Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Conheça a história de Debbie Sterling, a engenheira que luta para inspirar mulheres

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 22/02/2016 2 min

Conheça a história de Debbie Sterling, a engenheira que luta para inspirar mulheres

por Clara Ribeiro | 22/02/2016
Copiado!

Feche os olhos e imagine um profissional de engenharia. É difícil assumir, mas a probabilidade de você ter pensado em um engenheiro do sexo masculino é muito maior.
Infelizmente, a disparidade entre os gêneros ocorre sem precedentes nesta profissão. Ainda na graduação já é possível perceber que os números estão longe de se igualarem, os homens preenchem 70% das vagas nos cursos de Engenharia.
E é a igualdade na área que é buscada por Debbie Sterling. Você sabe quem é ela? Engenheira, formada pela Universidade de Stanford, já atuou como Diretora de Marketing da Lori Bonn, uma empresa de jóias. Além disso, também trabalhou como consultora de estratégia de marca para várias organizações, incluindo a Microsoft, T-Mobile, Organic Valley e o New York Knicks.
debbiesterling-blog-da-engenharia
Apesar da ampla experiência, o que move a vida de Debbie é a GoldieBlox, empresa de brinquedos que fundou em 2012 para inspirar meninas a terem um futuro promissor na Engenharia. Ela diz que sua missão na vida é combater as diferenças entre mulheres e homens nas áreas de ciências exatas como um todo.
Os produtos da GoldieBlox são todos baseados na história de Goldie, uma menina inventora que adora resolver problemas construindo máquinas simples. Na loja online são vendidos kits que consistem em um livro da série + brinquedo de construir. É a própria Debbie que escreve  e ilustra as histórias da garotinha – um fato interessante é que ela se inspirou em sua avó, cartunista e criadora do desenho “Mr. Magoo”. goldiebox-blog-da-engenharia
A empresária engenheira conta que a ideia de abrir a empresa surgiu em 2008, quando passou 6 meses como voluntária em uma ONG no interior da Índia.
Ao criar uma campanha viral para angariar fundos para a organização, levantou mais de US$30.000. O intuito era melhorar o desenvolvimento econômico e educacional na região. A partir desta experiência, ela começou a pensar em como inspirar a próxima geração de engenheiros do sexo feminino.
No vídeo abaixo, Debbie participa do TED, um programa de eventos que apresenta pessoas com ideias inovadoras. Confira o que ela tem a contar sobre o tema, como, por exemplo, as estatísticas pelo mundo e o futuro da profissão em relação às mulheres.

Fotos: Divulgação

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários