Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Finlândia constrói navio mais ecológico do mundo

por Eduardo Mikail | 07/02/2013
Copiado!

Considerado um dos projetos mais ecológicos do mundo, o navio Viking Grace, da empresa finlandesa Viking Line tem capacidade para mais de 1.000 tripulantes trabalhando a bordo, 2.800 passageiros e 200 automóveis. Ainda, com 128m de comprimento, 32m de largura e 57 mil toneladas, o transatlântico sustentável é o primeiro no mundo movido a gás natural liquidificado.

navio-blog-da-engenharia

“Com seus motores impulsionados por gá natural, o modelo hidrodinâmico de seu casco e a nova tecnologia de isolamento de ruídos, o Viking Grace será o navio de passageiros mais ecológico e silencioso do mundo construído até o momento”, afirmou à Agência Efe Kari Granberg, diretor da empresa finlandesa.

Construído em um estaleiro na cidade de Turku, na Finlândia, o navio que utiliza gás natural como combustível, possui tecnologia que reduz em 85% as emissões de nitrogênio e 15% os gases causadores de efeito estufa, o que reduz consideravelmente a quantidade de emissões de partículas poluentes e o torna referência em eficiência energética no âmbito naval.

navio_blog_da_engenharia

Apesar de grande, o navio ainda fica atrás dos maiores transatlânticos do mundo e que foram construídos no mesmo estaleiro finlandês, o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas que possuem 361m de comprimento e 225 mil toneladas. Em contrapartida, se no quesito tamanho ele fica atrás dos maiores existentes, no que diz respeito a eficiência energética não há navio que seja parâmetro de comparação.

O roteiro escolhido para a primeira viagem do Viking Grace foi a rota que une Turku a Estocolmo, capital da Suécia, com escala nas ilhas Aland.

Com informações da Folha.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários