Engenharia 360

Entenda o conceito de ponte de água na engenharia e veja 2 exemplos

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Raquel Baracat

Entenda o conceito de ponte de água na engenharia e veja 2 exemplos

por Redação 360 | 17/01/2023
Imagem reproduzida de Raquel Baracat
Engenharia 360

Você já ouviu falar em ponte de água ou pontes navegáveis? Bem, na engenharia, isso significa uma construção de ponte que, ao invés de ser erguida sobre rios, lagos e mares para a passagem de carros, é diferente. Nesse caso, as águas ficam na parte de cima, por onde passam barcos, e os carros passam por baixo; ou as águas passam por cima e por baixo também, para passagem de barcos simultaneamente em diferentes direções. Loucura, não? Confira a seguir alguns exemplos impressionantes!

1. Aqueduto Veluwemeer

O exemplo mais emblemático de ponte de água na engenharia é o Aqueduto Veluwemer, localizado na estrada N302, perto de Harderwijk, numa parte do Lago Veluwemeer, ligando os Países Baixos à Flevoland, considerada a maior ilha artificial do mundo. A estrutura tem 25 metros de comprimento por 19 metros de largura, recebendo um tráfego rodoviário diário de 28.000 veículos. E ela ficou famosa na Internet por sua beleza arquitetônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ponte de água
Imagem reproduzida de AutoVídeos
Ponte de água
Imagem reproduzida de Meio Norte
Ponte de água
Imagem reproduzida de AutoVídeos

Veja Também: As 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo

2. Ponte de Wasserstrassenkreuz

Agora um exemplo de Magdeburg, na Alemanha. Esta ponte, que conecta Elbe-Havel com Mitteland - canais com mais de 100 anos -, é o maior aqueduto navegável do mundo. Ela passa sobre o Rio Elba, tem 918 metros e começou a ser construída em 1905, mas só foi finalizada em 1998.

Ponte de água
Imagem reproduzida de EngWhere
Ponte de água
Imagem reproduzida de Geotesc
Ponte de água
Imagem reproduzida de Blog Professor Roberto Fernandes

A saber, pontes de água ou pontes navegáveis são construções muito raras de se encontrar ao redor do mundo. Por isso mesmo é que estas estruturas são consideradas importantes atrações para engenheiros. Se conhece outros exemplos, escreva para nós nos comentários!

Veja Também: Entenda como funciona Projeto de Pontes em Concreto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Casa Vogue, Tá indo pra onde?, Auto Vídeos.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo