Engenharia 360

Como um reservatório flexível de PVC funciona e quais são as razões para utilizá-lo?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 25/05/2023 4 min
Imagem reproduzida de ABC Tecnologias de Ar Quente

Como um reservatório flexível de PVC funciona e quais são as razões para utilizá-lo?

por Simone Tagliani | 25/05/2023
Imagem reproduzida de ABC Tecnologias de Ar Quente
Engenharia 360

Neste texto, abordaremos o funcionamento e as razões para utilizar um reservatório flexível de PVC. Essa solução inovadora é ideal para o armazenamento de líquidos. Com sua estrutura resistente e maleável, esses reservatórios possuem a capacidade de expandir e contrair, garantindo durabilidade e resistência. A seguir, o Engenharia 360 apresenta as principais vantagens desse produto e suas aplicações práticas. Não deixe de conferir!

Veja Também: Descubra os diferentes tipos de reservatórios de água para obras civis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as principais características dos reservatórios flexíveis?

Materiais

Os diferentes materiais utilizados na fabricação de reservatórios flexíveis incluem lona de alta resistência com revestimento em laminado de PVC. Esses materiais são escolhidos de acordo com a aplicação específica do reservatório.

reservatório flexível de PVC
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

Capacidade

Em termos de dimensões e conexões, os reservatórios flexíveis podem ser fabricados em diversas configurações para atender às necessidades específicas de cada aplicação. Eles podem ser produzidos em diferentes capacidades, variando desde reservatórios menores, com 450 a 1.000 litros, adequados para veículos como pick-ups, furgões e vans, até reservatórios maiores, e com 4.500 a 6.000 litros, próprios para caminhões. Geralmente, sob encomenda, também é possível fabricar reservatórios com capacidades de até 200.000 litros, versões estacionárias para maior capacidade de armazenamento.

Instalação

Em relação às possibilidades de instalação, os reservatórios flexíveis podem ser utilizados em uma variedade de áreas e setores, tais como obras civis, indústrias, pequenas empresas, irrigação, atendimento emergencial (como em situações de seca ou combate a incêndios) e agricultura. Até porque, eles são versáteis e eficientes! E seu transporte quase sempre é feito em veículos de carroceria aberta ou fechada.

Anote aí: as empresas que realizam sua venda no Brasil oferecem assistência técnica em todo o território nacional e no exterior.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são as aplicações dos reservatórios flexíveis?

Os reservatórios flexíveis são utilizados em diversas áreas, tais como:

  • Armazenamento de água de chuva.
  • Armazenamento e transporte de água para combate a incêndios.
  • Armazenamento de água potável.
  • Armazenamento de água de reuso.
  • Armazenamento e transporte de óleo, combustíveis e outros líquidos inflamáveis.
  • Estocagem de fertilizantes.

Os reservatórios flexíveis podem ser utilizados em canteiros de obras, agricultura, fazendas, transporte de água por caminhões, armazenamento de água potável e de reuso, armazenamento e transporte de óleo (como de amendoim), estocagem de pesticidas e fertilizantes, entre outras áreas.

Especificamente, o tipo em PVC é útil em situações de escassez de chuvas, combate a incêndios florestais, paisagismo e outras aplicações.

reservatório flexível de PVC
Imagem reproduzida de MF Rural

Veja Também: A importância da atuação de engenheiros hídricos e hidrogeólogos na gestão da água

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são as vantagens dos reservatórios flexíveis?

Em resumo, as vantagens dos reservatórios flexíveis são:

  • Instalação fácil, rápida e de baixo custo.
  • Ausência de contaminação por água de condensação no caso de armazenamento de óleos e combustíveis.
  • Possibilidade de fabricação em diferentes dimensões e conexões de abastecimento e esvaziamento.
  • Eliminação do problema de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, pois são completamente fechados.
  • Ausência de perda de água por evaporação, ao contrário dos tanques abertos.
  • Capacidade de ser dobrado facilmente quando não estiver em uso, ocupando menos espaço.
  • Versatilidade de uso em áreas como obras civis, indústrias, pequenas empresas, irrigação e situações emergenciais, como combate a incêndios e períodos de seca.
  • Adequados para armazenamento de água potável, água de reuso, transporte de água em veículos e armazenamento de diversos líquidos não corrosivos, como óleo e fertilizantes.
reservatório flexível de PVC
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

Como os reservatórios flexíveis podem evitar contaminações?

Os reservatórios flexíveis são adequados para o armazenamento de óleos e combustíveis por várias razões. Primeiro, porque são fabricados com materiais como lona de alta resistência e revestimento de PVC, compatíveis com esses líquidos.

Contaminação evitada através da água de condensação

Ao contrário de outros tipos de armazenamento, os reservatórios flexíveis não permitem o contato do ar com o líquido dentro do reservatório. Isso significa que não há a formação de água de condensação que possa contaminar o óleo ou combustível.

Evitando com reservatório flexível a perda de água por evaporação

Os reservatórios flexíveis são mais fechados, o que evita a evaporação da água. Nesse caso, reduzindo significativamente a taxa de evaporação em comparação com tanques abertos. Isso é particularmente relevante para o armazenamento de água, mas também pode ser benéfico para outros líquidos.

Para evitar a contaminação através da água de condensação nos reservatórios flexíveis, é importante garantir que o reservatório seja completamente vedado e não permita a entrada de ar ou umidade.

Veja Também:


Fontes: Revista Minerios e Minerales.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo