Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Crea-SP: forças-tarefas para o fortalecimento da fiscalização do exercício profissional

por Redação 360 | 19/11/2021

Combater o exercício ilegal das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências para garantir a proteção e segurança da sociedade é a função primordial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). Desempenhar essa missão em 645 municípios exige estratégia e eficiência. Veja, no texto a seguir, qual a atitude tomada pela entidade para reforçar o serviço de fiscalização profissional no país!

O desafio da fiscalização no Brasil

Em 2015, São Paulo figurava entre os estados com os menores índices de fiscalização no País – naquele ano, foram efetuadas apenas 29 mil ações de fiscalização. Modificar esse cenário foi o principal compromisso assumido pela gestão atual à frente deste que é um dos maiores conselhos profissionais da América Latina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Saiba o que é CREA e qual a sua função | 360 Explica

fiscalização conselhos
Imagem reproduzida de Jornal O Regional

O modelo de forças-tarefas do Crea-SP

Pela abrangência e importância do Crea-SP, havia um enorme desafio referente à fiscalização profissional. Para fazer com que o Conselho, de fato, entregasse os resultados esperados pela sociedade, foi instituído o modelo das forças-tarefas, que otimizou o processo fiscalizatório. O formato possibilita que sejam desbloqueados os agentes fiscais para que atuem de maneira integrada em períodos, atividades e regiões pré-determinadas. E, surpreendentemente, isso fez com que o conselho alcançasse marcas históricas!

https://www.instagram.com/p/CSaEeNet35S/

Na Prática

Em 2021, até o início de novembro, o Crea-SP registrou mais de 223 mil ações de fiscalização. Com isso, se chegou ao maior patamar de fiscalização em 87 anos de história do Conselho. Nossa meta para este ano era alcançar 200 mil ações de fiscalização – número superado em outubro e que representa o dobro de 2020. 

Com as forças-tarefas, o trabalho dos 131 agentes fiscais foi potencializado, passando a ter uma atuação mais assertiva. A transformação digital em que o Crea-SP está inserido também tem papel preponderante para o fortalecimento da fiscalização, pois, com o apoio da tecnologia e do setor de Tecnologia e Inovação do conselho, os fiscais conseguem realizar pesquisas antes de irem a campo e isso se traduz no aperfeiçoamento desse processo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, o Crea-SP compartilhou a expertise das suas forças-tarefas durante o 3º Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), para servir de referência para os outros Estados.

fiscalização conselhos
Imagem reproduzida de AGORA LITORAL NORTE

Veja Também:

Conheça a plataforma lançada pelo CREA-SP para ajudar startups

Nova campanha do Crea-SP destaca importância de profissionais das áreas representadas pelo Conselho

A importância da fiscalização profissional

A fiscalização é fundamental para afastar leigos de projetos, obras e serviços que precisam ser realizados por profissionais habilitados, visto que são atividades de caráter técnico e que podem representar risco para a sociedade se não forem efetivados por pessoas capacitadas para tal.  

Temos como propósito assegurar que haja um profissional registrado pelo Conselho à frente de todas as atividades técnicas desenvolvidas no estado de São Paulo. Com as forças-tarefas, possibilitamos a presença constante da fiscalização para orientar e prevenir empresas e projetos sobre as atribuições e obrigações dos profissionais da área tecnológica. É desta forma que o Crea-SP cumpre com o seu dever essencial de promover segurança e resguardar a sociedade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Fiscalização no combate à precarização do trabalho

fiscalização conselhos
Imagem reproduzida de Liberal

Autor: Engenheiro de Telecomunicações e presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese (Instagram: @viniciusmarchese).

fiscalização conselhos
Vinicius Marchese Marinelli, presidente do Crea-SP

Sobre o Crea-SP – Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.