Já começamos este texto do Engenharia 360 explicando que, sim, cursos de Engenharia à distância podem ter CREA. Melhor dizendo, o cadastramento de um curso no CREA significa que o mesmo tem em sua grade curricular as disciplinas necessárias para a formação de um egresso pronto para atuar no mercado. Resumindo, considera-se que, ao longo da faculdade, o estudante vai conseguir ser bem formado, saindo para o mercado com a base para atender às competências e habilidades necessárias. Então, a saber, já faz um tempo que o CREA reconhece cursos de Engenharia à distância, como nas áreas Civil, Produção, Elétrica e Mecânica. Saiba mais no texto a seguir!

Como estudar Engenharia à distância?
Uma coisa é certo: estudar Engenharia à distância é bem mais complicado do que no modo presencial. Por quê? Porque a formação acadêmica do engenheiro é conhecida por demandar bastante conhecimento prático aliado ao teórico. Enfim, uma hora você vai precisar sair de casa e da frente do computador, não tem jeito! Desse modo, os cursos de Engenharia EAD ofertados no Brasil são, na verdade, na modalidade semipresencial. Quer dizer que uma parte da carga horária será cumprida online, em sala de aula virtual, e outra em uma unidade mais próxima da universidade.
Veja Também: Gerenciamento à distância - como manter uma boa comunicação no novo normal?
Mas será que a Engenharia à distância vale a pena?
Cursar Engenharia é sempre uma boa ideia. Há demandas para as mais diversas áreas. No momento, o mercado está aquecido para esta profissão, repleto de muitas boas oportunidades. E, teoricamente, analisando a grade curricular das instituições, parece que algumas engenharias poderiam ser mesmo cursadas em EAD. Mas essa é uma discussão bastante delicada, com opiniões muito divididas e que deixaremos para um outro momento.
Veja Também: O que estudar: Engenharia de Software à distância ou comunicação?
Vantagens das engenharias EAD
O que queremos ressaltar neste momento é que, quem sonha em ingressar em uma faculdade para exercer uma profissão, mas não conta com disponibilidade de tempo para enfrentar trânsito e engarrafamento, por exemplo, pode considerar o EAD. A questão da economia de orçamento - inclusive de alimentação fora de casa - também é bastante atraente. É possível equilibrar trabalho e estudo de forma mais simples, com muito menos esforço, sem prejudicar uma coisa ou outra. De fato, é realmente um investimento que vale muito a pena, claro que levando em conta essa questão da distância da universidade e menor vivência de campus! Mas, por outro lado, é possível estudar quando e onde quiser, ao mesmo tempo que se constrói, de algum modo, um networking - ou rede de contatos profissionais - com aqueles envolvidos no mesmo "universo", entre professores, tutores e colegas de classe. Pense nisso!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Os desafios para a faculdade à distância e a pesquisa acadêmica durante a pandemia
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: Blog Uninter Americas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.