Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheiras empreendedoras: 4 exemplos para você se inspirar

por Larissa Fereguetti | 01/05/2019
Copiado!

Nós já falamos, várias vezes, que lugar de mulher é na Engenharia, sim! Nesse sentido, algumas mulheres optam por ir além e resolvem também nadar nas águas um tanto turbulentas do empreendedorismo, encarando o mercado sem medo. Para te inspirar, nós separamos alguns exemplos de engenheiras empreendedoras. Confira!

Exemplos de engenheiras empreendedoras:

+ Debbie Sterling

Debbie Sterling apaixonou-se pela Engenharia logo cedo. Formada em Stanford em Engenharia Mecânica, ela ficou chocada com o pequeno número de mulheres no curso. Por isso, decidiu fazer algo para despertar o interesse das meninas por STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Foi assim que surgiu a GoldieBlox, uma empresa que cria brinquedos, livros e mais para inspirar a próxima geração de engenheiras e que quebrou o padrão de apenas bonecas nos corredores de lojas de brinquedo voltados para meninas.

engenheiras empreendedoras
Imagem: bizjournals.com

+ Susie Diamond

Susie Diamond passou dez anos trabalhando em uma consultoria para construtoras. Porém, depois de um tempo, ela viu sua visa estagnar. Foi então que resolveu fundar a Inkking LPP, sua própria consultoria.

Para ela, ter sua própria empresa foi um tanto libertador. Agora, Susan consegue organizar a vida de acordo com seus próprios horários (e não com os que lhe eram impostos antes). Susie Diamond também destaca o fato de que as mulheres estão desaparecendo da Engenharia, principalmente dos cargos mais elevados. Ainda, ela afirma que demorou para encontrar seu próprio caminho, mas que felizmente acredita que está no caminho certo.

engenheiras empreendedoras
Imagem: resilientcitiesgroup.blogspot.com

+ Katie Anderson

Katie Anderson é uma engenheira do Texas que resolveu fazer sua parte para salvar a água do planeta. Foi então que ela fundou a Save Water Co. Com seu espírito empreendedor, entrou para a lista da Fobes dos 30 Under 30 e também já conta com uma premiação da Cartier Women’s Initiative.

A ideia se expandiu rápido e chegou aos milhares de clientes. Ao todo, com a orientação da Save Water Co, eles reduziram cerca de 35% do consumo de água e economizaram, por mês, aproximadamente 30 milhões de litros de água.

engenheiras empreendedoras
Imagem: dmagazine.com

+ Trupti Jain

A cultura da Índia tem uma desigualdade de gênero bem óbvia. Isso impede o reconhecimento de pequenas agricultoras como proprietárias de terras, o que as leva a uma situação de pobreza. Para vencer essa dificuldade, a engenheira indiana Trupti Jain criou o Bhungroo, um sistema de tratamento e armazenamento de água da chuva que foi ensinado às moradoras da zona rural para salvar a produção em períodos de seca.

O resultado foi incrível: mais de 3 mil mulheres capacitadas que tiveram a oportunidade de alcançar a independência financeira e sair da situação de pobreza. Um grande exemplo de Engenharia Humanitária!

engenheiras empreendedoras
Imagem: cartierwomensinitiative.com

Referências: Wave; Engineering Because; Marie Claire.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários