Engenharia 360

Como funciona o sistema de abastecimento de água? Descubra aqui todas as suas etapas!

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 20/04/2022 | Atualizado em 16/01/2023 5 min
Imagem reproduzida de EOS Consultores

Como funciona o sistema de abastecimento de água? Descubra aqui todas as suas etapas!

por Simone Tagliani | 20/04/2022 | Atualizado em 16/01/2023
Imagem reproduzida de EOS Consultores
Engenharia 360

Você está em sua casa, abre a torneira, liga o chuveiro e aperta uma descarga e pronto, sai bastante água limpa dessas saídas. Como isso é possível? Como essa água chegou à sua residência? Sabe dizer? Pois, neste texto, o Engenharia 360 vai explicar, etapa por etapa, o funcionamento de um sistema de abastecimento de água padrão utilizado na maioria dos municípios do Brasil e do Mundo. Preparado para aprender? Então, continue lendo este post!

abastecimento de agua
Imagem reproduzida de Cagece

As etapas do abastecimento

abastecimento de agua
Imagem reproduzida de ALFACOMP

1. Escolha do manancial

Manancial é o local, que pode ser um rio, onde será feita a captação de água para posterior tratamento. É importante avaliar sua localização, topografia, vazão, possíveis focos de contaminação, e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

2. Captação

Pode-se fazer captação de água na parte superficial (por bombeamento ou gravidade) ou subterrânea de um manancial (via poços que acessam lençóis subterrâneos, em média com perfurações de 50 a 100 metros e água conduzida por motobombas até a estação de tratamento).

abastecimento de agua
Imagem reproduzida de G1 - Globo

3. Adubação

Assim é chamado o momento em que a água é levada do local de captação à zona de tratamento (ETA) - algo realizado por gravidade, recalque ou os dois. Nessa estação, deve-se ter reservatórios, bombas, e mais instalações e elementos de engenharia para levar a água - da bruta e tratada - ao seu destino. Por exemplo, as adutoras.

4. Tratamento

Esse tratamento não é obrigatório e pode variar, pois vai depender da qualidade da água captada. Entretanto, todos os sistemas existentes possuem no mínimo o tratamento com cloro e flúor. Em certos casos, o processo passa pelas seguintes fases: oxidação, coagulação, floculação, decantação, floração, filtração, desinfecção, correção de ph e fluoretação.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Reserva

A água tratada é levada para os reservatórios da cidade para o seu armazenamento e será distribuída de acordo com as demandas de emergência, em pressão constante de rede e atendendo a variação de consumo da população - que pode mudar em cada estação ou situação de vida, como a pandemia. O projeto desta construção deve considerar o tamanho da população, perspectiva de crescimento, mudanças climáticas, bem como a reserva para caso de um incêndio, por exemplo.

Observação: dependendo da altura do local onde está o reservatório, pode ser preciso instalar ainda uma estação elevatória com bombas de maior potência. Da mesma maneira, nos locais com pressão em excesso, é necessário instalar válvulas para reduzir essa pressão.

abastecimento de agua
Imagem reproduzida de Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá

6. Distribuição

Por fim, a rede de distribuição é o conjunto de conexões hidráulicas - encanamentos e acessórios - que leva a água do reservatório da cidade até as unidades prediais mais próximas. Nesse ponto, é recomendada uma construção de rede por quadras, até para controlar possíveis vazamentos. E, da rede pública até o interior da sua casa, a água será transportada pelo ramal domiciliar.

A saber, em áreas habitacionais que ainda não são contempladas com sistema de abastecimento de água pública, a obtenção da água pode ser feita via poço artesiano ou tratamento de água de cisternas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O início do sistema de abastecimento de água

O sistema de abastecimento de água que muitas comunidades adotam é o que faz levar água potável às novas residências. Ele contempla desde a fonte, onde a água é coletada nas melhores condições possíveis, até as unidades consumidoras e depois destas até o retorno à natureza. E isso tudo só é possível após a execução de uma série de obras, usos de equipamentos e desenvolvimento de serviços.

Na primeira etapa da construção desse sistema, é preciso realizar um estudo da sua possível localização e mão de obra especializada necessária. Ao mesmo tempo, é preciso definir a população que será atendida, a taxa de crescimento da cidade e suas necessidades econômicas.

abastecimento de agua
Imagem reproduzida de EOS Consultores

Com estas informações, já é possível fazer os demonstrativos de plantas. O memorial descritivo do projeto, esclarecendo técnicas a serem adotadas, materiais a serem empregados, e muito mais. Também o memorial de cálculo, com o dimensionamento do sistema, vazão necessária, quantitativo de materiais e laudos geológicos. A planilha orçamentária, com custos e respectivos encargos financeiros da obra, fases de construção, e os investimentos necessários para a realização de tudo. E o cronograma, relatando quais devem ser os prazos de entrega.

Lembrando que todos os conceitos técnicos desse projeto devem "casar" com o que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e FUNASA - como níveis e padrões para distribuição de água à população. E que também, para a obra começar, é preciso ter os estudos de EIA e RIMA, além da emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), esta última concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

A importância do abastecimento de água

Pois bem, a cultura do tratamento de água é praticada pelo homem por gerações, na medida que ele mesmo impacta o meio ambiente, e se mostrou essencial para o desenvolvimento das sociedades. Hoje, a água que consumimos não pode ser encontrada na natureza. Na verdade, a água de rios e lagos não é própria para consumo. Nem mesmo das chuvas, pois carrega impurezas - em grande parte, poluição. Portanto, sua qualidade precisa ser alterada até atender alguns requisitos de potabilidade para podermos beber.

Com o devido tratamento e abastecimento, é possível manter hábitos de higiene básica das populações, limpeza urbana, controlando e prevenindo doenças, além de aumentar a expectativa de vida de todos. Também propicia bem-estar, conforto e segurança. E já no "mundo das engenharias", aumenta a produtividade dentro dos negócios, facilita a instalação de indústrias, proteção dos mananciais, controle do agronegócio, e além.

sistema de abastecimento de água | agronegócio
Imagem reproduzida de Smarket

Veja Também: Pesquisa investiga casos de câncer ligados à qualidade da água


Fontes: EOS Consultores.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo