qualidade de som em comparação a outros modelos antigos de fones, criando uma melhor experiência para os usuários.
  • E eles oferecem mais conforto de uso e a integração do microfone.

Inclusive, algumas marcas, incluem nos fones microfones com filtro e sistema de bloqueio de ruídos – sobretudo aqueles emitidos mais de longe da boca, melhorando a qualidade da voz em uma conversa.

Veja Também:

Testamos o fone de ouvido wireless Powerbeats Pro da Beats

Testamos o fone de ouvido Beats Solo Pro Wireless

Minimalista e estiloso: testamos o novo fone sem fio Studio Buds da Beats

O cancelamento de ruído em fones

Sabe o que pode atrapalhar a nossa experiência com fones de ouvido? Interferências de ruídos, muitas vezes por conta das configurações de rádio, programas através de algoritmos complexos, que garantem a transmissão e a recepção do sinal entre o dispositivo e aparelhos de celular. Bem, não precisamos entender disso, apenas saber que as marcas passaram, com o tempo, a se preocupar mais e mais com esta questão. Assim, apresentaram a proposta dos fones com cancelamento de ruído, com design em formato de concha que cobre as orelhas – ou seja, intra-auriculares -, com acabamento, por vezes, de espuma acústica ou acolchoado.

fones de ouvido Bluetooth
Imagem reproduzida de chegadebarulho.blog
fones de ouvido Bluetooth
Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: 3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido

Agora, saiba que esses fones bloqueiam a maioria dos sons ambientes; porém, não todos! É assim, dentro do dispositivo tem um microfone com um filtro, que monitora os barulhos em volta e cria um sistema antirruído a partir das ondas sonoras geradas dentro do próprio aparelho, que meio que imita o barulho de fora. Então, nesse processo de “espelhamento” ou “reflexão”, são anuladas ou canceladas as ondas sonoras externas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fones de ouvido Bluetooth
Imagem reproduzida de Showmetech
fones de ouvido Bluetooth
Imagem reproduzida de Oficina da Net

Resumindo, só o simples acabamento externo para fones comuns já poderia fazer o cancelamento passivo de ruídos. Mas, com esse hardware específico e um design muito bem elaborado, é possível ter um fone com cancelamento passivo e ativo.

Veja Também: Já imaginou um fone de ouvido com tradutor simultâneo?


Fontes: Techenet, Tecnoblog.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo