A sigla CONFEA significa Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; já CREA é Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Mas precisamos lembrar, antes de tudo, um 'conselho' nada mais é do que um grupo de pessoas que se reúnem para consultar, deliberar ou tomar decisões. Ou seja, representantes ao nível federal e estadual que ajudam a regularizar, regulamentar, fiscalizar e até defender direitos de certas categorias profissionais. Nesse caso, engenharia, agronomia e suas ramificações.
Claro que precisa haver um consenso sobre quem serão essas pessoas que vão representar todo o grande grupo de profissionais, sobretudo como elas serão eleitas. E também sabe-se que, se queremos ter os nossos direitos bem representados, sem que haja parcialidade, autoritarismo e mais, é indicado que esses grupos de representantes sejam renovados de tempos em tempos. Por isso, faz-se necessário as eleições!
Pode acontecer de um mandato não nos agradar por uma série de fatores. Então, reclamamos que mudanças seriam bem-vindas. Só que como podemos fazer valer a nossa opinião se não a compartilhamos com os outros? E qual a forma mais adequada de expor aos outros os nomes daqueles que queremos que nos represente? Sim, mais uma vez, através de eleições! Isso vale também para presidência de conselhos, que aqui, no Brasil, se candidatam por meio de chapas, com direito a conselheiros e mais.
A questão da obrigatoriedade de votar dependerá da norma vigente. Por hora, os engenheiros não são obrigados a votar nas eleições do CONFEA/CREA. Porém, outros conselhos adotam posturas diferentes, como exigir a votação - presencial ou via site; e, em caso de abstenção sem justificativa, é aplicada uma multa sobre o pagamento da anuidade do próximo ano. Por isso, na dúvida, consulte o seu conselho para mais informações, inclusive se há algum planejamento de eleições para os próximos meses - por exemplo, alguns estados brasileiros terão, sim, eleições CREA em novembro deste ano. Fique ligado!
Veja Também: Crea-SP: forças-tarefas para o fortalecimento da fiscalização do exercício profissional
Se você não é obrigado a votar, mesmo assim, deveria considerar participar das eleições. Quer saber por quê? Veja, nos vídeos a seguir, uma lista de razões para você, engenheiro, participar das eleições do CREA - sim, são estas são publicações de 2020, mas as justificativas ainda prevalecem!
Atenção! É preciso ressaltar que, para estar apto a votar nas eleições CONFEA/CREA, o profissional precisa estar em dia com as obrigações perante o Sistema até 30 (trinta) dias antes da data da eleição!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Será que cursos de Engenharia à distância tem aprovação do CREA?
Fontes: CREA-PA.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.