Engenharia 360

Finlândia: conheça a engenharia de um dos navios mais ecológicos do mundo

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 07/02/2013 | Atualizado em 04/04/2023 3 min
Imagem reproduzida de Mike Louagie – Linha Viking, via Wikipédia – Mike Louagie / Linha Viking

Finlândia: conheça a engenharia de um dos navios mais ecológicos do mundo

por Eduardo Mikail | 07/02/2013 | Atualizado em 04/04/2023
Imagem reproduzida de Mike Louagie – Linha Viking, via Wikipédia – Mike Louagie / Linha Viking
Engenharia 360

Considerado um dos projetos mais ecológicos do mundo, o navio Viking Grace, da empresa finlandesa Viking Line -que começou a operar em janeiro de 2013 -, tem capacidade para mais de 1.000 tripulantes trabalhando a bordo, 2.800 passageiros e 200 automóveis. Ainda, com 128m de comprimento, 32m de largura e 57 mil toneladas, o transatlântico sustentável é o primeiro no mundo movido a gás natural liquidificado.

navio Viking Grace
Imagem reproduzida de Viking Line, via Offshore Energy

Veja Também: Realidade Aumentada traz navio esquecido de volta à tona no litoral de SP

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais detalhes do navio Viking Grace

"Com seus motores impulsionados por gá natural, o modelo hidrodinâmico de seu casco e a nova tecnologia de isolamento de ruídos, o Viking Grace será o navio de passageiros mais ecológico e silencioso do mundo construído até o momento" - afirmou à Agência Efe Kari Granberg, diretor da empresa finlandesa.

Construído em um estaleiro na cidade de Turku, na Finlândia, o navio que utiliza gás natural como combustível, possui tecnologia que reduz em 85% as emissões de nitrogênio e 15% os gases causadores de efeito estufa, o que reduz consideravelmente a quantidade de emissões de partículas poluentes e o torna referência em eficiência energética no âmbito naval.

navio Viking Grace
Imagem reproduzida de Marine Link
navio Viking Grace
Imagem reproduzida de Cision News

Apesar de grande, o navio ainda fica atrás dos maiores transatlânticos do mundo e foram construídos no mesmo estaleiro finlandês, o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas que possuem 361 m de comprimento e 225 mil toneladas. Em contrapartida, se no quesito tamanho ele fica atrás dos maiores existentes, no que diz respeito a eficiência energética não há navio que seja parâmetro de comparação.

O roteiro escolhido para a primeira viagem do Viking Grace foi a rota que une Turku a Estocolmo, capital da Suécia, com escala nas ilhas Aland.

navio Viking Grace
Imagem reproduzida de Viking Line
navio Viking Grace
Imagem reproduzida de Innermost Lighting & Furniture
navio Viking Grace
Imagem reproduzida de ckat em YouTube

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Folha de São Paulo, Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo