Engenharia 360

CREA reconhece cursos de Engenharia à distância, mas há desafios

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/03/2022 | Atualizado em 19/12/2023 3 min
Imagem de Freepik

CREA reconhece cursos de Engenharia à distância, mas há desafios

por Redação 360 | 16/03/2022 | Atualizado em 19/12/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Já começamos este texto do Engenharia 360 explicando que, sim, cursos de Engenharia à distância podem ter CREA. Melhor dizendo, o cadastramento de um curso no CREA significa que o mesmo tem em sua grade curricular as disciplinas necessárias para a formação de um egresso pronto para atuar no mercado. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

ensino ead
Imagem reproduzida de CPG Click Petroleo e Gas

Quais requisitos para cursos de Engenharia à distância?

Considera-se que, ao longo da faculdade, o estudante vai conseguir ser bem formado, saindo para o mercado com a base para atender às competências e habilidades necessárias. Então, a saber, já faz um tempo que o CREA reconhece cursos de Engenharia à distância, como nas áreas Civil, Produção, Elétrica e Mecânica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, todos os cursos de Engenharia à distância devem, obrigatoriamente, serem autorizados pelo MEC. Pra começar, as intituições precisam apresentar infraestrutura adequada para o ensino remoto. Seu corpo docente deve ser formado por professores qualificados e experientes. A metodologia de ensino deve ser adequada para o ensino remoto, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão. E, para finalizar, a carga horária do curso deve respeitar as horas presenciais mínimas exigidas.

Além desses requisitos gerais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) também estabelece requisitos específicos para cursos de Engenharia à distância. Esses requisitos estão estabelecidos na Resolução n° 1.107/2017 do CREA.

Como estudar Engenharia à distância?

Uma coisa é certo: estudar Engenharia à distância é bem mais complicado do que no modo presencial. Por quê? Porque a formação acadêmica do engenheiro é conhecida por demandar bastante conhecimento prático aliado ao teórico.

Enfim, uma hora você vai precisar sair de casa e da frente do computador, não tem jeito! Desse modo, os cursos de Engenharia EAD ofertados no Brasil são, na verdade, na modalidade semipresencial. Quer dizer que uma parte da carga horária será cumprida online, em sala de aula virtual, e outra em uma unidade mais próxima da universidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os benefícios de estudar Engenharia à distância?

Cursar Engenharia é sempre uma boa ideia. Há demandas para as mais diversas áreas. No momento, o mercado está aquecido para esta profissão, repleto de muitas boas oportunidades. E, teoricamente, analisando a grade curricular das instituições, parece que algumas engenharias poderiam ser mesmo cursadas em EAD. Mas essa é uma discussão bastante delicada, com opiniões muito divididas e que deixaremos para um outro momento.

concursos engenharia
Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Vantagens das engenharias EAD

O que queremos ressaltar neste ponto do texto é que, quem sonha em ingressar em uma faculdade para exercer uma profissão, mas não conta com disponibilidade de tempo para enfrentar trânsito e engarrafamento, por exemplo, pode considerar o EAD. A questão da economia de orçamento - inclusive de alimentação fora de casa - também é bastante atraente.

É possível equilibrar trabalho e estudo de forma mais simples, com muito menos esforço, sem prejudicar uma coisa ou outra.

De fato, é realmente um investimento que vale muito a pena, claro que levando em conta essa questão da distância da universidade e menor vivência de campus! Mas, por outro lado, é possível estudar quando e onde quiser, ao mesmo tempo que se constrói, de algum modo, um networking - ou rede de contatos profissionais - com aqueles envolvidos no mesmo "universo", entre professores, tutores e colegas de classe. Pense nisso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São as principais vantagens dos cursos de Engenharia à distância:

  • Flexibilidade: Os alunos podem estudar no seu próprio ritmo e horário.
  • Economia: Os cursos de Engenharia à distância costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais.

São os principais desafios dos cursos de Engenharia à distância:

  • Necessidade de disciplina: Os alunos precisam ter disciplina para se organizar e estudar de forma independente.
  • Dificuldade de interação: Os alunos podem ter dificuldade de interagir com os professores e colegas de classe.

Veja Também:


Fontes: Blog Uninter Americas.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo